Avançar para o conteúdo principal

Sugestões da S*


Se passarem pela minha querida e singela cidade, Viane du Chateaux, não podem deixar de ir aà confeitaria do Manuel Natário, provar as bolas de berlim. Quentinhas, acabadas de sair. Com um creme fantástico e cobertas com canela. Uma delícia.

À semana, sei que saem quentes às 17 horas. Ao fim-de-semana, também têm hora marcada (o café é muito concorrido), mas basta passar por lá e perguntar.

O espaço é antigo, preserva o ar antigo e é acolhedor. Eu gosto do estilo... das mesas e das cadeiras velhas, tudo muito apertadinho. O defeito do espaço é o facto de, "nas horas de ponta", se tornar um pouco barulhento. Ah... sim... e têm de esperar um pedaço para arranjar mesa. Mas eu acho que vale a pena, que esperar 5 minutos não é nada do outro mundo e que os bolos, empadas, salgados e afins valem bem a pena. :)

Por lá já passaram Jorge Amado e a mulher Zélia Gattai, tornando-se bons amigos do proprietário e fundador, Manuel Natário, falecido em 2003.

Já se sabe, até a confeitaria tem um grupo no Facebook. :D

Comentários

  1. Assino por baixo! :D
    As bolas de berlim são realmente muito boas!!!

    ResponderEliminar
  2. e o croissant com chocolate do caravela? E os jesuítas da leitaria do Carmo?
    Viana tem os melhores bolos de Portugal :D

    ResponderEliminar
  3. que maldade ... fiquei com água na boca e é tãããão longe :P

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da Viane du Chateux apesar de ter feito só uma breve passagem vindo The Lime Bridge!! :P

    ResponderEliminar
  5. Já lá estive na fila atrás do Pedro Abrunhosa xD

    ResponderEliminar
  6. que saudades de uma bola de berlim do Manel Natário,para aí á uns 3 anos que não como nenhuma.
    para mim são as melhores bolas de berlim do mundo!!!!!
    tenho que ir a Viana matar saudades das bolas de berlim, da familia e amigos, é o melhor. :)

    ResponderEliminar
  7. Aiii senhorrrrrrrrr, vou dar cabo de ti, ontem mostras a francesinha, hoje as bolas de berlim....é a gozar com quem está longe e não pode :P

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com água na boca... um liugar perigoso para quem quer manter a linha ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Querida S*, eu vou lá buscar as famosas bolas e as empadas de pato que também são deliciosas.
    Geralmente, aproveito para comer mesmo na praça, ali ao lado, nos degraus do chafariz. ;)

    ResponderEliminar
  10. S', a leitaria do carmo tem realmente bolos muito bons. Adoro as fatias gigantes de chocolate.

    ResponderEliminar
  11. The Lime bridge... ahahah Adorei!

    ResponderEliminar
  12. Hummm.. que vontade de comer uma =)

    beijos**

    ResponderEliminar
  13. Já ouvi tanto falar dessas bolas que tenho imensa vontade de lhes ferrar o dente! Pode não ser em breve, mas vou prová-las de certeza =).

    ResponderEliminar
  14. São uma delícia, únicas :) Cada vez que vou a Viana não 'escapam' e na minha última visita a Portugal também não escaparam:

    http://agre-e-doce.blogspot.com/2011/08/fim-de-semana-em-viana.html

    Curiosamente, quanto ao grupo do Facebook, a foto que o ilustra foi tirada por mim... e colocada aqui:

    http://lodonocais.blogspot.com/2008/11/coelhos-canela-casamento-congresso.html

    ResponderEliminar
  15. Eu falei toda a semana nas bolas e tu agora pões uma foto!?!? Maldade!!!

    Amuei...quero tanto!!!!

    ResponderEliminar
  16. Dulce, e viva as coincidências! É pena que não refiram a autoria da foto, contudo.

    Maria Mariquitas, não é maldade... é solidariedade na gulodice. :D

    ResponderEliminar
  17. E sei que não são apenas as bolas a única maravilha... é um não mais acabar de delícias!!! beijo

    ResponderEliminar
  18. eu acho uma profunda maldade falarem de coisas tão, mas tão boas como as bolas de berlim, os croissants, os jesuítas (que adoro!). só de pensar até salivo :) e já agora, nada de fotografias a mostrar estas delícias, sim?

    ResponderEliminar
  19. Em "terrinhas" onde não há mais nada para fazer, é assim.
    Domingo de manhã é a missinha e de tarde é esperar meia hora numa confusão do catrino, para comer uma bola cheia de calorias.
    Tenho pena de ti.
    Ahahahahah
    Não tenho nada. Tenho pena de viver numa terra descaracterizada, sem puto de interesse e de não poder desfrutar da vida ainda mais ou menos sossegada de uma cidade pequena.
    Acho que nunca vou conseguir...

    ResponderEliminar
  20. Acreditas que nunca fui lá comer as bolas de berlim? Vergonhoso!

    ResponderEliminar
  21. nunca fui a viana do castelo mas quando for isto vai ser certamente paragem obrigatoria :| que ar delicioso!!!

    ResponderEliminar
  22. nunca fui a viana do castelo mas quando for isto vai ser certamente paragem obrigatoria :| que ar delicioso!!!

    ResponderEliminar
  23. Não sou muito de bolas de Berlim (Sonhos é o nome que se dá por cá), mas um café com bolo caseiro vai muito bem.

    ResponderEliminar
  24. Nem de propósito, não conhecia as Bolas de berlim do Natário e hoje falaram-me delas a primeira coisa que fiz foi comer uma com o namorado. :D
    Tão boas.

    ResponderEliminar
  25. É vero S. passei lá uma vez e quando as vi olha até babei tive que comer uma, nunca tinha provado bolas de berlim com canela, até porque não sou grande apreciadora de canela mas depois de exprimentar adorei, muito boas... acho que um dia sou menina de lá ir de proposito só para comer a bela da bolinha ,o) beijinho

    ResponderEliminar
  26. Mary, tenho vergonha na cara, daí não comer duas... porque vontade não me falta. ahahah

    ResponderEliminar
  27. huummmm.... que vontade! Só fui, que me recorde, uma vez a Viana do Castelo. Gosto muito dos bordados, aliás, adoro mas não posso ter nenhum... buááá... mas olha que estas bolas também "mi gustam mucho"!!

    ResponderEliminar
  28. uma boa dica, já que agora moro pertinho de viana :)

    ResponderEliminar
  29. Bem, já venho atrasado, mas espero que ainda tenha sobrado uma bolinha para mim!
    Fica marcado no mapa, quando for aí terei mesmo que visitar!
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura