Avançar para o conteúdo principal

A costura

Coleiras para as minhas princesas.
Coleiras para a gataria que vive com a mãe.

Sexy, ah? Fred.
Madame Cookie.
Monsieur Figo, como coleira verde com florzinhas.

Esta tarde foi passada na máquina de costura, que é um bicho de 7 cabeças para a minha pessoa. Nunca a tinha usado mas lá tentei fazer umas coleiras para os meus gatos. Ficam giras, originais e são feitas à medida do pescoço de cada um.

Fiz sete! Fiz duas para cada uma das minhas gatas. Uma branca e rosa, para quando forem maiores e umas laranjas às bolas brancas mais pequenas, para usarem agora. Fiz ainda uma coleira para o Fred, outra para o Figo e outra para a Cookie. Laranja para a menina, verde para o Figo e vermelha para o senhor Fred. Já estão os três a usar as coleiras novas, que gato vaidoso não sabe esperar. ;)

E antes que alguém pergunte... Se tiverem máquina de costura, faz-se assim:

Escolhem um pedaço de tecido ao vosso gosto. Aproveitem um daqueles restos que toda a gente tem em casa. Cortam 35 centímetros ao comprimento e cerca de 4 ou 5 cm de largura.

Dobram o tecido ao meio, do avesso, e cosem de uma ponta à outra, pela beira, para "fechar". Depois de fechada a coleira, viram tudo para que fique a parte colorida de fora.

Metem um elástico à medida do pescoço do gato. Lembrem-se que não é suposto esganarem o bicho. Cortem com 2 cm de margem. Depois enfiam o elástico dentro do tecido (que é obviamente maior do que o elástico). Agarrem nas pontas do elástico e cosam uma à outra, para prender. Depois é só meter uma parte do tecido dentro da outra parte... para ficar bonito, façam uma bainha no tecido que fica de fora. Cosam para a frente e para trás, para fechar bem, e está pronto. Demora 5 minutos. :)

Comentários

  1. A minha tem uma simples das que se vendem no supermercado, vermelha porque se vê bem no pêlo preto e é benfiquista :D já tem anos, se lhe metesse uma assim mais larga de certeza que implicava, mas habituados de pequenos é diferente.

    ResponderEliminar
  2. que coleiras lindas! :) pena o meu Tomy não gostar nada de coleiras!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Original. Se eles gostam e não incomodam... vá bene.

    ResponderEliminar
  4. A minha não usa coleira, anda ao "natural" ;)

    ResponderEliminar
  5. Ficaram muito giras as coleiras. E os gatitos estão todos janotas! :)

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está uma coisa para a qual eu não tenho jeito nenhum. Quer dizer, nem sequer se pode dizer que eu não tenho jeito: eu simplesmente nunca costurei realmente nada na minha vida. A minha avó ainda me tentou apresentar ao ponto costura ou croché ou qualquer coisa do género, mas desistiu. E para a minha avó ter desistido, foi porque percebeu que estava destinada a outras coisas ;)

    ResponderEliminar
  7. Confesso que ficam fofos... mas prefiro gatos "nus"! xD

    ResponderEliminar
  8. As gatinhas ficaram muito lindas ;) e é uma ideia original
    bjs*

    ResponderEliminar
  9. Costura não é a minha praia, com muita pena minha.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  10. Ai, desculpa, mas as tuas "meninas" não são "normais"!
    Se eu pusesse uma coisa dessas no pescocinho de qualquer uma das minhas, enfim...

    Ficaria toda enfeitada (eu) mas de arranhões de todos os tamanhos e feitios...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Teresa, é chique, bem! Não é para quem quer, é para quem pode. ahahah

    ResponderEliminar
  12. é cosem com S, acho que te enganaste :c

    ResponderEliminar
  13. A.S., obrigada. :) Corrigido. Admito que "cosam" me soa muito estranho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura