Avançar para o conteúdo principal

Beagles



Por mais que usem a justificação de que "é preciso, para os avanços da ciência", parte-me o coração saber que há animais que passam os dias, durante anos, fechados em jaulas, a servir de cobaias. Há uns anos, fiz um trabalho sobre uma Faculdade onde leccionavam medicina veterinária. Entrei nas instalações e tinham lá meia dúzia de beagles, como estes, fechados em jaulas minúsculas, com um ar tão triste, tão infeliz, tão desesperado. Nenhum animal merece isto. Nem pela ciência. Se querem fazê-lo, façam, mas "rodem" os bichos, não os deixem lá anos e anos fechados. No final da vida, quando deixam de ter utilidade, ainda os mandam para o canil, onde o fim mais certo é o abate.

Esta associação resgatou cães-cobaia. O vídeo mostra a reacção deles ao lidarem com o mundo exterior, pela primeira vez.

Comentários

  1. Serem que evoluem à custa de outros...

    Pobres animais. A liberdade é de facto o que os animais (nós incluidos) temos de mais precioso.

    :( É triste...

    ResponderEliminar
  2. Cá na minha Universidade não se faz nada disso.

    ResponderEliminar
  3. Não vou ver o vídeo porque já sei que me vai custar horrores. Eu encontro-me no meio desse paradoxo. Adoro animais e acho que os direitos dos animais deveriam ser iguais aos direitos dos seres humanos. Não sei como reagiria se fizessem mal ou se tocassem em algum dos meus cães e quando eles adoecem fico completamente desesperada, como se de um familiar ou de uma pessoa próxima se tratasse. Por outro lado não há nada a fazer em relação à evolução da ciência e a ciência tem que evoluir pelo bem de todos nós. Não é por capricho nem por interesses, é pelo bem de todos nós e pelo avanço do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Nem falo em rodar os animais, mas terem condições para os ter... :| Num sítio com espaço, podem fazer as experiências todas, porque é que eles têm de estar fechados? Não percebo!

    ResponderEliminar
  5. É de partir o coração... quero um destes!

    ResponderEliminar
  6. É claro que não é possível ficar indiferente a este vídeo ou discordar totalmente das tuas afirmações. No entanto existem normas rigorosas que quem faz experimentação animal tem de seguir e as penas para quem não as respeita são, mesmo, pesadas. Claro que há excepções, mas a investigação científica que conheço é criteriosa. Por isso, sou da opinião que é preciso ter cuidado com as generalizações. Eu trabalho com investigação, colaboro em diversos projectos que acredito piamente que fazem a diferença e contribuem para fins muito nobres. A minha realidade é a de animais que são tratados bem, com humanos que se desdobram a pensar nas melhores formas de melhorar o seu bem estar e e se empenham para que sofram o mínimo possível. Esses animais existem por prazos determinados e são eutanasiados de forma indolor (já muita investigação se fez a este respeito) a partir do momento em que estejam em sofrimento. Para isso existe um conhecimento rigoroso dos projectos em curso e da história de cada grupo de animais. E creio que estou a divagar mas com receio de não ser compreendida. Defendo a experimentação animal como sendo necessária, dentro das normas estipuladas pela FELASA e levada a cabo por investigadores treinados. Custa-me, no entanto, ler generalizações. Porque não acredito que garantas que tens uma vida onde não faças usufruto de nada que tenha sido testado em animais. Mas posso estar enganada. Cosmeticos são testados em animais, medicamentos de uso corrente e sem prescrição médica são testados em animais, alguns produtos de higiene são testados, dietas aconselhadas ou inovadoras que se seguem por moda e em massa são testadas em animais, produtos biológicos que aparecem no mercado com promessas de determinados benefícios e que passam a ser adoptados por nós no dia-a-dia foram, muitas vezes, testados em animais.

    Acredito que para quem tem uma primeira experiência negativa cometa o erro de acreditar que é a generalidade. Mas não é, essas são as excepções. Cada projecto aceite é avaliado por uma comissão de ética à qual também pertenço e projectos feitos fora destes moldes morrem na praia, não são creditados. Por isso, acredito que os maiores abusos a animais verificam-se, certamente, fora da actividade científica.

    Desculpa o testamento.

    ResponderEliminar
  7. Nervosinha, eu não escrevi que era contra a investigação com animais. Não o sou. Sei que é necessário... assim como é necessário a investigação com seres humanos, com cadáveres, com muita coisa. No entanto, há uma ideia muito fixa que tenho: sou contra investigação com animais para merdices humanas. Investigação para descobrir curas de doenças, a favor; investigação para medicamentos, a favor; investigação para cosméticos, totalmente contra. Não é uma necessidade, não justifica o sofrimento dos bichos.

    E eu não generalizei, perdoa-me que te diga. Eu VI, com estes meus olhos que a terra há-de comer, os animais em más condições numa faculdade portuguesa. Ninguém me disse. Isso sou totalmente contra. Se querem investigar, ok, mas dêem boas condições de vida aos bichos... arranjem um espaço amplo e dêem um passeio com eles, diário, nem que seja de 10 minutos. Fechá-los em jaulas é desumano.

    ResponderEliminar
  8. Fogo, tão queridos! Chorei a ver isto! (vá, quando se trata de animais não é difícil por-me a chorar :p)

    ResponderEliminar
  9. Até me apetece chorar.....
    Quem faz mal a um animal tão indefeso, meigo, leal e amigo não pode ser boa pessoa, nem em nome da ciéncia.... :)

    ResponderEliminar
  10. Eu acho uma tristeza enorme o que fazem com os animais. Ninguém tem o direito de lhes tirar a liberdade e a ciência pode evoluir de outras maneiras sem necessitar de fazer isto aos pobre animais, que mal nenhum lhe fizeram para sofrerem desta maneira.

    ResponderEliminar
  11. (estou praqui lavada em lágrimas, mulher... caraças...)

    ResponderEliminar
  12. Nós, humanos, é que somos animais!

    Eu faço o que posso para defender os animais, já que vivemos num país em que se luta, há décadas, pelos direitos dos animais e nada, porque 'outros interesses' falam mais alto!

    E já agora: porque é que só fazem experiências em animais irracionais? porque não em humanos, (supostamente racionais)?

    ResponderEliminar
  13. Coitados, nem conseguiam andar quando saíram dos caixotes. É uma crueldade. Custa-me horrores. Normalmente nem vejo os vídeos porque me deixam emocionalmente abalada. Ainda bem que estes tiveram um final feliz.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura