Avançar para o conteúdo principal

Das coisas que me chocam (tradição ou não)


Não acho normal o JN ter posto, no topo da sua página online, uma fotogaleria da matança de um porco, à moda tradicional. Tradicional ou não, é arrepiante. Vi as primeiras três fotos e não quero sequer ver as restantes. Pobre da porca, ainda por cima é gira e tem nome... ou tinha.

Não quero dizer que sou contra a matança do porco (que até sou, desta forma), mas acho que este tipo de fotogaleria não é a coisa mais apropriada para colocar num site tão visto por tanta gente... de todas as idades.

Comentários

  1. eu já assisti a algumas, mas mais assustador que as fotos é o barulho que eles emitem ... traumatizante :S
    **

    ResponderEliminar
  2. concordo! Não vi mas também nem quero ver... que horror!

    ResponderEliminar
  3. Antigamente toda a gente via a matança do porco, dos 8 ao 80 e não era choque nenhum... a mim que até vi algumas e não só de porcos, não me faz confusão nenhuma... lol. Eu sei que isto pode parecer um bocado macabro, mas quando eu era pequenina adorava ver... principalmente os coelhos. Não me perguntes porquê, mas fascinava-me ver aquelas tripas todas dentro de um alguidar e ainda a mexerem-se por estarem quentes... LOL. Enfim... é assim a vida no campo. :P

    ResponderEliminar
  4. Ai Margarida... :/ Suponho que seja mesmo uma questão de hábito. Bom, na minha casa, a minha tia mata galinhas e coelhos mas, credo, eu recuso ver. Uma vez, por azar, apanhei-a a esfolar um coelhinho e fiquei traumatizada. E o porco é uma agonia... o barulho, deus me livre.

    ResponderEliminar
  5. Cá na minha aldeia também havia esse costume de se criar porcos em "casa" e depois mata-los. É tudo uma questão de hábito.

    ResponderEliminar
  6. Repudia-me profundamente esta situação e digo-te, da minha parte segue imediatamente um email para a direcção do jornal!!

    Se não falarmos, nunca seremos ouvidos!!

    (credo!! isto soa bem!! tenho de começar a tomar nota destas frases que se me saem assim...) ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. tb ja assisti a muitas....n gosto de os ouvir, ate é um bocado macabro, mas é a nossa sobrevivencia..

    Maria

    ResponderEliminar
  8. Mas é assim que se os matam. Achas que num matadouro é mais chique?

    Por acaso consulto alguns jornais online todos os dias mas se há dois que boicoto é esse JN e o Correio da Manhã por noticias e imagens desse teor.

    ResponderEliminar
  9. Concordo que não havia necessidade de pôr essas fotos escarrapachadas no site. Mas devo dizer que uma das minhas melhores recordações de infância é a matança do porco... Ai, os guinchos que eles davam! Eu e os meus primos fugíamosa fechar-nos na cozinha da minha avó, mas não resistíamos a espreitar pelo vidro da porta.

    ResponderEliminar
  10. antigamente usávamos fralda de pana o agora usa-se descartáveis, antigamente ... enao havia telemóveis agora há em demasia por isso nao me venham com o antigamente ra assim pois há o muito que o antigamente nao faz parte das nossa vivências antigamente era assim agora nao se justifica. eu abomino matanças de porco como abomino presenciar morte de animais , mas sim como carne de porco de vaca e de galinha, preciso de subsistir e nao sou vegetariana pois tb nao apanho flores nem maltrato flores. nao se devia publicar dessas fotos
    kis .=(

    ResponderEliminar
  11. Martini, bem sei que no matadouro não é mais chique... e bem sei que pelas aldeias do país a matança do porco continua a ser uma festa. Honestamente, choca-me, mas matam o porco para comer, por isso não acho tão mau como, por exemplo, as touradas, que é pura brincadeira desumana. Recuso ver, acho que o morto devia ter a morte mais rápida possível mas, sendo para comer, não acho assim tão mau.

    Mas não me parece bonito porem imagens disso num site de notícias nacional, visto por milhares e milhares de pessoas todos os dias. :/

    ResponderEliminar
  12. Convém que as crianças saibam... :) Infelizmente há casos de crianças que julgam que os legumes, frutas, porcos e afins nascem no supermercado. -.- Claro que tudo com a sua idade. Daí que, com a idade que eu tenho (casa dos trinta) isto não me choca. Só vê quem quer. :)

    ResponderEliminar
  13. que coisa horrível dear S! Já vi muitas pessoalmente. Quando era criança, em casa dos meus avós, muitas vezes tinha que segurar o alguidar do sangramento! Yaaak... mas daí a isso ser notícia!

    ResponderEliminar
  14. É algo que não suporto. Os berros do bicho são aterradores. Não concordo com estas tradições.

    ResponderEliminar
  15. eu detesto essas coisas, valha-me Deus inventam cada tradição...

    ResponderEliminar
  16. Bem eu confesso que também eu sou do "campo" e já matei galinhas bem como coelhos, nunca matei porcos nem tenciono. Assisti uma vez a uma matança de um porco e jurei para nunca mais. É para comer sim eu sei, mas não suporto assistir ao seu sofrimento. Lamento mas sou assim...relativamente às galinhas e aos coelhos, também não gosto, mas é a lei da vida é para comer :)
    Relativamente às imagens concordo, não deviam publicar imagens de impressionar as pessoas até porque há quem se babe com elas mas há quem fique horrorizado e não é porque a matança no matadouro é mais chique que parvoíce <.< depende simplesmente da personalidade de cada pessoa capaz ou não de suportar algo assim...Bem como muita gente não suporta ver animais atropelados e completamente esmagados (desculpem lá a imagem) há quem não gosto de ver os porcos a morrer desta forma. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  17. Eu chegava a acordar aflita porque la na minha aldeia, no Inverno a minha rua era palco dessas matanças... E os berros eram algo assustador...

    ResponderEliminar
  18. o grunhido deles é horrivel e infelizmente ouvi e assisti muitas vezes...

    ResponderEliminar
  19. Acho absolutamente horrivel fazer da morte de um ser vivo uma festa.Na terra do meu pai têm esse hábito e-lamento se ofendo alguém-quando os homens vêm da matança todos felizes só me metem nojo.Nojo.Nojo. Eu sei que tudo o que comemos tem que ser morto, mas fazer disso um evento festivo da-me vómitos.Pronto, é isto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura