Avançar para o conteúdo principal

"Ela estava a pedi-las"

A propósito de mais um caso de violação, ainda por cima a uma criança.


Se vocês soubessem como me irritam estas conversas do "ela estava a provocar" ou do "se não andasse assim vestida nada lhe acontecia".

Há mulheres que se vestem de forma a chamar a atenção dos homens, é um facto. Há mulheres que gostam de provocar, é outro facto. Há mulheres que usam saias que parecem cintos e tops que parecem soutiens, é mais outro facto. Mas nada disso - nada! - justifica uma violação. Um "não" é um "não", esteja uma mulher vestida de saia até aos pés ou de micro-calções.

Se isto é sempre chocante de se ouvir, ainda me choca mais quando são mulheres a defender este tipo de ideia. Nojo.

Comentários

  1. É o mais degradante do ser humano, não respeitar o outro! Então quando são casos de crianças, mete-me igualmente nojo, asco e vergonha de existirem pessoas assim!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. Nada justifica uma violação!

    ResponderEliminar
  3. Nada, mas n-a-d-a, justifica uma violação. E eu pergunto: então e nas comunidades nudistas, violam-se uns aos outros porque "se não andassem vestidos nada lhes acontecia"??? E não me venham com a história que "ah e tal, têm uma doença..." Ai sim? Então TRATEM-SE!!!

    ResponderEliminar
  4. Não há nada que justifique um acto desses, absolutamente nada!!!

    ResponderEliminar
  5. Isso é verdade, nada justifica muita violação. Essa rapariga vai ficar com um trauma para o resto da sua vida :/

    ResponderEliminar
  6. à parte do estar completamente de acordo contigo, e nada, mas nada justificar uma violação, está-se neste caso a falar de uma menina que é violada desde os 10 anos ... nessa altura vestia-se de forma provocadora? com 10 anos andamos no 3º ano escolar, mas o que é isto??

    enfim, há coisas que eu não consigo entender ... é que há p*tas "tão boas" ...

    ResponderEliminar
  7. Nojo é a palavra que melhor descreve o que sinto quando oiço falar de casos destes. E sim, muitos usam a desculpa do "ela estava a provocar" para se defenderem.
    Andava eu no 9º e ia da paragem do autocarro para a escola a pé. Já era Junho e eu ia com uns calções curtos e uma tshirt que nem sequer tinha decote. Ia descansadinha na minha quando oiço a voz de um homem atrás de mim a dizer num tom que meteu bastante nojo: "Andam assim vestidas e depois não querem que um gajo se passe". Nem tive coragem de olhar para trás para ver se era mesmo para mim, desatei a correi e só parei na escola. Não sei onde é que arranjei fôlego para lá chegar sem parar de correr, mas o medo era tanto...
    Acabei por não usar calções durante umas largas semanas.
    Por isso eu imagino, a mim que não me aconteceu nada fiquei com medo que até deixei de usar saias e calções, eu imagino como não fica uma criança de 10 anos quando é violada uma e outra e outra vez.

    ResponderEliminar
  8. Tive uma colega de faculdade que pensava assim. A primeira vez que a ouvi dizer isso fiquei boquiaberta a tentar perceber se não tinha ouvido mal.
    É triste que as mulheres não se saibam defender a si mesmas e ao seu género no geral, nem mesmo nestas situações.

    ResponderEliminar
  9. é realmente triste que as pessoas diga isso. Concordo em absoluto, que nada justifica um acto selvagem desses.

    ResponderEliminar
  10. Pois é: E depois quando eu defendo a necessidade da pena de morte para monstros dete calibre, cai-me o mundo em cima que sou um selvagem sanguinário.
    Sete anos de cadeia para o animal, sete anos que o mais certo é nem cumprir três.
    Pena suave, altamente considerado por canalhas da mesma espécie, e nós a a pagar para alojamento, alimentação e os devidos programas lúdicos não vá ele, coitadinho, entrar em depressão
    Se isto não é premiar o crime, o que é?

    ResponderEliminar
  11. pássaro-viajeiro o meu problema com a pena de morte é o receio de que inocentes possam ser condenados à mesma. Para monstros destes, era a única pena justa.

    ResponderEliminar
  12. ainda no mês passado escrevi um texto para o jornal do meu polo sobre este tema e o nojo que me provoca. nem mais, doentes da cabeça é o que é


    GIVEAWAY – win a pair of sunnies!
    My Fashion Insider

    ResponderEliminar
  13. Eu costumo dizer que filha minha não saía assim à rua. E para mim era castrar ou capar os violadores, logo.

    ResponderEliminar
  14. Quem diz uma coisa destas, não tem nada na cabeça. Mas nada mesmo!
    E dão-me um nojo... Nem consigo explicar. Até fico revoltada!

    ResponderEliminar
  15. concordo contigo, também ódeio esse tipo de argumento. um não, é um não independentemente da forma como a pessoa se veste.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  16. Uma violação é um crime abjecto. A juíza que julgou o "violador de Telheiras" e o condenou exemplarmente resumiu muito bem o que penso desta questão: «Mata-se muita coisa com uma violação». Uma pena semelhante à do homicídio ou à de uma ofensa à integridade física qualificada nunca seria descabida.

    Mete-me nojo dizer que há mulheres que "andam mesmo a pedi-las". Faz-me pensar que há gente que anda mesmo a pedir para levar um tiro.

    ResponderEliminar
  17. Concordo em absoluto contigo.
    Se é um dos piores crimes violar outra pessoa, ainda para mais uma criança, é também horrível pensar-se dessa forma. Um dos problemas que se vêem por aí é que parece que em vez de se "ensinar" que não se violam outras pessoas, ensina-se que não se deve vestir de determinada forma para não se ser violada. Não faz sentido. Não estou a dizer que não haja por aí pessoas que abusem de forma desadequada daquilo que (não) vestem; no entanto, nada justifica que se viole uma pessoa. Porque podem ter muitas razões para se vestirem assim, mas de certeza que não é para serem violadas.
    Mas sabes o que é pior? É essa visão existir onde não deveria de todo existir. Há uns tempos soube de um caso de um violador que foi absolvido porque segundo A JUÍZA, a vítima "estava a pedi-las", uma vez que foi para uma zona perigosa, sozinha e à noite. É o cúmulo.

    ResponderEliminar
  18. É verdade, não podias estar mais correta.

    ResponderEliminar
  19. As mulheres para as outras mulheres são... umas "queridas".

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente há gente que não pensa no que diz =/ ñada justifica uma violação..Cá na minha zona falam que há um..arrepia só de pensar..e eu que ando tantas vezes a pé sózinha =/

    ResponderEliminar
  21. Não poderia concordar mais contigo!

    ResponderEliminar
  22. Nem imaginas quantas discussões já tive à conta disto. Há gente tão ignorante...

    ResponderEliminar
  23. Muito nojo mesmo! Será que o diziam se fosse com as filhas? :(

    ResponderEliminar
  24. Bem, mesmo à porta da década de 90 houve um caso em tribunal (ou seja, já não estamos a falar da mera opinião de tasca mas de um juíz!) em que dois violadores não foram condenados porque elas estavam a pedi-las: "raparigas novas, mas mulheres feitas, não hesitaram em vir para a estrada pedir boleia a quem passava, em plena coutada do chamado «macho ibérico»", lê-se no acórdão...

    Piolho Sintético

    ResponderEliminar
  25. Eu concordo com o que dizes e sinceramente em relação a este caso e sendo uma criança, eu sabia muito bem o que fazia , sabia.
    Mas, e frisando que "nada justifica", quando saio á noite vejo miudas, e friso novamente o míudas, que vão vestidas como se fossem trabalhar ali numa esquina qualquer, e embora concorde com tudo o que foi dito acima, hoje em dia as pessoas têm ou deviam ter consciencia que infelizmente na nossa sociedade as coisas podem acontecer.

    ResponderEliminar
  26. JC, que coisa horrível para se escrever num acórdão. Pensamento imbecil.

    Infelizmente todos sabemos que uma roupa mais provocante pode atrair tarados... mas uma amiga contou-me a história da única violação que me lembro de ter havido na cidade (pelo menos que eu saiba...)... uma rapariga que estava a sair do trabalho, um trabalho que a obrigava a estar fardada. Um tarado qualquer viu-a a agarrou-a. Não houve roupa discreta que lhe valesse...

    ResponderEliminar
  27. Cá para mim, isso é argumento de algum impotente frustrado que acha que todas as mulheres lhe dizem não só porque não sabem outra palavra mas no fundo estão loucas para estar com ele. Revela muita frustração e alguns recalcamentos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura