Avançar para o conteúdo principal

Diz que o feriado de Todos os Santos vai à vida durante 5 anos...


E se há feriado que me parece muito injusto que seja retirado, é este.

Eu bem sei que em muitas zonas do país não se "celebra", mas aqui no Norte muita gente vai ao cemitério, visitar os que já partiram, no 1 de Novembro. Eu, desde que sou gente, vou ao cemitério, visito as campas, "falo" com quem me era querido. Não gostava de perder essa tradição.

Comentários

  1. nem sei que te diga...sinceramente qq dia temos de pagar pra trabalhar e sem direitos nenhuns

    ResponderEliminar
  2. É uma tradição bonita, espero que não se perca...

    ResponderEliminar
  3. Podes crer...é dos feriados que acho que acaba por ter mais significado....enfim...5 anos e depois volta????

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, se há feriados que se deviam manter era este...

    ResponderEliminar
  5. E é o meu dia de anos! Está mal, pá, está mal...

    ResponderEliminar
  6. Lamento discordar contigo mas este feriado terminar, significa terminar para mim um dia de nervos à flor da pele. É egoísta mas este dia faz-me mal...

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente, mas infelizmente há que cortar em algum lado :(

    ResponderEliminar
  8. Também não concordo! Tantas tradições que se comemoram por este país nesta data!

    ResponderEliminar
  9. Mas aqui no sul também se celebra bastante. Acho mal, mais valia acabar com o 15 de Agosto...
    Bom, mas como entretanto este governo vai à vida antes de 2015, pode ser que o acordo seja revogado.

    ResponderEliminar
  10. Mais grave é tirarem o 1 de Dezembro. Não me parece que seja necessário um dia especifico para se prestar culto a quem já partiu. É como estar 12 meses há espera do Natal para se poder oferecer uma prenda a alguém. Não entendo. Quem quer fazer, faz. Não precisa de data oficial.

    ResponderEliminar
  11. Pronto , minha linda minhota li tudo tudinho de uma ponta a outra.
    ora se eu ia perder uma contadora nata.
    bem, da Primark , primark é em londres em plena oxford stret isso sim, é verdadeiramente loja.

    Em relação aos feriados para mim como estou aposentada já nao me faz espécie (coisa tonta esta exclamação!)

    Em relaçao aos maldosos... nao há cura

    As rupinhas, como se diz por cá, há por ali alguém que precisa de ir ao estilista. hã? foram ao estilista? nao parece

    Politica vs beleza que coisa mais...sem beleza não sei bem o que é...

    Ramelosa,como se diz por aqui, sim isso deves ser e muito, sempre nao te importes.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. Só não consigo perceber como é que o corte nos feriados vai fazer o país progredir.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  13. Acho que é costume em todo o lado, S*. Embora o dia de finados seja a 2 de Novembro, como não era considerado feriado, as pessoas aproveitavam o feriado de dia 1 para ir aos cemitérios.

    ResponderEliminar
  14. tens outros 364 dias num ano para visitar os entes queridos no cemitério...

    ResponderEliminar
  15. Podiam retirar um feriado de comemoração qualquer, não este. Eu também vou ao cemitério desde que me lembro.

    ResponderEliminar
  16. Este eu acho muito mal.

    Mas pior acho mandarem embora o 1 de Dezembro - Restauração da Independência. Que falta de amor-próprio enquanto nação...

    ResponderEliminar
  17. Eu não ligo nada ao significado desse dia e nem ao cemitério vou. Mas é sempre bom ter um friadinho :)

    ResponderEliminar
  18. Raven e Hermione, creio que não entenderam. Sou católica praticamente, obviamente que visito os meus familiares noutros dias. Refiro-me é ao simbolismo do dia, ao significado que o dia tem. Para mim, tem muito. Acho que existem feriados bem mais irrelevantes.

    E concordo com quem diz que o 1 de Dezembro é sinal de falta de amor-próprio enquanto país. Restauração da Independência é um feriado que merece respeito.

    ResponderEliminar
  19. Tenho pena que este feriado acabe!Podiam ter escolhido outro! Dava-me muito jeito o feriado para ir à minha terra que fica longe!
    Beijinhos
    http://melminho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Aqui também existe o costume de se ir ao cemitério,mas como foi dito acima, o dia dos finados é o dia. A mim não faz muita diferença.E sim também acho mais grave acabarem com os feriados do 5 de Outubro e do 1º de Dezembro.

    ResponderEliminar
  21. passas a ir na noite de Halloween que é mais gore e apropriado

    ResponderEliminar
  22. Acho que o Brasil tem feriado demais. Sou contra todos, com exceção a Natal, Ano Novo e Páscoa.

    Os feriados como Independência, República etc... deveriam ser com menino na escola a aprender, e os trabalhadores a fazer no trabalho hasteamento da bandeira e a cantar o hino nacional. Há pessoas que não sabem o que se comemora naquele dia, é o fim. Acho que se precisa ter mais civismo.

    ResponderEliminar
  23. tb acho que mais valia cortarem o 15 Agosto. Muita gente gosta de visitar os entes queridos nesse dia, pelo simbolismo.
    Tirando natal e pascoa e o unico religioso que percebo, os outros sao feriados que sabem bem. Os civis nao percebo o pq de cortarem. eu nao acho que ninguem ganha nada com o cortarem os feriados, se acabassem com as pontes percebia, os feriados nao.
    e depois nao achei graca a que o vaticano tivesse de autorizar isto. somos um estado laico, e cada um e livre de praticar a religiao que bem entender. O dia 01 por exemplo e um dia celebrado pelo povo portugues em geral, parte da tradicao

    ResponderEliminar
  24. Concordo contigo. Apresar de ir muitas vezes ao longo ao longo do ano ver os que já partiram mas este também era um bom dia para estarmos com a família que ainda cá está!Enfim...

    ResponderEliminar
  25. Qualquer feriado católico abolido será comemorado no domingo seguinte. Portanto, todas as pessoas que precisam de um dia marcado no calendário para visitar os entes queridos no cemitério poderão fazê-lo no domingo seguinte ao dia 1 de novembro.

    ResponderEliminar
  26. Isa, não querendo ser defensora dos que, na sua opinião, "precisam de um dia marcado no calendário para visitar os entes queridos"... deixe-me explicar que nesse dia era feriado, logo era natural que mesmo que vivesse fora da zona do cemitério onde estão os tais entes queridos, pudesse ir a terrinha visitá-los. Não falo por mim, que visito quem quero quando quero. Falo pelas centenas e centenas e centenas de pessoas que não vivem na terra que eu visito mas que, nesse dia, vêm de "fora" para visitar os familiares que lá estão enterrados.

    Mas já está decidido, portanto não vale a pena reclamar. Lamento que assim seja, honestamente, acho que há feriados religiosos com muito menos simbolismo.

    ResponderEliminar
  27. Concordo plenamente contigo. É um Feriado com grande tradição em Portugal.

    E do ponto de vista prático, não faz mais sentido manter o 15 de Agosto (que não é celebrado da mesma maneira) do que o 1 de Novembro. Foi uma má decisão.

    ResponderEliminar
  28. "Acabar com feriados aumenta a produtividade"...ONDE é que isso está escrito??!! Só se for na mente destes tolinhos que nos (des)governam!!! As pessoas ficam revoltadas com tanto corte (salários, pensões, nível de vida,...) e tanto aumento (IVA, impostos, IMI, luz, água, gás, propinas,...) que nesses dias vão fazer um "manguito" à produção. trabalhar contra a vontade não rende...apenas serve para "encher chouriços", como se diz aqui no Norte!!!

    ResponderEliminar
  29. Podes ir lá ao cemitério na mesma, não sendo um feriado. É que por essa ordem de ideias, qq coisa que tinhamos a tradiçáo de fazer num feriado, iriamos deixar de o fazer, somente porque deixou de ser feriado? Claro que não, pelo menos falo por mim, para além de que não deveriam existir feriados religiosos em Portugal, visto que a maior parte das pessoas sao católicas não-praticantes e segundo dados, nem 20% das pessoas vão à igreja, por isso, para quê feriados religiosos?

    ResponderEliminar
  30. Tradições à parte, o que me irrita profundamente é que não é a suspensão (veremos se não é mesmo anulação!) dos feriados que irá resolver alguma coisa! Que tal os senhores governantes reduzirem os seus salários, como fizeram os seus homónimos em Itália?! Pois...

    ResponderEliminar
  31. Tenho uma opiniao muito propria sobre o feriado de Todos os Santos e das "romarias"que se fazem aos cemiterios. Respeito os que vao lamento que muitos apenas o facam nesse dia apenas para mostrar aos outros.
    Nao estou a dizer que e o teu caso mas ha muita gente que durante o ano mal poe os pes no cemiterio e depois nesse dia lembram-se de quem ja nao esta ca.
    Sinto que ha muita hipocrisia nessa data.

    ResponderEliminar
  32. todayswishes sou obrigada a concordar contigo. :)

    ResponderEliminar
  33. e lá foram 3 feriados que não percebi... este que falas... o 5 Outubro (Republica?!?) e 1 Dezembro (Independencia)... quer dizer... gostava de saber qual foi o critério...
    XOXO

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura