Avançar para o conteúdo principal

Dos filhos

A reportagem da jornalista Ana Leal, da TVI, que acabou de dar, foi a coisa mais triste. A mãe chorou. Eu chorei. A dor de um pai que perde um filho. Nem quero imaginar.

Depois lembrei-me que tenho uma mãe que me foi buscar ao trabalho, apesar de eu ter guarda-chuva, "porque está a chover". E que tinha um bolo de maçã quentinho, a sair do forno quando cheguei a casa. Um bolo tamanho XXL, que ela fez grande de mais para que a minha irmã, que já vive com o namorado, pudesse levar metade do bolo para casa dela. Custa horrores imaginar que um dia, por alguma sacanagem da vida, ela possa conhecer a dor que é perder um filho.

Comentários

  1. eu também chorei; eu e a minha mãe :'s

    ResponderEliminar
  2. Nem digas nada!!! Fiquei lavada em lágrimas!!

    ResponderEliminar
  3. é muito triste:(
    http://atulipaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Já corri esse risco... :( Tanta dor... A vontade de sentir eu a dor dele...

    ResponderEliminar
  5. Ainda não sou mãe, mas tenho a plena consciência que perder um filho é uma dor inimaginável. Por muito que se diga que se compreende e que se sabe que custa, nunca saberemos realmente antes de nos acontecer a nos.

    ResponderEliminar
  6. Uma vez mais estou desactualizada mas como mãe posso dizer que não pode haver dor pior do que a de perder um filho.

    ResponderEliminar
  7. Vi. Vim aqui à blogosfera ver se alguém falava disto. Pois bem, toca qualquer um. Foi uma reportagem muito forte e que facilmente levaria alguém a chorar. Falou de todos os casos possiveis, um acidente, doenças, um suicidio, morte por droga. Não sei se reparaste mas logo o primeiro entrevistado tem um blogue. Já por lá passei.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso vi essa reportagem, vi-a com o meu pai. Ele no computador bem se fez de despercebido, mas eu bem sei como ele me abraçou no dia em que telefonram a dizer que tinha morrido (brincadeira do dia das mentiras).

    ResponderEliminar
  9. A perda de alguém é sempre horrível. Mas tento imaginar e acho que não deve haver coisa pior do que perdermos a pessoa que nasceu de nós, seja fisicamente seja de coração.

    Tenho uma mãe como a tua. Essa que faz o bolinho a mais, que se sacrifica em silêncio e para quem a maior recompensa é ver-nos bem. Já vi a minha mãe fazer de tudo, até suportar dor física calada para eu estar calma. E sei que aquelas mães dariam a vida pelos filhos, como as nossas. É cruel demais tudo aquilo.

    Não consegui ver.

    ResponderEliminar
  10. ='( foi uma reportagem que me deixou sem palavras.
    Já o meu pai diz "nós sonhamos transportar a alcofa do filho, não o caixão"

    ResponderEliminar
  11. Deve ser a coisa mais triste é um pai/mãe ver a vida ter uma volta no sentido normal. Sendo o sentido normal pais -> filhos, quando as coisas se invertem deve ser horrível; não vi a reportagem, mas sei de casos em que as coisas não foram nada fáceis.

    ResponderEliminar
  12. pois eu optei por não ver... quando ouvi falar da reportagem deu-me um nó e pronto... fiquei por ali!

    ResponderEliminar
  13. bem , sendo assim (uma pit@ chorona) ainda bem que não vi :/

    ResponderEliminar
  14. gostava de ter visto a reportagem... só tomei conhecimento da existência agora

    ResponderEliminar
  15. Já tinha visto a reportagem quando ela passou em 2005. Vi-a, ontem, novamente e fiquei com um nó na garganta outra vez. Não sou mãe, mas imagino a dor lancinante que deve ser perder um filho. A minha avó (que tem 92 anos)perdeu um filho bebé, que lhe morreu nos braços enquanto se dirigia para o médico. Voltou para casa com o menino morto... Mais tarde, há 6 anos, perdeu outro que lhe foi levado pelo cancro... E a expressão que eu vi nela, quando lhe dei a notícia, é indescritível...

    ResponderEliminar
  16. Vi ontem essa reportagem e emocionei-me tanto....
    Tenho comigo.... uma mãe que passou por isso.... é indescritível essa dor, só mesmo quem passa por ela sabe definir.
    Admiro tanto quem vive com isso e consegue continuar a caminhada com um sorriso nos lábios.... é do mais admirável.

    ResponderEliminar
  17. pensei no msm enquanto via a reportagem
    nem quero imaginar a dor que deverá ser, mas ao mesmo tempo sinto-me egoísta pois n me vejo a perder os meus pais...
    Bjs*

    ResponderEliminar
  18. Ainda bem que não vi. Nem quero imaginar tamanha dor. Preferia morrer também.
    Bj**

    ResponderEliminar
  19. Acho que é pior dor que alguém pode ter.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura