Avançar para o conteúdo principal

"Panicando" (ou seja, em pânico)

Já tem data, já tem hora, já tem lugar. Desta não me escapo, tenho mesmo de apresentar a tese. Oh céus, nestas alturas queria tanto ser uma mulherzinha desembaraçada, sociável e conversadora. Em vez disso, já sei que não vou dormir de noite. Sei que vou falar à velocidade da luz, para despachar a coisa... Sei que vou engasgar-me, que me vai dar uma branca, que vou ficar vermelha que nem um tomate. Sei, sei e sei. Porque é sempre assim.

Ao menos, as amigas já disseram que vão tentar aparecer, para dar apoio. Nem que apenas uma conseguisse ir (durante o dia, hora de trabalho... duvido), já era muito reconfortante. :)

Comentários

  1. Boa sorte! Realmente são uns nervos incríveis, mas a antecipação é sempre pior do que a realidade.

    ResponderEliminar
  2. tem calma. um bom power point com as palavras chave todas é essencial! sobretudo porque realmente é um momento enervante. Outra coisa é uma cábula. Eu fiz uma coisa que te pode ajudar. Só temos um determinado tempo para apresentar. Não sei como são estes mestrados integrados agora, mas nos pré-bolonha tinhas 20 minutos certinhos. Eu gravei a apresentação. Portanto treinei-a umas 3 vezes. Até conseguir dizer tudo naquele tempo. E depois tinha o power point e fui encurtando até acertar exactamente no tempo, dizendo tudo e sem me tornar chata. Houve uma coisa que o meu orientador me disse que pode ser bom para ti tb e reténs na memória: ninguém conhece a tua tese como tu, foste tu que a escreveste. Faz isso: grava a apresentação e treina! E depois lê bem a tese porque podem existir perguntas macacas. Mas mantém sempre isso na cabeça: não te podem perguntar nada que não esteja na tese! e ninguém a conhece como tu, por isso de certeza que saberás responder a tudo. Se precisares de alguma coisa manda-me um mail :)

    ResponderEliminar
  3. Terás apenas de não te esquecer de uma coisa, respirar! Respira fundo e verás que tudo vai sair na perfeição!

    ResponderEliminar
  4. Gostei do verbo panicar. Boa!

    Que vais ficar um tomate isto vai.

    Já eu prefiro que não me assista. No início as minhas mãos ficam geladas depois me acalmo e nem sinto. Sou desembaraçada para falar em público. Já no sábado será mais uma apresentação em congresso.

    O que poderias fazer é ir treinando e inscrever seu trabalho em congresso para ficar afinada. Essas apresentações servem para desembaraçar. Se tivesse por ai te dava uma força e assistia.

    Como dizem no futebol, ¨vai que tua Tafarel¨. Já é tua... é golo na certa.

    ResponderEliminar
  5. Vais ver que vai correr bem! Olha eu penso sempre assim e nos primeiros dois minutos, é mesmo assim... vermelha, sorrisos que não quero, suor nas mãos... Mas depois passa e fico à vontade! Por acaso tenho sorte porque tenho uma boa voz para apresentar os trabalhos: falo alto e não se nota o nervosismo :)
    Uma coisa que nunca desaparece são os gestos estúpidos que faço com as mãos... farto-me de as esfregar! :)

    Mas vai correr bem, boa sorte!*

    ResponderEliminar
  6. vais ver que corre bem. um bocadinho de estudo e confiança... o principal já está feito :)

    ResponderEliminar
  7. É verdade antes acontece sempre isso, não dormes, ficas ansiosa, no dia a voz até é capaz de tremer, mas depois corre bem porque sabes o que fizeste, e não erras nada, afinal é o teu trabalho. O ano passado quando apresentei a minha fizeram mais comentário e pequenas correcções do que propriamente perguntas. Boa sorte para ti:)

    ResponderEliminar
  8. Apresenta à família e ao namorado para treinar! :)

    ResponderEliminar
  9. Filipa, óptima sugestão... eu vou ter meia hora, o que é imeeeeenso tempo! Vou tentar gravar. :)

    ResponderEliminar
  10. Quando comecei a ler pensei que fosse o casamento ;)

    Vá, força ai, tenho a certeza que és mulher para isso e para muito mais.

    ResponderEliminar
  11. Os métodos nunca são iguais para todos... Ultimamente tenho feito algumas apresentações (e em inglês) em Congressos... E eu DETESTO apresentações... Como eu entro em pânico profundo, imprimo os slides e escrevo por tópicos tudo o que quero dizer... Depois leio trintaaaaaa vezes e apresento em voz alta outras trinta! :) Nós podemos saber tudo mas se não falarmos em voz alta, parece que as palavras nem saem!!! :) Força e vais conseguir!!! ;)

    ResponderEliminar
  12. quando chegar a minha vez não quero lá ninguém. dentro da sala só vai estar quem tem obrigatoriamente que estar.

    ResponderEliminar
  13. Karma, inspira... expira... repete várias vezes e pensa que vai correr tudo bem... pois vai mesmo.
    Força.

    ResponderEliminar
  14. Vais ver que as amigas vão estar todas neste teu momento. :)

    ResponderEliminar
  15. Desejo-te toda a força do mundo e que corra tudo pelo melhor! Depois conta-nos como foi, pois vou passar pelo mesmo em breve -.-

    P.S.: para te animar um pouco...dei-te um selinho! ;-)

    ResponderEliminar
  16. É mesmo tramado isso :/, também me acontecem esses sintomas nesses casos. Podes sempre tomar um daqueles comprimidos que tira a ansiedade para te ajudar a descansar no dia anterior ou assim, ou entao mesmo comprimidos para dormir no dia anterior para estares mais fresca no dia da defesa. Boa Sorte ;)

    ResponderEliminar
  17. Tem muita calma e vai tudo correr bem!
    Confia em ti ;)

    ResponderEliminar
  18. não costumo "panicar" em apresentações (estava tramada!) mas percebo o teu receio. tens apenas receio de falhar. é normal, não te culpes. estuda a tua tese de forma tranquila. afinal, como já se escreveu aqui, só tu é que a conheces. não explores assuntos que não domines e concentra-te nos pontos fulcrais que podem ser abordados pelo júri. confiança acima de tudo e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  19. Oh Valha-me a Santinha!!! Uma mulher da rádio, assim??! Não pode... 8)

    ResponderEliminar
  20. Vai correr tudo bem, se conseguiste sobreviver até aqui...
    bj**

    ResponderEliminar
  21. Vai correr bem :) relax. Tenides uno selo im mi bluego... just to say ;)

    ResponderEliminar
  22. Quem é que disse que têm que acontecer essas coisas todas?
    Porque é que não pode simplesmente correr maravilhosamente bem?
    Vá.... bebe um cálice de Porto... e dá-lhes com força!

    ResponderEliminar
  23. Não te vai dar branca nehuma!!! boa sorteee!

    ResponderEliminar
  24. Eu, que sou uma pessoa bem relaxada, nisso sou exactamente igual! Com a diferença que proibi amigos e família de se atreverem sequer a ir assistir:P Fui só eu e o júri, que no fim de contas foi impecável comigo:)

    Vai correr bem ;) Uma boa preparação e boa sorte:)

    ResponderEliminar
  25. Vai correr tudo bem, não vale a pena os nervos, ninguém sabe melhor sobre o teu trabalho que tudo.

    ResponderEliminar
  26. Visão filtrada: olha para os gaijos e pensa em tópicos. Controla o tempo. Respira! Não digas tudo. Nunca se diz tudo (há sempre uma pergunta rasteira)...

    Dá-lhes com a alma!
    Sorte.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura