Avançar para o conteúdo principal

Das coisas que me assustam

Ontem, a imprensa internacional foi muito marcada por duas penas de morte. Um branco que matou um preto e um preto que matou um branco. Crimes alegadamente racistas... apesar de eu achar que lá porque há mistura de raças, não é certo que se trata de racismo.

Mas não é isso que me assusta (apesar de também me assustar a ideia de as pessoas se matarem por causa da raça). Um dos condenados à morte, antes de morrer, reiterou inocência.

"Já deitado na maca onde foi executado, o norte-americano ergueu a cabeça e olhou directamente nos olhos a família do polícia morto em 1989, por cuja morte foi condenado e executado, depois de passar 20 anos no corredor da morte.

'Quero falar com a família MacPhail. Não fui responsável pelo que aconteceu naquela noite. Não tinha uma arma. Não fui eu que tirei a vida ao vosso pai, filho e irmão', disse Troy Davis, dirigindo-se à viúva, filhos do casal e mãe do polícia, todos presentes na execução".

E continua...

"Minutos depois foi-lhe administrada uma injecção letal. Foi pronunciado morto às 23.08 (04.08, hora de Portugal continental). Com a morte de Troy Davis, não morre o caso, eivado de dúvidas (ok, eu traduzo, contaminado por dúvidas*), e ganha novo fôlego, a luta contra a pena de morte nos EUA e no Mundo, que acompanhou o caso de forma intensa."

JN

Apesar do caso estar marcado por dúvidas, mataram-no na mesma. Sou só eu a achar isto totalmente impensável?


* Mas quem raio se lembrou desta palavra? Não se usa em jornalismo.

Comentários

  1. Eu li há pouco a notícia da execução e fiquei com a mesma sensação estranha.

    Eu não sou nem a favor nem contra a pena de morte com aqueles argumentos tradicionais. Uma pessoa que tira a vida a alguém merecerá um castigo exemplar mas não sei se morrer depois de estar no corredor da morte será pior do que permanecer a vida inteira numa prisão.

    Mas o que assusta é mesmo a irreversibilidade da pena. E é certo que uma pessoa que mata alguém poderá ter a pouca honestidade de continuar a mentir, mas também pode não estar a mentir.

    É uma questão muito ambígua mesmo. E para quem tem um pingo de saúde emocional é complicado não se deixar influenciar por descrições como esta, dos últimos momentos da vida desta pessoa, pensando que ele poderia estar a falar realmente verdade.

    ResponderEliminar
  2. Eu não concordo com a pena de morte. Ninguém tem o direito de tirar a vida a outro ser humano. Neste caso então, acho que é uma injustiça, uma vez que não é certo que o individuo seja culpado.

    ResponderEliminar
  3. o sistema de justiça amaricano é uma treta.

    começa logo pela forma como todo o processo é conduzido.

    cada parte fica com a responsabilidade de trazer para o processo aquilo que dá jeito, logo, começa-se com um inquérito totalmente deturpado, pois a parte que quer acusar vai tentar tudo por tudo para ter lenha para a fogueira.

    fica na responsabilidade do arguido arranjar provas que contrariem as outras provas.

    o contraditório é feito de forma muito estranha.

    depois, são 12 artistas que nada percebem de justiça, que vão decidir se o arguido é culpado ou inocente.

    mais do que as provas apresentadas, a forma como se convence aqueles 12 cromos é que de facto interessa, o que nos leva a perceber que facilmente a justiça é influenciada, basta num julgamento de um negro, o júri ser todo branco, para meia decisão estar tomada.

    quanto às condenações, é curioso ver que alguns estados que aplicam a pena capital, não mais fazem que se recusar a não aceitar a evolução do direito penal, que antigamente aplicava a lei de Talião (teoria retribuitva) em relação àquilo que hoje internacionalmente se tenta fazer que é a ressociabilização do arguido.

    vendo que aquele país é dividido em estados, que cada estado faz e decide como quer e bem apetece as injustiças são mais que muitas.

    ResponderEliminar
  4. american way. Eu acho que todos os condenados deveriam trabalhar para o Estado, em obras públicas, etc., enquanto cumprem a pena. Com o avanço técnico (adn, etc.) muitos casos seriam revistos e a verdade reposta.

    ResponderEliminar
  5. Olha, li a mesma noticia no JN hoje de manha. Se não te importas, vou referenciar o teu texto e comentá-lo no meu blog, e vai ser um comentário grandalhão xD

    ResponderEliminar
  6. Faz-me confusão que se faça a alguém aquilo pelo qual essa pessoa é condenada. É brincar aos deuses.
    Acho que o sistema que temos não será o melhor. Meter a bandidagem toda junta, não sei até que ponto será muito inteligente e acho até que deveriam ser úteis à sociedade, mas isso são outras cantigas.
    Já me argumentaram inúmeras vezes que se a pessoa condenada à morte tivesse assassinado alguém que me era querido, talvez eu pensasse de outra forma. Não acredito, mas talvez, não sei e não pretendo saber.
    Mas não me parece uma coisa deste século. Ainda para mais nestes casos em que há dúvidas, não entendo. E, o facto, é que muitas serão as vezes em que não há certezas absolutas.
    Faz-me lembrar um filme que adorei ver, que segundo o google se chama "The life of David Gale" e que dá que pensar...

    ResponderEliminar
  7. Marta: Ninguém têm o direito de tirar a vida a ninguém? É certo, tens muita razão. Mas se uma pessoa quebra essa "lei" e mata outra porque razão havemos de ter pena dela? Cada caso é um caso, mas eu acho que não se deve por de parte a pena de morte porque "ninguém tem o direito de matar ninguém.

    S*: este caso em particular deixa dúvidas sim. Muitos portugueses dizem que a justiça em portugal devia ser como a dos EUA, eficaz. Mas o que muita gente não sabe é que aquela justiça rápida e eficaz nem sempre é justa. Uma grande contradição nesta frase porque supostamente não deveria haver justiça injusta, mas a verdade é que isso acontece com alguma frequência por lá. E irreversibilidade da pena é algo que os americanos deviam estudar melhor.

    ResponderEliminar
  8. Eu sou a favor da pena de morte apenas e quando não há dúvidas.

    E acho que em Portugal deviam rever COM URGÊNCIA o sistema penal, porque andamos a brincar à Justiça!

    Em relação aos crimes supostamente racistas, deixa-me dizer-te que, ao contrário do que se pensa, a multi-racialidade gera racismo e xenofobia. Uma situação emergente na (velha) Europa...

    ResponderEliminar
  9. Isto é tão triste!
    E mesmo que fosse culpado... Temos o direito de pagar com a mesma moeda?
    Eu sou contra a pena de morte. Digam o que disserem.

    ResponderEliminar
  10. É triste estarmos no século XXI e ainda assistirmos a cenas dessas, pelo menos nessas coisas o nosso país é melhor, fomos um dos primeiros da Europa (julgo eu) a abolir a pena de morte! E tipo, sem terem a certeza mataram-no, se calhar era mesmo inocente mas enfim não é a primeira nem a última que algúem é condenado (com ou sem pena de morte) sem culpa!

    ResponderEliminar
  11. Obama, obama, muito prometes ao mundo!

    ResponderEliminar
  12. Eu não sou a favor da pena de morte... defendo mais rapidamente a prisão perpétua. Mas também não sou contra porque cada caso é um caso e há animais que não fazem falta ao mundo. No entanto, num caso com dúvidas, parece-me ridículo matarem a pessoa. Deixavam-no na prisão eternamente, mas não o matavam.

    ResponderEliminar
  13. não só a favor da pena de morte... ninguem tem o direito de tirar a vida

    ResponderEliminar
  14. Eu ouvi isso ao despertar e até julgava que tinha acordado na Idade Média!!

    ResponderEliminar
  15. Daí eu ser contra a pena de morte, abrindo excepção somente para os políticos, porque esses, só por serem políticos têm a culpa assegurada!

    ResponderEliminar
  16. Por se ter dúvida as investigações teriam que continuar até se ter a mais absoluta certeza. Mesmo dentro do critério pena de morte é a banalização da vida, já que não se tinha certeza na condenação. Absurdo.

    ResponderEliminar
  17. Sou totalmente contra a pena de morte. Facilmente coloco-me no lugar da viúva, da mãe, dos filhos daquele que foi assassinado, violado torturado e, como ser humano que sou, cheia de defeitos, compreendo o desejo de vingança e o pedido de morte do suspeito. Mas, e se aquele que se matou para vingar um crime, for inocente? Mata-se um inocente apenas para saciar a sede de vingança? Não me parece correcto! Além disso, mesmo assumindo que a pessoa é culpada, será que não tem direito a uma oportunidade? Quantos cometem crimes horríveis e depois se arrependem e procuram viver as suas vidas na tentativa de compensar a sociedade e os lesados?! Sou contra, completamente contra a pena de morte. Os Estados que a mantêm querem ser mais papistas do que o Papa!

    ResponderEliminar
  18. Tal como já foi dito... cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
  19. Fiquei chocada agora. Eu sou grande fã dos Keane e o baterista, o Richard, andava muiytas vezes com t-shirts a dizer "I am Troy Davis" e era um dos grandes ativistas pela causa dele. Não há provas nenhumas de que foi ele a matar o polícia e mesmo assim mataram-no :(

    ResponderEliminar
  20. Li que SETE, SETE pessoas mudaram o seu testemunho. Que um dia diziam que era culpado, no outro dia já era inocente. Mete-me nojo este tipo de justiça.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura