Avançar para o conteúdo principal

Maternal: be or not to be!

Nunca penso em ter filhos, apesar de ter a pessoa que amo ao meu lado. Julgo que é da idade. Talvez daqui a 5 ou 6 anos me veja a ter filhotes, mas por agora não sinto sequer a mínima vontade. Se por um lado acho isso normal, por ser jovem, por outro lado assusta-me um pouco. Penso sempre que se calhar nunca vou ser realmente maternal.

Comentários

  1. Em breve a coisa resolve-se. Tudo tem um tempo.
    Digo eu, que não percebo nada da poda.

    ResponderEliminar
  2. Pois não sei que te diga, eu tb era assim e nunca mudei, cada um faz as suas opções em principio foi criticada depois aceitaram, que remedio!
    bjs*

    ResponderEliminar
  3. Querida S., não é uma coisa que todas queiram. Eu já tenho 31, a caminho dos 32 e esse instinto ainda não se apoderou de mim:)

    ResponderEliminar
  4. Claro que vais! aproveita a vida a dois e depois quando sentires vontade logo saberás qual é a hora certa. Bj**

    ResponderEliminar
  5. Provavelmente essa vontade surgirá mais tarde. Eu sempre fui habituada a ter crianças pela casa (primos e sobrinhos), tenho imensa vontade de ter filhos, e sempre senti o instinto maternal. mas ainda tenho tempo :P

    *

    ResponderEliminar
  6. São coisas que chegam com a idade! ANtes eu não pensava muito nisso, agora já começa a desperar algum interesse!

    ResponderEliminar
  7. Cada coisa tem o seu tempo! Quem sabe daqui a uns aninhos surge-te essa vontade!? E logo saberás quando for a altura certa!
    ;-))

    http://viradadoavesso-katie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. engraçado, um destes dias pensava exactanente nisso.e, mais, cheguei a conclusao que o meu homem tem o relogio biologico a 1000 e o meu nem a 10 vai :p beijocass

    ResponderEliminar
  9. Durante anos também pensei assim e um dia sem perceber porquê, a única coisa que queria era um bebé! E enquanto não descobri que estava grávida, algo dentro de mim não sossegava.

    Outros chamam isto de relógio biológico e acredita um dia o teu também despertará!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Não me parece nada que sejam coisas que chegeum só pela idade. Ou se quer ou não se quer e isso é das coisas que acho que se sabe desde cedo. Uma coisa é não ter as condições em determinado momento, outra é querer ou não querer.
    Eu juntei-me aos 21, nessa altura não pensava no assunto, depois com a idade comecei a pensar, mas percebei que era isso mesmo " pensar", a vontade essa nunca foi muito forte. Há dias que até me vejo com uma criança, mas são muito poucos, raros. E como as crianças quando chegam ficam sempre e não por momentos, nunca tive nenhum.
    Estou há 12 anos com a mesma pessoa, que amo profundamente e aos 33 anos a vontade não chegou.

    ResponderEliminar
  11. Talvez seja mesmo da idade e também penso que agora devem é aproveitar a vida que estão a construir. Mas também, se não surgir essa vontade, não é realmente problema. Uma mulher não é menos por não sentir vontade de ter um filho.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que a partir do momento em que estiveres grávida tudo mudará. Eu pensava como tu, mas à 1 ano uma amiga minha engravidou "acidentalmente" (ela não podia ter filhos e como tal não usada contraceptivos e daí ter engravidado) ela nunca pensou em ter filhos, nem sequer tinha esse sonho. Mas mal engravidou tudo mudou, hoje é uma grande mão e toda babada com o menino :')

    ResponderEliminar
  13. Podes ser maternal sem filhos... mas não caias nisso.

    ResponderEliminar
  14. anocas CREDO. Filhos só lá para os 30... :D

    ResponderEliminar
  15. vais sim. Ade chegar a altura em que o teu relógio desperta
    tem calma =D
    bjs*

    ResponderEliminar
  16. Eu també não quero ter filhos.

    ResponderEliminar
  17. Cada coisa a seu tempo! Aproveitar cada etapa é o mais importante!

    ResponderEliminar
  18. No tempo certo acontece. Começas a sentir-te diferente em relação a isso.

    ResponderEliminar
  19. Nunca tive, e continuo sem ter. Se a continuação da espécie dependesse de mim, era o fim da dita! :-)

    ResponderEliminar
  20. eu sou o contrário... já o sinto à uns anitos mas ainda não encontrei quem me desse esse sonho.
    andamos todas trocadas é o que é... mas não te preocupes, porque um dia o teu instinto maternal chega ;)

    ResponderEliminar
  21. Também penso como tu, mas quando a altura chega o lado maternal revela-se e vais ver que serás uma óptima mãe :)

    Mas não penses muito nisso agora, que ainda é cedo. Tudo a seu tempo.

    ResponderEliminar
  22. Eu há uns anos atrás também não me via. Neste momento começo a ver as coisas a mudar. Qualquer dia mudo me novamente para a Beira e tenho 4 crianças que aquilo está a ficar desertificado!! ;-)

    ResponderEliminar
  23. acho que a Sociedade impõe um bocado essa ideia de as pessoas quando estão juntas a seguir vem a parte de ter filhos e depois outro e outro e enfim...antes de namorar a pergunta é sempre "quando arranjas um namorado" a seguir "quando casas" e por aí fora...
    cada um vive a vida da maneira que quer é é feliz à sua maneira....
    se um dia quiseres se um dia não quiseres tu é que sabes!!!!
    :)
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Há mulheres em que o instinto maternal não chega e não é por isso que não são tão mulheres como as outras.
    eu sou ao contrário sempre pensei em ter filhos nova.
    Cada um é como cada qual, mais nada!...
    jocas

    ResponderEliminar
  25. Eu sou exactamente como tu, e agora com a idade a passar, porque ja estou a caminho dos 31, tb me começo a assustar, porque de facto nunca tive a vontade de ser mãe....tenho a noção que posso escolher se de facto quero ser mãe ou não, mas sei também q com essa escolha virão muitas criticas e muito olhares negativos, como se eu sendo mulher tenho obrigatoriamente de ser mae, mas essa escolha terá sempre de passar por mim e pelo meu marido...vamos andando e vamos vendo....

    ResponderEliminar
  26. Bem, eu não tenho o mínimo instinto maternal, não fico toda babada quando vejo crianças a fazerem graçinhas e também não penso em ter filhos. Não quer dizer que isto não venha a mudar, mas para já é um assunto que está longe, muito longe da minha mente.

    ResponderEliminar
  27. acho que isso de que as mulheres tem todas de ter instinto maternal e um mito, pelo menos nos dias de hoje.
    eu nao o tenho, nem sei se chego a ter.
    quando vejo maes a passear com os filhos acho bonito e e por ai. quando vejo recem-nascidos nao me babo, alias nao ligo nenhuma.
    se penso no assunto, penso, especialmente porque ja vivemos ha 5 anos juntos, e penso que gostava de os ter, mas dai a te-los... espirito zero, economicamente seria muito mau agora, portanto acho que tem mesmo de acontecer. Para ja nao me vejo a planear nada

    ResponderEliminar
  28. Há pessoas que simplesmente não são talhadas para a maternidade. Mas, na maior parte das vezes, é tudo uma questão de tempo. É raro o relógio biológico não tocar; provavelmente, será ainda muito cedo para isso; mas ele lá tocará, não te preocupes.

    ResponderEliminar
  29. Em tempo, o relógio biológico far-se-á sentir. Ou não. O que também não é uma calamidade. Somos todos diferentes, S*

    ResponderEliminar
  30. É quase como ter gatos, mas sem pêlo. ahah

    ResponderEliminar
  31. Ainda és uma criança... :P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  32. Eu cá, acho que penso nisso desde sempre.. Se calhar eu é que sou estranha! Mas acho que agora deves aproveitar todos os momentos que tens com o teu mais que tudo, porque não vai ser fácil recuperar isso depois de aparecerem os pequenotes! Dá tempo a ti e ao teu amor, as coisas surgirão naturalmente, penso eu.. :)

    ResponderEliminar
  33. Também acabaram de se juntar, ainda é cedo, mas a seu tempo vais sentir essa vontade. Eu, apesar de nova, já a sinto mas faltam-me as condições que quero dar aos meus filhotes :)

    ResponderEliminar
  34. Eu adoro crianças..só tenho paciência pr elas. sempre falei em ter 1 filha e nunca em casar...n vou ter filhos, pelo menos...n és de modo algum pouco normal...há quem os queira ter e há quem n os queira ter...cd 1 com a sua ideia e nada mais q respeitar a ideia do próximo.
    eu tenho um bébé na familia a quem chamo filho...é só meu primo, mas adoro qd lhe digo anda cá filho e ele me tenta morder...assim cm adoro chamar filha à mha de 4 patas :)

    ResponderEliminar
  35. Eu acho que se deve ao facto de ser jovem. Eu também sou jovem, tenho um namoro estável, vivo com ele e não me passa pela cabeça ainda o assunto "filhos", portanto, culpo a jovialidade! Ou isso, ou começo a assustar-me como tu e a pensar que nunca vou ter espirito maternal :x

    ResponderEliminar
  36. Pois eu sim! Acho que nada me poderá fazer mais feliz nesta vida que um dia chegar a ser mãe e ter dinheiro e tempo suficiente para educar os meus filhos, estar com eles, ajuda-los a crescer e a serem felizes. Da mesma forma que os meus pais fizeram comigo...

    ResponderEliminar
  37. Daqui a uns anos tudo desperta, e se as tuas amigas ou irmã começarem a ter vais ver que que esse instinto se aí estiver vai aparecer, se nunca te der a vontade de ser mãe, não é o fim do mundo, nem todas as mulheres têm que ter filhos :) Não penses muito nisso só te vai aborrecer.

    ResponderEliminar
  38. Um dia quando menos esperares surge a vontade dentro de ti, até lá aproveita e bem.
    Eu também foi assim como tu, mãe so a partor dos 30.

    Bjstos

    ResponderEliminar
  39. Eu já vou a caminho dos 29 e esse lado maternal ainda não despertou. Imagino-me com um filho, não me imagino é grávida (o que complica um tantinho a coisa!).
    Mas como não há condições para isso para já, também não é coisa que me tira o sono.

    ResponderEliminar
  40. Mas, o que é que é isso do "relógio biológico", o meu deve estar estragado ou foi com certeza comprado nalguma loja dos chineses, porque simplesmente nunca funcionou. Uma mulher não é menos mulher, nem menos válida por não ter ou não querer filhos.E nem sequer passa pela questão de não se gostar de crianças. É uma opção de vida. Ponto. Esta coisa de, não sentes o tal instinto maternal agora, mas vais ver que entretanto ele aparece. Peço desculpa a todos esses comentários, mas parece-me demasiado paternalista para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  41. Vai chegar um dia que sem saber como se dá um click e aí está a vontade a vir ao de cima.

    ResponderEliminar
  42. Eu pensava assim e continuo a pensar aos 37. Não quis e não quero filhos.

    ResponderEliminar
  43. Da tempo ao tempo, se tiveres de ter vais querer. Mas se não quiseres não tens de te sentir mal por isso! A sociedade é que passa a vida a cobrar. Vive mas é a vida rapariga.

    ResponderEliminar
  44. Comentei o mesmo com a minha irma. Eu pelo menos tenho muitas duvidas se quero ou não quero ter filhos. Tem dias que sim, tem dias que não mesmo. Eu disse-lhe que, na dúvida, era melhor não ter. Ela disse-me que eu estava errada, que na dúvida, era melhor ter. Porque quando o bebe chega e nos olhamos para aquele ser que fomos nós que fizemos... Ela diz que não existe amor maior. Então, na hora certa com certeza isso vai-te acontecer :)

    ResponderEliminar
  45. Assusta-te porque não é comum. Há a ideia enraizada da mulher-mãe. Eu nunca quis ter filhos. Mesmo em criança, os meus bonecos eram adoptados e eu procurava sempre a companhia de adultos. Para ser sincera, nem gosto de crianças. E a gravidez então... que confusão que me faz uma pessoa a crescer dentro de outra!! E não, podem crucificar-me, mas não acho um bebé fofinho. Acho-os irritantes.

    ResponderEliminar
  46. Também não me sinto minimamente maternal. Sou jovem,por isso tenho muito tempo até sentir o relógio biológico (se é que algum dia vá senti-lo!). Se tiveres que ser mãe,haverá uma altura na tua vida em que vais sentir o apelo,vais sentir essa necessidade. No entanto, se nunca sentires esse "apelo",não há problema. Muitas mulheres optam por não serem mães e são felizes com essa escolha.

    ResponderEliminar
  47. Se a vontade nunca aparecer não tens que te preocupar. Temos que seguir os nossos instintos, só e apenas isso :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Acho que possa ser da idade, e com o passar do tempo, o desejo seja despertado. Como és nova, espera, e nada de ansiedade.

    ResponderEliminar
  49. isso é coisa que aparece quase de repente em algumas pessoas ;) don't worry. até lá aproveita bem a vida a dois!

    ResponderEliminar
  50. Sabe que nunca me senti maternal, tambem...
    Jamais pensei ou planejei filhos, daí oprimeiro aconteceu... e o que aconteceu é que descobri que havia nascido para aquilo. SErio,parecia uma descoberta das mais grandiosas, fui surpreendida por mim mesma e ele,o marido é um grande p ai!


    É bonito isso, a vida ensinando a gente com coisas especiais!

    Beijos

    ResponderEliminar
  51. Totalmente de acordo com o Anjo de Cor. Cada pessoa é diferente e não há certo nem errado nas opções de vida.

    ResponderEliminar
  52. é da idade, ainda és uma menina nova, não te esqueças ;p eu também não penso muito nisso, mas sei que um dia quero ter filhos. mas olha, tinha uma colega na faculdade que as 19 anos já dizia que o maior sonho dela era ser mãe... cada pessoa com a sua ideia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura