Avançar para o conteúdo principal

Coisas do tempo da minha avó

Ao Sábado costumo lanchar com toda a família. No fim do lanche aproveitei e comprei meia dúzia de pães. A avó chega-se rapidamente a mim, agarra-me pelo braço e diz "tu compra muito pão, que o ... (introduzir aqui nome do mais-que-tudo) gosta". Sorri.

Em qualquer jantar de família ela dá-me instruções para servir o namorado, para ver se ele está bem, se precisa de alguma coisa, se quer mais vinho, se quer mais comida, se quer isto ou aquilo.

Se fosse outra pessoa respondia-lhe um "ele tem mãos, pode fazê-lo", mas com a minha avó é diferente. Ela é de outro tempo, de outra geração, tem outra forma de pensar. Ela gosta de me ver a cuidar daquele que - espero eu - será o meu futuro marido. E eu vá, faço o teatrinho e deixo-a contente.

Comentários

  1. A minha avó é igualzinha... mesmo que ele esteja ao lado dela, é a mim que ela pergunta se ele não quer comer mais, ou algo do género... ehehehhe

    ResponderEliminar
  2. que coisa querida :DD a minha avo ja é mais po moderna :D

    ResponderEliminar
  3. Compreendo-te :) são velhos tempos, velhos hábitos :) e de vez enquando sabe bem seguir a regra*

    ResponderEliminar
  4. Já a minha mãe é assim... "vai lá buscar que ele gosta" e o moço se for preciso tá mais perto do que eu :) não deixa de ser engraçado, mas ás tantas é chato :-P

    ResponderEliminar
  5. Fazes bem em cuidar dele e em respeitar a tradição dela.

    ResponderEliminar
  6. é isso, é doutro tempo :) ahah, não deixa de ser engraçado!

    ResponderEliminar
  7. deixa, são mais sábias que nós!

    ResponderEliminar
  8. Já estou a ver que não sou a única.
    A minha avó é a mesma coisa. ;)

    ResponderEliminar
  9. Que fofo da tua parte fazeres um pequeno sacrifício para agradares à tua avó. Admiro isso ;^) Beijinhos fofos só para ti* visita pff:
    http://ligiaecompanhia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. A avó do meu marido é assim com o marido! Serve-o primeiro a ele que a ela própria, vai-lhe buscar os chinelos e calça-os, quando ele quer ir para a cama, ela vai-lhe abrir a cama e ajuda-lo a vestir o pijama...
    Beijinho e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  11. ohh com a minha avo e o mesmo. se eu vou a casa, ela envia coisas pra mim e para ele e pergunta se eu faco boas comidas para ele comer. e giro. Outra geracao :)

    ResponderEliminar
  12. A minha avó é tal e qual. nós é que temos que fazer tudo... enfim!:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. A minha avó também é assim. Eu adoro :)

    ResponderEliminar
  14. Oh é querida e é porque gosta dele ;)

    ResponderEliminar
  15. Eu, infelizmente, já não tenho os meus avós comigo, mas a minha avó já não era assim. E o meu avô, então, era um homem muito à frente nestes assuntos.
    A avó de excelso esposo ainda é um pouco assim, mas tanto eu como ele tentamos explicar que esse papel está ultrapassado. Acho que perder uns minutos a explicar o nosso ponto de vista e a necessidade de evolução é necessário e um encontro de gerações muito mais interessante.
    Não sou feminista (mesmo nada!), mas sou uma fervorosa defensora da igualdade... mas isso também já vem de trás, sempre ouvi a minha mãe a dizer ao meus pai "tens tanta obrigação como eu" e isso ficou.

    ResponderEliminar
  16. Cláudia, já lhe explicámos N vezes que os tempos mudaram mas ela já está naquela altura da vida em que essas coisas deixam de fazer sentido. ;)

    ResponderEliminar
  17. S* acho querido da parte da tua avó, mas...sinal de perigo à vista. A geração da tua avó vivia para "servir" os homens, numa geração mais nova ou menos nova, existe entre duas pessoas que se gostam e se respeitam, companheirismo, cumplicidade e ninguém tem que servir ninguém, pode e deve existir por vezes gestos de carinho, que pode passar por isso, mas sempre sem ser uma obrigação e sem criar hábitos na outra pessoa.

    ResponderEliminar
  18. Mulher sabedora a tua avo, ela sabe que no tempo dela e se calhar ainda neste tempo é na cama e na mesa que se satisfaz o homem.
    kis :=) aceita os conselhos dela

    ResponderEliminar
  19. A minha avó materna era assim. Já a paterna, se for preciso, manda o marido levantar o rabo da mesa (com estes termos) e ir buscar o que ele precisa em vez de ir a correr satisfazer-lhe a vontade, para que não lhe falte nada. E eu acho muito bem que assim seja, sou sincera.
    Porque digo-te, eu adoro a minha avó, mas se ela me dissesse o que a tua te disse eu era menina para responder qualquer coisa do género que ia comprar pois, mas porque também eu gostava de pão, ora essa :p. Mas isso sou eu, que sou um bocadito para o respondona e não deixo escapar nada :p.

    ResponderEliminar
  20. Ai como me revejo nisto :) É isso e a minha sogra que acha que tenho de por a comida na boca do menino dela...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura