Avançar para o conteúdo principal

Rendimento Social de Inserção #1

"Até agora os beneficiários do RSI poderiam ter até cerca de 100 mil euros no banco (240 IAS, o Indexante dos Apoios Sociais, que é de 419,22 euros), mas o limite agora imposto é de 60 IAS, o que perfaz 25.153 euros".


Oi?

Podem ter até 25 mil euros no banco?

E para que raio precisam do Rendimento Social de Inserção se têm 25 mil euros no banco?

Para mim, o limite deveria ser de 5 mil euros... e... e!

Comentários

  1. Faz todo o sentido, mas em Portugal ainda à quem pense que só se deve dar, não retribuir...


    A minha opinião (já com uma ou duas semanas) aqui:

    http://www.brunojacinto.com/a21/2012/04/02/rendimento-minimo-criminalizar-a-pobreza-ou-obrigar-a-retribuir-o-que-e-dado/

    (normalmente não sou de partilhar links meus em comentários, mas visto ser leitor regular, e penso que o tema seja interessante faço-o ;P)

    ResponderEliminar
  2. Tenho que discordar de ti S* para mim quem ter nem 5000 € no banco não deve receber RSI.
    O RSI deveria ser para pessoas que não têm dinheiro e que necessitam dele para se reerguer na vida, para satisfazer as suas necessidades básicas ou para os ajudar a reintegrar-se social e profissionalmente.

    Beijinho,

    Su

    ResponderEliminar
  3. Desculpa lá,mas lendo isto só dá vontade de dizer um grande FODA-SE!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Humores, ora bem, essa é a minha opinião, tal e qual. Mas visto que eu sou uma alma boa, gosto de acreditar que pode ser dinheiro que as pessoas vão juntando ao longo dos meses e dos anoas. 25 mil euros é um escândalo... já para não falar dos 100 mil.

    ResponderEliminar
  5. No outro dia também se falou nisso lá em casa ao jantar e fiquei de boca aberta. Não faz qualquer tipo de sentido dar uma "esmola" a quem tem 25 mil no banco. Mas é o país que temos. Os desgraçados que recebiam 800 euros de ordenado, passaram a receber 600 e tal sem se importarem se tem muito ou pouco dinheiro no banco. E depois dão subsídios a gente com esse dinheiro. É que 25 mil já é um bom saldo, não me venham com coisas.

    ResponderEliminar
  6. Pois. É o nosso país maravilhoso. Pessoas a ficar em subsídios, idosos com reformas miseráveis e pessoas com muito dinheiro a receber rendimentos de Inserção. Muitos deles acumulados com ub. de desemprego e afins.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Portugal o grande LOOOL


    https://www.facebook.com/pages/Apontamento/148429151889831

    ResponderEliminar
  8. O limite devia ser 5 euros! Quem tem 25 mil euros no banco,alguma vez precisa de RSI? Não me parece. Finalmente,vão mudar algumas coisas na atribuição desse rendimento!

    ResponderEliminar
  9. Nunca ouviste dizer que são os ricos que mais percisam lool

    Quem me dera a mim ter 25 mil euros no banco!

    Esses fulanos do RSI só estão bem sentados em casa a ver o programa do goucha num ecrã LCD última geração e quando as técnicas sociais lhes telefonam ou vão a casa deles para visitas os gajos nem lá estão ou nem as atendem.

    Acho que há gente muito necessitada, mas muitos são simplesmente mandriões!

    ResponderEliminar
  10. S*, 5 mil euros não é aceitável.
    RSI??? Inserção em quê e onde... nos cafés?? Estudem bem os casos e as famílias a quem ele é atribuído e aí era ver os cofres do Estado a ficarem um pouquinho mais cheios.

    ResponderEliminar
  11. Não posso acreditar!! 25 mil euros e a receber RSI? 25 mil euros dá para uma pessoa sem emprego viver bem durante muito tempo. Mas isto é um país de gente toda rica e eu não sabia? É um insulto para quem trabalha.

    ResponderEliminar
  12. Se este país antes era uma anedota, agora passou ao nível de calamidade.

    ResponderEliminar
  13. Para mim, só devia beneficiar quem não tivesse dinheiro no banco!

    ResponderEliminar
  14. Fo=$%-se! Que até digo asneiras!

    è por estas e por outras que este país não sai da cepa torta.

    Vou só ali ver se me dão o RSI a mim também.

    ResponderEliminar
  15. Eu vejo-os nos correios a levantar o rsi...p dp gastarem em drogas... E mt mais... So d pensar nisto fico revoltada!!!!
    Pessoas a precisar e o estado ainda apoia estes badamecos!!!
    E o pais k temos!!!
    :'( :@ :'( :-(

    ResponderEliminar
  16. Pelo que tinha lido a semana passada quando se falou disso a primeira vez, esse limite de 25 mil euros é sobre património, incluindo depósitos bancários mas também p.ex. automóveis. E aí, por muito que eu ache que se paga RSI a muita gente que não merece, não me lixem: haver um carro num agregado familiar não é nenhum luxo. Não é pobreza, mas não é luxo.

    ResponderEliminar
  17. Tenho cá para mim que vou pedir o RSI ;)

    ResponderEliminar
  18. Bem, vou manter-e calda que é melhor canao caiem-me me cima os a favor desse rendimentos. enquanto fui docente fiz a acçao social escolar e os enc de educaçao entregavam os redimentos digo-te uma familia que nao trabalahva recebia de rendimento mais de abono 900 euros mensaisora feitas a scontas é muito mais do que algusn professores desa escola erecebiam
    chega ou queres masi?
    daí que pdem ter 25 mil no banco se forem poupados e alem disto os meninos tinham tudo de borla (por receberem o rendimento eram pobrezinhos)
    e agora o que dizes? não dizes nada? portanto quem deveria recebe ro rendimento é quem trabalha
    kis :=(

    ResponderEliminar
  19. Para mim, também e... e... e...
    25.000 euros não tenho eu no banco e pelo natal ainda me foram ao bolso. E desde Janeiro que pago 1,5% da reforma, para a ADSE.
    Aiiii, isto está bom é prós cigaaanoooos! ahah

    ResponderEliminar
  20. 25000€?
    Acho muito, mas muito.
    Deveria ser um apoio para quem, realmente, mais precisa.
    E quem tem 25000 no banco, não está própriamente a pão e água.

    ResponderEliminar
  21. Olha, eu não tenho 25.000 no banco...Será que posso pedir RSI?!

    ResponderEliminar
  22. AvoGi, eu tive uma mãe que recebia limpos 2500 euros de rsi, era alcoólica, não dava as senhas aos miúdos, a filha dela (minha aluna) não tinha roupas, nem material, porque a irmã dela usava todo o escalão da miúda. E o que Corisca fez?
    bem, Corisca meteu a assistente social nisso, conseguiu transformar o RSI em método de senhas de ração (senhas na mercearia, na cantina, na farmácia, na loja de roupa de desporto, em todas as lojas que eu conseguisse) e o raio da mulher ameaçou-me que me matava por lhe ter tirado o dinheiro para a pinga! pior: a senhora pagava uma miséria pela casa 8uns 20 euros, acho eu) e devia a renda há quase um ano! Se fosse eu, já estava sem tecto, mas como é uma pobrezinha de Cristo...Enfim! Tenho pena que a senhora não me tenha posto um dedo em cima, que eu assentava-lhe uma bojarda no focinho!

    ...Estou farta de sustentar os pobres de Cristo, confesso! Mas os pobres de cristo fracos de mente, daqueles em que a pobreza de espírito vem entranhada no ADN. Que, verdade seja dita, também conheci alguns casais em situações precárias que faziam toda a sua vida com o RSI e os miúdos tinham comida, material e amor à vontade...
    ...Mas os pobres de espírito...
    ....Estes dão-me urticária!

    ResponderEliminar
  23. Corisca fiquei chocada. Isso é um absurdo!!

    ResponderEliminar
  24. S* estes são casos que existem por aí como os cogumelos numa floresta húmida...
    Trabalhar no ensino abre muito os nossos olhos pois temos de lidar de perto com situações destas. Eu, por mim, cortava tudo! Todos os rendimentos a todos os malandros que por aí andam (não entender por malandro quem está de facto necessitado e não consegue arranjar emprego para aguentar a família) e que não são poucos. Comem melhor do que nós, vestem melhor do que nós, vivem com melhores carros, casas pagas, senhas a preço de chuva. Não digo isso com inveja, digo-o com revolta por levar cortes por todo o lado só para poder sustentar uma cambada de mandriões desta estirpe. Custa-me ver gente que trabalhou a vida inteira, a jogar ao dó-li-tá com a medicação, em plena farmácia (porque a pensão não dá para tudo) e entrarem mamarrões do RSI (e não só) com receitas de serenal e o diabo a quatro, cheios de ouro e com ar de donos do pedaço, antes de desaparecerem para se drogarem. Custa-me que o meu país trate tão mal quem para ele trabalhou toda uma vida...
    Custa-me, pronto!

    ResponderEliminar
  25. A S* é pequenina mas tem um costelão de Direita maior que o meu... eh eh eh!! Tu dá-lhes forte miúda!!

    A parte boa é que o RSI sai da parte que completa a miséria que nos pagam, aquela que nós não trazemos para casa!!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  26. A sério fico de boca aberta. Também posso pedir então? Fogo acho que cada vez há menos pessoas que tenham esse valor no banco, por isso quem o tem precisa de RSI para quê? Por favor!!!

    ResponderEliminar
  27. Corisca é de ficar de boca aberta perante a passividade dos governantes... as medidas agora tomadas não vão acabar com isto.

    ResponderEliminar
  28. As medidas tomadas são mais areia para os olhos, S*. Se as implementassem de forma correta e honesta, eu até acredito que desse certo. Mas, please, pedir honestidade a uma cambada que recebe os subsídios todos (sim, já sei, foi aprovado antes do corte e coiso e tal), anda de popó novo e tem motorista, despesas de custo pagas, reformas antecipadas milionárias e viagens de classe executiva daqui para o ilhéu das Formigas é um bocadinho violento demais, não? taditos, os primeiros só sabem ser pobres de espírito, estes são um upgrade na pobreza, ou como quem diz, são uma riqueza de desonestidade...

    ...Política também me dá urticária!

    ResponderEliminar
  29. 25 mil euros??? Eu bem digo que Portugal é um país pobre (de espírito, também!) armado em rico!

    Ah gentalha que recebe o RSI que tem uma casa melhor que a minha, um carro melhor que o meu, roupas melhores que a minhas, não trabalha e ainda ganha mais que eu, que me mato a trabalhar... E se eu chegar à idade de me reformar, certamente ficarei a ver os barcos no Tejo porque o Estado deu de bandeja o dinheiro dos contribuintes honestos à gentalha que nunca mexeu uma palha!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura