Avançar para o conteúdo principal

6 de Maio, Dia da Mãe? Nahhh...

Há quem celebre o Dia da Mãe em Maio...

E há quem seja old school, como eu, e não abdique de celebrar o Dia da Mãe em Dezembro.

Para mim é e será sempre em Dezembro. E quando tiver filhotes, em Dezembro será.


E porquê 8 de Dezembro?

Porque em 1476, o Papa Sisto IV definiu o 8 de Dezembro como o dia da festa da Imaculada Conceição. A Imaculada Conceição é, segundo os católicos, a concepção da Virgem Maria sem mácula do pecado original.

O 8 de Dezembro é também o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Portugal.

Comentários

  1. Eu andei num colégio Salesiano e nao fazia idea que dia 8 de dezembro também é o dia da mãe. Obrigada por partilhares connosco!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho é que o dia da mãe é todos os dias. Ao contrário do que a maioria diz, a nossa sociedade é essencialmente matriarcal, pelo que a mulher mãe deve ser todos os dias homenageada,S*

    ResponderEliminar
  3. Antigamente, toda a gente celebrava nessa data. Eu, desde que me lembro, celebro em Maio.

    ResponderEliminar
  4. Eu não celebro o dia da mãe. A minha mãe sabe que eu gosto dela todos os dias.

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  5. E para além disso a Rainha de Portugal (parece que um rei para agradecer os feitos dos portugueses a nomeou rainha de Portugal e lhe entregou a sua coroa. Desde essa altura nunca mais um rei portugues foi retratado com a coroa posta, aparecendo esta sempre ao lado...).

    ResponderEliminar
  6. Não sabia. ;) Um fdsemana colorido
    bjito

    ResponderEliminar
  7. Tambem recordo de ser nesse dia, sinceramente não percebo porque mudaram..... :)

    ResponderEliminar
  8. eu celébro todos os dias :D mas no dito dia da mãe dou sempre um miminho mais especial... em Maio.

    ResponderEliminar
  9. nem me fales no dia da mãe que me dá um aperto no coração. eu vou comprar 1 flor à mha cm sempre fiz...será diferente este ano e só de pensar nisso dá-me vontade de chorar este mundo e o outro.
    mas tb vou comprar 1 flor pr a mãe do meu afilhado...ele tem meses mas como tb é o 1º dia da mãe pr ele...n deixará de oferecer 1 prenda à mãe dele

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que dia das màes é todo dia,adorei o seu blog beijos

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia por completo, obrigada pela partilha :) De qualquer das formas eu não ligo muito ao dia da mãe, nem a minha mãe ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Não fazia ideia. E então, já agora, porque é que mudaram a data? Eu, desde que me lembro, 'celebro' em Maio. Mas pronto, para mim a data é relativamente irrelevante... importa é que eu gosto dela todos os dias ;)

    ResponderEliminar
  13. Olha não sabia, mas gostei da informação! :)

    Beijooo*****

    ResponderEliminar
  14. Eu sabia disso mas celebramos sempre em Maio, por aqui :)

    ResponderEliminar
  15. Sempre celebramos em Maio, e até dá jeito, porque no dia 8 de Dezembro já estou a fazer contas à vida para as prendas de Natal :) Maio é mais calmo. Bjs*

    ResponderEliminar
  16. Eu, como sou boa filha, festejo nas duas datas!!!kkkkk a minha mãe é uma sortuda!! Já eu, não tenho tanta sorte!

    ANA

    ResponderEliminar
  17. É por "essas e por outras", como se costuma dizer, que me identifico contigo, aliás, se não me identificasse não vinha visitar o teu espaço.
    Dia 6, dia "qualquer coisa"? Nem pensar. 8 de Dezembro, sempre! Até porque faz todo o sentido, seja-se ou não, crente.

    Quis publicar a mensagem que deixaste no "cronicas" mas não consigo. Por que será? Ainda ninguém se queixou?

    ResponderEliminar
  18. No Brasil é no segundo domingo de Maio, então neste ano será dia 13.

    ResponderEliminar
  19. Aqui em casa celebramos os dois dias, afinal, dia da mãe é quando quisermos!

    ResponderEliminar
  20. Eu desde que me lembro que celebro em Maio. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Pois é tb o dia que para mim é o dia da mãe :)
    Kiss

    ResponderEliminar
  22. Olha para a minha mãe, esse é que é o dia da mae! Mas eu dou-lhe prenda nos dois dias!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. O dia da Mãe é como o Natal, é quando um filho quiser!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura