Da asma

Não sei o que se passa, mas ultimamente ando sempre atacada da asma. Antes, tinha de usar a bombinha da asma aí duas ou três vezes ao ano. No último mês, é coisa para ser usada diariamente. Acordo atacada, passo o dia atacada, deito-me atacada. Quando me rio um bocado mais, quando espirro um bocado mais, quando me dá para tossir um bocado mais, quase me dá uma coisinha má. Arre!

Estou aqui, estou a fazer um esforço do caraças para não usar a bomba. É que aquilo provoca-me tremores, quando usada em demasia.

Comentários

  1. Se provoca!!! Aquilo deixa-nos em taquicardia... Grrr Andei uns tempos a ter que fazer isso e odiei!! Que tal uma visitinha ao senhor doutor?! 8)

    Bjinho*

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo... as melhoras menina.

    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  3. Não deve ser muito bom...as melhoras!

    ResponderEliminar
  4. olha, o meu namorado está tal e qual :s e só começou no mês passado a acontecer isso... estranho :(

    ResponderEliminar
  5. não deve ser nada nada agradável... as melhoras rápidas **

    ResponderEliminar
  6. é preciso ter cuidado com essas bombas, pois como deves saber trazem problemas cardíacos associados quando usada em demasia. se não te tens sentido bem o melhor é marcares uma consulta.

    ResponderEliminar
  7. Sei dar valor porque já fui asmática. Disse bem. Fui. Por incrível que pareça superei o problema após ter ficado grávida da primeira vez. É claro que os médicos dizem que mais tarde ou mais cedo ela vai voltar. Mas enquanto não volta deixa-a estar "sossegadinha" porque por vezes é incapacitante.

    Tenta fazer os exercícios respiratórios que sempre atenua um bocadinho.

    N.B - E podes sempre engravidar (até lá vai tentando, ahahahah).


    As melhoras, fofa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não será alergia ao namorado? ahahah

    ResponderEliminar
  9. Isso é da estação. O Outono e a Primavera são as piores alturas para quem sofre de asma.
    Se começares a utiliza-la regularmente vai ao médico porque existe uma bomba, que é a que eu tenho, que não te causa esses tremores e resulta mesmo!
    Mas pode não ser indicada para ti.

    ResponderEliminar
  10. Minha querida S*,

    Vou dizer-te o mesmo que disse a Sue, que existem "bombas" que não provocam tremores, e que se essa te provoca é porque provavelmente usas uma demasiado forte.
    Tenho ainda mais coisas a dizer por isso este comentário vai ser longo.
    Sabes que também sou asmática e por isso percebo um bocadinho do assunto.
    Vou começar por te perguntar que "bomba" é que tu fazes. E isto porque bomba é uma coisa forte (e o ventilan pode caber nesta definição) que se faz normalmente em sos mas que já caíu em desuso. E depois tens as de nova geração (diskus e turbohalers) que fazes diariamente e que são ao mesmo tempo profilaxia e tratamento. Mesmo quando não temos sintomas devemos fazê-las para prevenir que eles apareçam, claro que numa dose menor do que a fazermos quando temos sintomas.
    Depois tens comprimidos (entre os quais está o Singulair e os anti-histamínicos) que também tratam/previnem.
    Outra coisa que te pergunto: és seguida por algum alergologista/pneumologista? É que eu também era cmo tu e fui seguida por uma alergologista que me curou (claro que como eu tenho a mania que sou espertinha, achei que estava curada, deixei de fazer a medicação e de lá ir porque não era barato, e agora não estou lá muito bem) com recurso a medicação diária (que eu continuo a fazer, sobretudo quando tenho crises, mas que reconheço que é essencial).
    Por isso se tiveres dúvidas fala comigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Miss G, querida, uso a bricanyl turbohaler. E realmente fico assim com tremores se a usar mais do que uma vez ao dia. Mas anda-me a fazer tanta falta...

    Não sou seguida por ninguém. Nunca tive asma assim tão frequente... antes tinha uma ou duas vezes no ano um ataque mais forte, ia ao médico, fazia nebulizações e ficava logo boa. Nas últimas semanas é que ando atacada muito frequentemente.

    ResponderEliminar
  12. É incrivel, mas desde que pratiquei natação, até hoje nunca mais tive ataques de asma nem usei bomba e fumo como uma mula.

    ResponderEliminar
  13. Então aconselho-te a que procures um alergologista ou pneumologista. A mim quem me valeu foi uma alergologista, mas há quem se dê bem com pneumologistas, por isso não vou dizer que os alergologistas são melhores. Nunca fizeste singulair nem anti-histamnínicos? São ambos comprimidos. E devemos tomá-los para evitar crises. Sei bem que aquilo que tens agora mais frequente não são proporiamente crises mas que te sentes mais canda e aflita e com pieira mais frequente. Certo?
    E sabes porque é que estás assim? Humidade. Tem chuvido muito e para os asmáticos isso é terrível. Curioso que foi com a tua idade (tenho a idade do teu namorado cmo sabes) que piorei e tive de começar a ser seguida.

    ResponderEliminar
  14. Querida, obrigada pelos conselhos. Se isto não acalmar, vou mesmo ao médico. É uma aflição não poder sair de casa sem levar a bombinha...

    ResponderEliminar
  15. Não quero estar a meter-me na tua vida mas eu ia mesmo. Não tens necessidade de andar sempre com a bomba atrás primeiro porque me parece demasiado forte, depois porque há tratamentos preventivos que te trazem bem-estar. É possível controlar e prevenir a asma sem termos de chegar a estar aflitas. E eu também só descobri isso com a tua idade. Soubesse eu nomes de bons alergologistas aí no Porto e dizia.

    ResponderEliminar
  16. Miss, está na altura de fazer o meu check up anual, por isso vou incluir a asma na lista de médicos a ver. :)

    ResponderEliminar
  17. Desculpa se fui muito chata, mas sei o mau estar que isso, e cmo sei que há formas de o minimizar acho que não tens de passar por esse mal-estar. Dizendo por outras palavras se fui chata foi por amizade. Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares