Avançar para o conteúdo principal

É a crise, é a crise...

Mas não toca a todos. A meio da tarde, qualquer pastelaria da cidade fica cheia de gente, como sardinha em lata. Os portugueses continuam a cultivar o hábito do lanchinho no café, a meio da tarde. Eu entendo, a sério que entendo... há uns meses ia lanchar fora quase todos os dias mas depois comecei a fazer as contas e a pensar que era um mau investimento. Lancho fora uma vez por semana... e quando o faço!

Mas os lanches ainda estou como o outro... se sairmos à 18:30/19 horas é normal que a barriga já esteja a dar horas...

Agora tomar o pequeno-almoço fora de casa? Há alguma razão para o fazer, a não ser a preguiça? Quem precisa de poupar dinheiro adquire hábitos poupados. Não me lembro de alguma vez ter tomado o pequeno-almoço fora de casa, acho um desperdício de dinheiro. E para não ter fomeca a meio da manhã, trago uma maçã ou uma madalena. Simples.

Comentários

  1. Isso também me faz imensa confusão. Sempre me fez, aliás. Confusão e comichão. Já ouvi pessoas a queixarem-se, num minuto, de que não têm dinheiro para nada (já antes da "crise") e, no minuto a seguir, falarem dos seus pequeno-almoços e/ou lanches que incluem o café, suminho e bolo. Tenham lá paciência. É quase a mesa coisa que ouvir as pessoas a dizer que se gasta muito dinheiro no supermercado e depois vemos o seu cabaz e em vez de incluir fruta, inclui concentrados de fruta ou em vez de incluir bolachas Maria inclui as bolachas todas xpto ou em vez de incluir pão e manteiga/queijo para os miúdos, inclui Bollycaos e Chipicaus e por aí fora. Os miúdos gostam mais, é verdade, mas aquilo faz mal.

    ResponderEliminar
  2. pensa assim: as padarias/pastelarias têm de continuar a facturar para manter esses postos de trabalho. as pessoas também não podem deixar de gastar. senão, o pequeno comércio acaba de vez. é um pau de dois bicos: a necessidade de poupar vs. a continuidade de alguns negócios.

    ResponderEliminar
  3. Para mim tomar o pequeno almoço fora é um luxo de fim-de-semana que às vezes partilho com excelso esposo. Durante a semana, jamais.

    É pura preguiça. Se gostas de croissants, há croissants no supermercado, se gostas de pão fresco, ou levantas o rabo cedo e vais à padaria buscá-los ou simplesmente compras pré-congelados e de manhã colocas 5 minutos no forno enquanto te arranjas.

    O que se paga por uma só mista dá para comprar queijo para a semana toda!

    E sim, esta cidade o que mais tem é gente que vive acima dos seus rendimentos.

    ResponderEliminar
  4. doroteia, eu sei, os negócios precisam de clientes e as coisas não estão nada fáceis... mas a verdade é que, pelo menos aqui na cidade, não me lembro de ver nenhum café a fechar. Para comer temos sempre dinheiro. :D

    ResponderEliminar
  5. Lanchar em pastelarias não tenho tempo nem paciência (muito barulho). Mas sou doido por mil folhas e aqui e ali compro e como no escritório ou ao fim-de-semana numa esplanada ao sol. Guilty as charged.

    ResponderEliminar
  6. E grande parte das vezes quem têm esses hábitos são as pessoas que menos podem. Aqui na minha zona, as pastelarias/cafés estão sempre cheios com os desempregados. Supostamente ganham pouco e bla bla bla, e vão para a segurança social queixarem e pépépeu mas depois é ve-los a tomar o pequeno almoço todos os dias fora.
    É por isso que deixei de ter paciência para essas pessoas que andam sempre a pedinchar.
    Já dizia a minha avó: o dinheiro não é de quem o ganha, é de quem o poupa.

    ResponderEliminar
  7. É coisa que nunca fui... frequentadora de pastelarias para lanches, pequenos -almoços, cuscuvelhices ou afins.

    ResponderEliminar
  8. Não vejo mal nenhum. É um desperdicio de dinheiro como outro qualquer. Ou é um investimento de dinheiro como outro qualquer.

    Pessoalmente como em casa porque adoro cereais com leite ao pequeno almoço e isso não há nas pastelarias lol.

    Mas não acho nada mal que o faz. Há sitios optimos, com coisas optimas, e comer, e comer bem (no sentido de comer coisas deliciosas e não coisas saudáveis lol) é fantástico.

    Acho que é uma gestão como outra qualquer. Se calhar quem faz isso, priva-se de outras coisas, se não se priva é porque tem dinheiro para tudo, se não tem... aí é que se calhar devia mudar não é?

    Acho que não se pode fazer essas generalizações...

    Continua a ver-se pessoas a comprar coisas e ainda bem. Se as marcas de luxo cada vez vendem mais é porque há gente bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Espiral, eu também não vejo mal nenhum nisso. Nem sequer critico isso. À sexta-feira, por exemplo, almoço sempre fora. Ao Sábado também lancho sempre fora. Mas não acho assim tanta graça (apesar de não me afectar) de estar sempre a ouvir falar da crise e depois ver os cafés, restaurantes e pastelarias sempre cheios. É incoerente.

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro ir à pastelaria ao fim de semana e ficar ali na conversa durante muito tempo :) mas não faço isso no meu dia a dia, bolas, não ganhava para outra coisa. :)

    ResponderEliminar
  11. Se calhar essas pessoas não precisam de poupar. Se precisarem acho que sim, são gastos dispensáveis. Se a coisa não fizer mossa, quanto menos trabalho melhor. :)

    ResponderEliminar
  12. nuncao faço. confesso... não sou nada frequentadora de cafés, quer para pequenos-almoços, quer para lanches...
    se o faço 2 vezes por ano, é muito...
    não sei... prefiro trazer de casa, comprar no supermercado...e poupo imenso dinheiro!

    ResponderEliminar
  13. Cor do Sol, bolas, suponho que na minha cidade imensa gente ganhe bem, então. :P Tens razão, quanto menos trabalho melhor... mas estou tão habituada a almoçar em casa, por exemplo, que me faria confusão ter de gastar 5 ou 6 euros para almoçar fora todos os dias, por exemplo.

    Além de que não custa nada poupar aqui e ali... hoje em dia o futuro é incerto.

    ResponderEliminar
  14. Partilho da mesma opinião. Sinceramente não acho que exista coerência em ouvir as pessoas queixarem-se da crise e que o dinheiro não chega quando não se preocupam minimamente em gerir pequenos gastos como este que se feitos diariamente fazem a diferença.
    So a titulo de exemplo, trabalho num escritorio com mais umas 12 pessoas. Uma grande parte dos colegas (curiosamente os que têm os salarios menos elevados e se queixam mais), tomam o pequeno almoço na pastelaria, por volta das 11 da manhã vão tomar o cafézinho e a nata, almoçam fora, à tarde la vai o lanchezinho e acredito que não pare por ai.Como foi dito em comentarios anteriores, cada um gasta como quer. Tudo bem, mas então... não se queixem :) E sim, faz uma enorme diferença no orçamento, tomar o pequeno almoço em casa, levar uma fruta para o meio da manhã e levar também o almoço de casa, mas cada um sabe de si....

    ResponderEliminar
  15. A mim, quem me tira o lanchinho tira-me tudo!

    viagensnomeucaderno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Típico na minha cidade irem tomar o pequeno-almoço fora de casa com o subsídio que se recebe por não fazer nenhum e ainda resmungar que este país não anda para a frente.
    Se bem que a zona de restauração do shopping já não está tão atolada!

    ResponderEliminar
  17. Engraçado! estamos em sintonia. tenho um poste que fala disse mais ou menos
    kis .=)

    ResponderEliminar
  18. Concordo contigo..é daquelas coisas que se me faz espécie!!! Comer em casa de manhã é + saudável, mais barato e muito mais melhor bom!!!

    ResponderEliminar
  19. Eu de vez em quando peco. É a pressa e mais cinco minutos na cama....

    ResponderEliminar
  20. Nisto, tens toda a razão. É como o facto de o dinheiro não chegar para dar de comer aos filhos, mas dar para tabaco e café. Conheço vários casos como este, e revoltam-me, simplesmente, pessoas sem consciência.

    ResponderEliminar
  21. Anos a fio tomei o pequeno almoço fora de casa durante a semana e ao fim de semana em casa. Depois de uma série de mudanças na minha vida e o facto de vir trabalhar para casa, deixei de o fazer e hoje quando penso no que desperdicei em dinheiro até me dão náuseas...

    ResponderEliminar
  22. Já comentei esse assunto imensas vezes com o meu paixão, não consigo mesmo entender o que leva uma pessoa que se queixa da "suposta" crise, a ir tomar o pequeno-almoço fora todo o santo dia!! Depois chega o fim-de-semana e também se lancha fora de casa, porquê?!?! Só porque é fim-de-semana, e blá, blá, blá...!! Mas desde que não seja com o meu "xelim" menos mal, cada cabeça, sua sentença!! (desculpa o testamento) :) kiss

    ResponderEliminar
  23. Sou independente desde que me lembro, sempre paguei as minhas contas, se podia tomar o pequeno almoço fora todos os dias, podia com certeza. Mas nunca o fiz. Só e simplesmente porque quem me tira aquele tempo que agendo todos os dias para depois do duche, de vestir, de perfumar, sentar-me tranquilamente, tomar o pequeno almoço e ouvir as notícias, tira-me um prazer único. E se se poupa tanto melhor.

    ResponderEliminar
  24. Também sempre tomei o pequeno almoço em casa e o lanche também. Costumo levar umas bolachas para ir matando a fome. Só quando estou naqueles dias em que a fome me invade de uma forma monstruosa é que como qualquer coisa no bar da Universidade (que é caro como tudo!)

    ResponderEliminar
  25. S* eu entendo perfeitamente o que pretendes dizer com o teu post.
    Para mim ir a um café que goste tomar um café (só café) é acto que me dá o maior gosto, então quando serve tenho uma boa companhia para a conversa adoro.
    Porém é como tu dizes, crise é crise e admito que me tenho controlado mais. Agora se falarmos em lanches esses são cada vez mais raros e quanto aos pequenos - almoços esses nem antes da crise faziam parte dos meus habitos. Não nego que por vezes depois de ir buscar o Manuel ao colégio vamos lanchar e gosto, mas é um roubo. Os almoços sou eu que os faço e são em casa, só quando vamos passear é que almoçamos fora. Jantares? Naaaaa, o Manuel ainda não tem idade suficiente para se deitar tarde. Não lamento em nada estes meus habitos, pois ganho no convivio com a familia e com amigos em casa, bem como, comer mais saudavel. Assim, quando acontece é especial.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Eu também acho giro lanchar fora, mas só o faço ao Sábado, com a família toda. Por vezes também vou lanchar com uma amiga, mas isso é diferente e vale o dinheiro. Lanchar sozinha é um desperdício de dinheiro. :P

    ResponderEliminar
  27. Compreendo perfeitamente o que dizes..muita gente continua a fazer a vida que sempre fez mesmo que não possa..Eu cá tento me controlar..E lá está como comecei a trabalhar há pouco tempo e agora acabo por depender de mim na maior parte das coisas compreendo como custa..

    De vez em quando sim..sabe bem x)

    ResponderEliminar
  28. se há coisa que me dá gosto é antes de ir pro work, parar no café da aldeia para beber o café...café de manhã e cevada dp de jantar (só pr n ficar sozinha em casa), tirando isso é td em casa...eu até o almoço levo feito pr não ir comer "fora" e como acordo cheia de fome nem me aguentaria com a fome pr ir comer ao café (aqui na aldeia é ridiculo...só quem n trabalha e depende dos subsidios é que vai tomar o pequeno almoço ao café...dp fica td escandalizado qd eu digo alto e bom som que aqui n há pobres)

    ResponderEliminar
  29. Tem um senhor português que há muito tempo tem uma confeitaria no centro de Niterói, minha cidade, pois bem. Quando estava outro dia a conversar com ele sobre a crise que está por aí, foi ele que me disse que nem por isso os portugueses deixaram de lotar restaurantes e confeitarias. Fato que ele mesmo constatou quando esteve em Portugal. Então eu fiz um ahhh.
    E agora que tu disseste, penso que pode ser um hábito que venha a se alterar à medida que a crise arroche e se pegue uma caneta e faça um pequeno cálculo. Também não tenho hábito de fazer lanches, refeições e muito menos o café da manhã (pequeno almoço) à rua. Uma vez ou outra almoço fora, mas também não é durante todos os dias da semana.

    ResponderEliminar
  30. Eu nem lanche, nem pequeno almoço, k isto anda mesmo péssimo, ò mãe fazias-me era rica em vez de bonita, loool, já diz o outro. Beijokinhas!!!

    ResponderEliminar
  31. Aqui em casa felizmente nunca houve esse [ridículo] hábito, pelo que nunca se gastou muito em pastelarias a não ser para trazer para casa pão ou bolinhos, agora fazer serão num cafésinho/pastelaria? No thanks...

    PS: Obrigada pela tua opinião honesta relativamente à Avon

    ResponderEliminar
  32. é uma verdade, não toca a todos. ou toca e há coisas das quais as pessoas não abdicam. posso dizer-te que lá em casa os meus pais tomam o pequeno-almoço os 365 dias do ano no café. não há um dia em que não se levantem de manhã e não vão à rua para comprar o pão para os miudos, beber a sua meia de leite com um pãozinho da casa com manteiga enquanto leêm no jornal as noticias do dia. é o momento deles e não os trocam por nada na vida. São 4 euros por dia, que dá 120 ao final do mês, mas que não entram na conta dos cortes de maneira alguma...

    ResponderEliminar
  33. Não acho que seja um hábito ridículo... é como alguém aqui já referiu: deve haver muita gente que o faz porque se priva de um outro "luxo" qualquer e conheço casos de pessoas que o fazem porque já se levantam muito cedo e têm os filhos para tratar/ir levar e outras até que só conseguem algum tempo depois de se levantarem e não têm condições nos empregos para levarem o pequeno almoço de casa.
    Claro que há muita gente, como também já foi referido, que se queixa e queixa e, depois, lá está, embarca no gasto desmesurado.
    De vez em quando, gosto de tomar o pequeno almoço fora, antes de ir trabalhar (é aquela altura "pós das tarefas matinais" e "pré dia de trabalho desgastante".
    Faço-o com uma colega/amiga, aproveitamos para pôr a conversa em dia e sabe muito bem.
    Felizmente, sei/consigo gerir o meu orçamento mensal pessoal (sim, tenho mesada :oP) para poder fazê-lo.
    Lanchar fora, não, não tenho mesmo o hábito de lanchar mas uma bela bica fora, ao fim de semana, ninguém me tira (por enquanto lol até porque há sítios em que o café está a um preço absurdo).
    Beijocas

    ResponderEliminar
  34. eu nao consigo comer quando saio de casa, pa nao consigo, tenho pena mas nao consigo. o que fazia era preparar peq almoco e lanche, levava bolachas e comia no escritorio.
    actualmente, se for ao escritorio (q e raro), tomo pequeno almoco por 1£ (um cafe com leite e uma torrada), isso ate me parece bem, a tarde como a fruta q ha no escritorio. uma vez e de vez em kdo uma pessoa ir comer fora, outra e todos os dias. nao ha dinheiro pra isso

    ResponderEliminar
  35. Eu não acho nada ridículo sinceramente. Na casa dos meus pais, sempre houve esse hábito de comer na pastelaria, e agora que moro na minha casa, não o faço todos os dias, mas sempre que posso faço (e não falo dos fins de semana!) porque gosto, e é um momento meu e do meu namorado. Claro que estamos em crise, mas enquanto que a maioria das pessoas compra vernizes, e roupa, ou vão ao supermercado e trazem tudo e mais alguma coisa que não precisam, eu prefiro ter aquele momento com ele na pastelaria. São opções. Daí a chamares ridículo, terias de chamar ridículo a muita coisa então.

    ResponderEliminar
  36. Blair, estás a ver mal onde ele não existe. Para já, não disse que achava ridículo. Disse que acho ridículo ouvir gente a dizer que não tem dinheiro para nada e depois saber que todos os dias almoçam fora, lancham fora, o que for. Cada um sabe do seu dinheiro e do que pode/não pode fazer, mas incoerência é que não.

    ResponderEliminar
  37. Acho que quando as pessoas estão mais "à rasca" elas poupam..eu própria adquiri hábitos que não tinha e hj em dia levo sempre o lanche da manhã e da tarde para o trabalho..bjs*

    ResponderEliminar
  38. Portuga que é Portuga, pode estar a morrer de fome mas não passa sem o cafezinho.
    A bica é tão idolatrada como o próprio Deus. Nunca entendi.

    ResponderEliminar
  39. Pequeno almoço, almoço e lanche, levo tudo de casa há mais de 8 anos.Não esperei pela crise.E depois ainda me perguntam onde poupo dinheiro para viagens....Porque poupei sempre, sempre, não esperei que me mordessem os calos.Já os meus vizinhos sempre a queixarem-se com o condominio e tal, mas é ve-los todos os dias a caminho da pastelaria mais cara da rua para o pequeno almoço diario...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura