Avançar para o conteúdo principal

Da comida (e dos casamentos)

Adoro os nomes dos pratos dos casamentos. Primeiro prato, invariavelmente bacalhau. Com verduras, que é para ainda ser mais enfadonho. Mas não é só bacalhau, chama-se "lâminas de bacalhau fumado em azeite e alho com saladinha de todos os legumes do gaspacho". Imponente.

A carne é "lombinho de porco tostado sobre guisado de couve e miga de batata". Cansa só de ler. A sobremesa também é algo do outro mundo, "vulcão de chocolate com creme de framboesa" ou mariquice do género.

Se não tivesse vergonha, no dia do meu casamento punha como prato principal, lasanha. Como segundo prato, Bacalhau à Gomes de Sá. Como sobremesa, cheesecake e apple crumble. E salada de frutas. E bolo de chocolate brigadeiro. E bolo de bolacha com manteiga. E era isso.

Comentários

  1. E digo-te que era espectacular. Se fosse convidada iria comer até não poder mais :D

    ResponderEliminar
  2. Eu só dispensava o bacalhau (que detesto e todos os casamentos têm), de resto? a lasanha parece-me muito bem.
    Bj**

    ResponderEliminar
  3. Essa é uma das coisas que nunca percebi: o facto de todos os pratos confeccionados pro dia do casamento terem sempre nomes tão compridos.

    ResponderEliminar
  4. Quero ser convidada para o teu casamento. :P

    ResponderEliminar
  5. Então não te esquecas de me convidar para o teu casamento, para eu ir lá encher o buxo ehehe

    ResponderEliminar
  6. Posso ser convidada?:P É que adoro lasanha!!! E achei a ideia super original, portanto agora só te falta a coragem

    ResponderEliminar
  7. apoiado!! (oh pra mim já a fazer-me de convidada :D)

    ResponderEliminar
  8. Olha que bem! Menu aprovado!
    Bora lá criar uma moda nova nos casamentos (mas começa tu que eu nem namorado tenho, boa :p?)?

    ResponderEliminar
  9. Não te esqueças do bolo dos noivos! lol

    Jinho*

    ResponderEliminar
  10. eu adoraria ... ao menos era comidinha boa ;)**

    ResponderEliminar
  11. Todos iriam adorar o seu casamento.

    ResponderEliminar
  12. e era a melhor ementa de sempre. quando vou a casamentos nunca como nada de jeito.. nas entradas? há sempre chouriços, presuntos, etc, etc. eu como bolinhos de bacalhau, coxinhas de caranguejo e, quando estou para lá virada, rissóis.
    vem o bacalhau: queres provar? prova do meu, anda lá.
    e a carne? como a parte 'bonita'. o que me dá forças são mesmo as frutas à sobremesa, o resto passa ao lado

    ResponderEliminar
  13. No meu, tive bacalhau assado com batatas e lombinhos de porco com arroz, foi barato, bom e comeu-se bem! Eheh. *

    ResponderEliminar
  14. LOL, de facto. Eu comecei 2011 logo em grande, com um casamento no dia 2... e ainda andava enfastiada de bacalhau e afins, e lá voltei a comer bacalhau novamente...

    ResponderEliminar
  15. LOL...olha eu estaria lá caída na mesma. Não gosto cá de mariquices e uma vez que ainda não casei posso garantir que assim que o fizer, vou escolher a própria ementa. Não vai haver lasanha mas também não vai haver lascas de bacalhau..

    ResponderEliminar
  16. O bolo de brigadeiro e o cheesecake chegavam para me convencer :)

    ResponderEliminar
  17. O dia de casamento é um dia especial por isso os prato requerem um nome todo virado para o futuro. Já imaginaste o pessoal a ver o nome dos pratos se fosse : Bacalhau com batatas a murro e legumes, Frango assado com batatas fritas, Gelatina de morango, Bolo dos noivos. Pessoalmente não teria nada contra até porque gosto das 4 coisas (inclusive o teu menu) mas há sempre pessoal que gosta dessas triquitrices no nome dos pratos.
    Beijoca :)

    ResponderEliminar
  18. Por essas e por outras é que no meu casamento ninguém soube o nome dos pratos :p
    E a sobremesa foi um doce que é especialidade da minha mãe :)

    Quanto ao teu menu, tu e o noivo é que decidem. Se querem lasanha e bacalhau à Gomes de Sá, não vejo mal nenhum!

    Quanto aos nomes compridos, em Inglaterra são quase todos assim nos restaurantes. É preciso ler com muita atenção porque um prato com 3 linhas pode ser simplesmente fish and chips ;p

    ResponderEliminar
  19. Concordo,mas juntar "Vulcão" e "Chocolate" na mesma frase parece-me estupendo :))

    ResponderEliminar
  20. Realmente é bem verdade! A comida é sempre a mesma mas os nomes cada um mais pipi que o outro...Só faltou ai a carne assada com ameixa que tambem ganha um nome todo xpto loool

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Oh, casamentos...! Descobri há dias que já tenho lá pro Verão (porque toda a gente quer casar no Verão (vá-se lá saber porquê)) e ainda não me consegui esquecer das Batatas "qq coisa especial" do que tive há 4 meses. "Ele" só me dizia "isto não é batata, é peixe frito em circulo!"

    Enfim

    ResponderEliminar
  22. É o teu dia escolhes o que quiseres em concordância com a tua cara metade :)

    Ainda bem que aboliste o porco pois sou alergica ;)))

    ResponderEliminar
  23. Estou convidada?

    Agrada-me o menu :)

    ResponderEliminar
  24. Estás pois, Mimi. E traz a tola da Petra contigo.

    Ah... espera... falta ser pedida em casamento! :D

    ResponderEliminar
  25. E MAQUILHO-TE esqueceste deste pequeno GRANDE pormenor :)

    Quiça esse pedido não tarde muito ;)

    ResponderEliminar
  26. Já fui a um casamento em que o prato de peixe era salada russa com filetes. Que mal tem a lasanha? Porque é que a comida dos casamentos tem que ser supostamente chique?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura