Avançar para o conteúdo principal

Da dificuldade em verbalizar o Amor

Não sou pessoa de dizer "Amo-te" com facilidade. Não o digo à minha família. Nunca o tinha dito, de forma aberta, a outro namorado (até porque nunca o sentira, apesar de ter julgado que sim...).

Portanto, com o passar do namoro, esperava-se que eu conseguisse dizer a palavra sagrada. O namorado foi mais rápido, mais intenso, mais relaxado. Quando mo dizia, eu limitava-me a olhar para ele, a sorrir, e a sussurrar um "eu também".

Lembro-me perfeitamente que no dia em que fizemos seis meses de namoro fomos jantar fora e eu achei que era bom e bonito dizer-lhe uma qualquer frase romântica. Suores frios, muitos suores frios. Até estava mal disposta. A verdade é que ele não me pressionava mas eu sentia necessidade de começar a verbalizar mais o nosso amor. Depois de - sem exagero - dez minutos sem conseguir abrir a boca, lá me saiu qualquer coisa. Ele notava perfeitamente que era um grande esforço meu e respondeu um "percebi perfeitamente que estavas a tentar, mas não tens de o fazer".

Não sei como nem porquê, mas com o passar dos meses (sim, meses!) fui começando a conseguir dizer com naturalidade que o amava. Disse uma vez, meio a medo. Disse duas, ainda a medo. Disse três, já mais relaxada. Hoje, se for preciso, digo-o mil vezes seguidas. Já não tenho medo.

Comentários

  1. :) O amor é assim... entra de mansinho e aninha-se, verbaliza-se sem esforço... :)beijito

    ResponderEliminar
  2. Parece ser o tema do dia!! Copiona... :P :P

    É sempre difícil, mas o teu caso é comum acontecer, há alguém que o diz primeiro, a outra pessoa (faz-se de difícil) e leva mais tempo a fazê-lo e quando o faz é um alegria só dentro do casal!

    É encarado como uma nova etapa, mais um degrau que se sobe, mais uma garantia que se consegue...

    É quase sempre... bonito!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. eu ao início do meu namoro também, tanto eu como ele era adoro-te para cá adoro-te para lá. porque acho impossível amar-se desde logo, o amor amor à primeira vista parece-me demasiado irreal. com o tempo, à medida que vamos conhecendo a pessoa é que os sentimentos se revelam. lembro-me que o dissemos ao mesmo tempo, olhos nos olhos, e hoje em dia dizemo-lo vezes sem conta Melhor do que isso, e essencial, é que o sentimos e que o mostramos com ações não só com palavras :):)

    ResponderEliminar
  4. Eu tambem sou assim. (o eu tambem) saí...mas o resto fica na garganta.
    A minha Aprendiz diz-me milhões de vezes, e até me manda msm a dizer eu repondo sempre eu tambem ....
    Já a Finalista é um pouco como eu..

    sei que é estupido nem o dizer aos filhos, não sei se psicologico (já tenho pensado que sim).
    Boa Páscoa por aí.
    jocas

    ResponderEliminar
  5. Eu também não o digo com facilidade. Mas odeio quando digo e me respondem "eu também", isso é horrível :o
    Já vivi uma situação parecida com a tua, queria dizê-lo e não era capaz. Mas o amor é assim, com o tempo sai naturalmente :)

    ResponderEliminar
  6. Eu por acaso sou muito romântica e não tenho qualquer problema em expressar o meu amor :D mas acredito que seja difícil, mas também acredito que como tu bem disseste quando se sente e se tem confiança no relação, nem é preciso pensar muito, sai naturalmente :)) * * *

    ResponderEliminar
  7. Eu, passado 1 ano, continuo na fase do medo, das meias palavras, se sentir que um amo-te pesa mais que o mundo.

    ResponderEliminar
  8. Oh tão querida :)
    Eu também não o digo à minha família, apesar de o sentir. Não sei explicar mas é-me difícil expressar o que sinto...
    Normalmente não digo às pessoas o quanto eu gosto delas, mas elas sabem :)

    ResponderEliminar
  9. Isso quer é treino. ahah

    ResponderEliminar
  10. eu nunca fui de afectos difíceis e, modéstia à parte, safo-me bem com as palavras. O meu problema passa sempre por achar que nada do que digo pode ter a imensidão daquilo que sinto, e isso sim é difícil.

    ResponderEliminar
  11. Engraçado, eu sou assim também, não me sai, não consigo dizer mesmo sentindo isso. Beijinho ,o)

    ResponderEliminar
  12. Eu nunca disse. Escapo-me com "em espanhol não se usa" :-) Não sou de afectos nem de manifestações de afectos fáceis.

    ResponderEliminar
  13. E assim mesmo S*,depende muito da personalidade da pessoa,algumas,meu marido e o exemplo vivo disto,preferem mais demostrar o amor através de atos,mimos,carinho,demonstrações claras,mas pra mim faltava também a palavra,vivia perguntando:
    -Você me ama?
    Ele sempre respondia:
    -Claro,te mostro isso todo dia.
    Mas faltava a palavra...fui ficando zangada,realmente zangada.
    Um dia ele me disse em uma só explosão de palavras,chegava a engasgar,fiquei chocada com a dificuldade que ele tinha para dizer algo que sentia.
    -Foi uma profusão de amo-te e beijinhos emocionados...valeram mil anos de eu te amo...rsrsrsrs.
    Até hoje ele me diz te amo pelo celular em mensagens PODE?,casados a 12 anos e ainda e dificil,parece que se sente fragilizado com esta simples declaração de que ESTA AMARRADO SENTIMENTALMENTE...rsrsrsrs,eu ja digo toda vez que sinto vontade....amasso o marido,bato,dou beijinhos...como um urso de pelucia...e digo:
    -Te amo.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  14. Passei exactamente pelo mesmo processo =)
    E acho que é assim que deve ser, hoje a palavra amo-te está a perder o valor por toda a gente a utilizar indiscriminadamente. Para mim o amo-te só deve ser dito quando se tem certeza que se ama.

    ResponderEliminar
  15. Eu também não o digo à família... nem o digo com muita facilidade. Sabes, e o "eu também" não é um "amo-te"... mas às vezes (só) pelas atitudes, pelos gestos e por aquele querer sente-se ali o amor... e o teu namorado soube-o, mesmo sem tu dizeres.

    Eu também só consegui dizer "amo-te" ao meu último ex-namorado, ao que me marcou mais até agora... foi ele também que, ao mesmo tempo, me deu e tirou tudo com a mesma intensidade.

    ResponderEliminar
  16. Ai, ai... como este texto faz tanto sentido!!!

    Páscoa FELIZ!!!

    ResponderEliminar
  17. Sabes, aconteceu-me exactamente o mesmo! Ele foi mais rápido e mais directo. Dizia que me amava e eu sorria. Não é que eu não sentisse que o amava mas não conseguia dizê-lo... Ele nunca me criticou nem numa me questionou de nada.

    Um dia acordei, abraçei-me a ele, estavamos tão bem, senti uma necessidade tão grande de estar assim abraçada a olha-lo nos olhos e baixinho saiu um "amo-te".

    Depois disso começou a ser mais constante e agora com ele longe tenho-o repetido mais vezes.

    Não é a palavra em si que conta, mas sim as atitudes, mas gosto quando ele diz que me ama e gosto de dizer que o amo.

    Por isso, percebo na perfeição este teu texto :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Pois olha S*
    Eu considero-me um homem romântico, pelo menos era, fiel como o albatroz, estive casado mais de 30 anos e nunca disse à minha mulher que a amava.
    E penso que ela também nunca mo disse.
    E queres saber? Duvido que alguém possa ter sido tão profundamente amado quanto eu, e ter dado tanto amor como eu.

    ResponderEliminar
  19. Eu ainda namoro há pouquito tempo mas enquanto o namorado já diz "amo-te" com grande naturalidade, eu...estremeço, como tu, no início :) Acho que ainda fico algo acanhada porque é uma palavra muito forte. Espero que também me passe e consiga mais tarde dizê-lo, ou o rapaz fica-me desassossegado :)

    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  20. Não tem nada a ver com o tema, mas a tua mana tá muito bem na tv. Parabéns!

    ResponderEliminar
  21. Consigo compreender, mas há palavras que são mesmo necessárias. É muito bom ouvir um "amo-te". Os gestos são muito importantes mas as palavras também.
    Ah!Concordo com a V*, um "eu também" não é um "amo-te"!!

    ResponderEliminar
  22. Mary G., muito obrigada. Correu lindamente!

    ResponderEliminar
  23. Já escrevi sobre o "eu também"...

    http://alter-luna.blogspot.pt/search?updated-max=2012-03-02T08:00:00Z&max-results=7&start=7&by-date=false

    Simplesmente não gosto.

    ResponderEliminar
  24. Eu digo, mas só quando é o momento certo para dizer

    ResponderEliminar
  25. Sou tal igual como tu... até mesmo com a familia... e não sei bem porquê :S :(

    ResponderEliminar
  26. tambem sou assim, talvez por levar as palavras demasiado a serio, tinha a palavra presa dentro de mim e nao saia, foi qdo ele pegou nas minhas maos e me disse amo-te (o primeiro amo-te que ouvi na vida), e que eu olhei pra ele, sorri e disse: tambem te amo. e abracamo-nos os dois. tambem foi 6 meses depois do nosso regresso.
    tenho facilidade em escrever sentimentos mas nao po-los em palavras reais, nao sai, ou sai mas a custo.

    ResponderEliminar
  27. Eduarda, muito obrigada. Gosto que se note. :)

    Liliana que momento lindo!

    ResponderEliminar
  28. Gosto destes testemunhos em que me fazem chegar ao fim de ler e dizer, Oh que riqueza...
    :)

    http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  29. És sensata. E isso faz com que não te magoes!

    ResponderEliminar
  30. Cada um com seu cada um, mas pe bom expressar o que sente, ainda mais se for amor. Entendo a tua dificuldade, quanto a mim, eu não tenho, nunca tive, mas não é que eu diga a muitos, pois são poucas pessoas que eu amo de fato.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura