Avançar para o conteúdo principal

"Posso passar à frente menina? Estou cheia de pressa"

Os velhotes gostam imenso de passar à frente nas filas. Não sei porquê, mas estão sempre com pressa. No supermercado, há uns dias, pediram-me para me passarem à frente porque "era só um pacote de massa para o jantar". Eu, com o meu pacote de chá e um chocolate, realmente tinha muito mais. Mas lá foi na frente, que eu não gosto de dizer que Não a velhotes.

Agora, na clínica, uma velhota espeta-se na minha frente "só para fazer uma pergunta" e, basicamente, levantou análises e fez uma meia dúzia de perguntas. E eu estava lá... para levantar análises. As velhotas é que têm esta mania, os senhores por acaso não são peritos na arte de passar à frente nas filas.

Apetece mesmo perguntar... está com pressa pra quê? Não é que vá trabalhar...


Sem maldade, mas é uma mania pra lá de irritante.

Comentários

  1. Eu tb não gosto nada... Mas oh pah são pessoas mais velhas eu acabo sempre por desculpar!

    ResponderEliminar
  2. Podes crer. É a mesma coisa quando ouço sempre velhotes a remoer nos transportes públicos por causa de pessoas mais jovens não lhes cederem os lugares. Geralmente nem me sento se não houver mais um lugar livre, já por causa dessas coisas. Mas sempre que ouço essas tretas de conversas fervo. Mas as pessoas sabem lá se uma pessoa mais jovem que está sentada por acaso não é mais doente que elas mesmas?! É que muitas nem pedem, nem perguntam, nada... Toca de passar atestados de má educação. E eu aí apetece-me partir-lhes a cara, apetece pois.

    ResponderEliminar
  3. E nos correios, nos bancos... e onde mais te possas lembrar. É sempre a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Também não gosto quando me acontece, mas a mim a maior parte das pessoas que me passa à frente nas finanças e afins até são jovens.
    Tem-me acontecido sempre é no Lidl dizerem-me para passar à frente. Estou sossegada na fila e dizem-me: "oh menina se é só isso passe, por favor". Pelos vistos tenho muita sorte!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Tão com pressa para ir mudar o saco da algalia, não percebes mesmo nada :P a idade já não perdoa... xD

    Na brincadeira. Beijo ^^

    ResponderEliminar
  6. há-de ser sempre assim. enfim, o que se pode fazer? como são pessoas idosas desculpa-se..

    ResponderEliminar
  7. Pois, eu pura e simplesmente estou-me a cagar positivamente para isso. Sejam velhos ou novos. Há filas, pois que se respeitem as ditas. Como é óbvio, se estiver numa fila de supermercado com um carro carregado de compras e a pessoa atras de mim tiver 3 ou 4 coisas, se me pedirem, é com gosto que deixo passar. Mas fora isso não. E falo se me sentir enganado. Pois claro que falo!!! ;)

    ResponderEliminar
  8. Por norma não dou a minha vez a ninguem a menos que seja uma "urgência muito urgente". Também não pretendo usar essa técnica quando for mais velha e muito menos fazer como uma senhora indignada porque tinha mais do que fazer do que esperar na fila para comprar pão. Não isto não foi contado, eu assisti à cena. Só mesmo à bofetada!!

    ResponderEliminar
  9. QAi concordo! Que aborrecimento, velhos de um raio!

    ResponderEliminar
  10. A presa deles é para fugir...da morte...

    Eles sabem. Um dia saberás. É uma maneira de espantar o destino. Em vão. Um dia são apnhados...


    Sem segundas intenções...Podes ler um texto sobre a velhice, no meu blog...

    Chama-se (Velho) estorvo...

    Não sou piegas em relação aos velhos. Mas é nojento como são tratados. Pior: esquecidos.

    ResponderEliminar
  11. Também não gosto, mas facilito...Quando chegar à idade deles também vou gostar que me facilitem a vida, hehe...

    ResponderEliminar
  12. eu não me importo de deixar passar um velhote a frente se tiver mesmo que ser mas odeio ser enganada. ainda no outro dia uma velhota (em perfeitas condições de saude) pediu-me para me passar a frente na fila do supermercado porque tinha uma missa para ir, eu deixei passar, mas que raio de missa ia a senhor a um dia de semana, às 4 da tarde e ainda por cima em vez de se despachar põe-se à conversa com a menina da caixa.que lata!

    ResponderEliminar
  13. Estava eu gravidíssima numa caixa prioritária de supermercado, e aflita para fazer um xixi, quando a menina da caixa disse-me para passar á frente de 2 senhoras que nen eram assim tão velhotas,nem imaginas o que elas disseram!
    É um bocado irritante, mas também tem a ver com a cultura e mentalidades que temos.
    Bj**

    ResponderEliminar
  14. importatne esse assunto.Acho mesmo q uns eoutros abusam.
    Excelente postagem!

    ResponderEliminar
  15. Por acaso não me tem acontecido muito,mas já aconteceu, claro..

    Agora o que me surpreende são os velhotes (homens lol) que na fila de autocarro deixam quase sempre passar primeiro todas as senhoras da fila =0 é mesmo verdade, às vezes até me sinto mal lol

    ResponderEliminar
  16. Eu já não posso falar muito, porque se lá não estou, para lá caminho.
    Pior é quando passam à frente e demoram uma eternidade a contar os trocos com que vão pagar.
    Pagam tudo em dinheiro e se a vista já não ajuda, a entrada no Euro deixou-os ainda mais confusos.
    Tenho uma vizinha que vai quase todos os dias para o Centro de Saúde, que fica quase a três quilómetros. Não vai lá fazer nada a não ser monte e barulho, mas é isso, ou a estupidificação em frente à TVI.
    Às vezes tento ser compreensivo porque a minha cabeça também já teve melhores dias. Mas falta-me a paciência loool.

    ResponderEliminar
  17. O meu avô também está sempre com pressa. No entanto está reformado. E sem nada de nada para fazer, ou pelo menos sem nada para fazer que o obrigue a cumprir horários. E eu com mil e uma coisas ainda tenho que arranjar tempo para ir com ele aqui e ali. E não me queixo. Mas ele queixa-se, vá-se lá saber porquê!

    ResponderEliminar
  18. Pior, é que dpeois os mal educados somos nós...

    ResponderEliminar
  19. Percebo perfeitamente.
    Afinal, para os reformados não há pressa, pelo contrário, o melhor é levar as coisas nas calmas :)

    ResponderEliminar
  20. tens toda a razao. mas olha que as vezes quando eles estao c/ muitas coisas e nos veem a nos com uma so coisa deixam-nos passar. pelo menos já o fixeram comigo.. :) *

    ResponderEliminar
  21. também é das coisas que menos gosto. ainda por cima alguns ainda demoram mais que nós, e poem-se na conversa como se nao bastasse. ah, e ainda vao aos supermercados nas horas piores (quando as pessoas saiem dos empregos e se querem despachar) e eles, na maioria reformados, que podem ir ao supermercado mil e quinhentas vezes ao dia, é que têm pressa

    ResponderEliminar
  22. Vamos lá a ter calma. Não podemos tomar a Lua por Juno. Bom, bom, é nos locais onde se pode tirar uma senha de presença. Aí quem quiser que espere.

    ResponderEliminar
  23. Manias... se calhamos de nos levantar para lhes dar o lugar no autocarro já são capazes de nos dar um insulto e dizer que não são inválidos!!!
    Não tenho nada contra velhotes, respeito-os e alguns são bem queridos! Mas têm um raio de umas manias!

    ResponderEliminar
  24. É verdade, é! As velhotas são é muito espertas!

    ResponderEliminar
  25. Há uns 2/3 anos aconteceu-me estar num banco, na fila à espera para ser atendida, e um senhor idoso, cheio de manha a cravar toda a gente na fila para passar à frente. Dizia que tinha a esposa no hospital, então tinha que se despachar. Eu não o deixei passar à frente pk ia entrar no trabalho às 10h e já era 10h e era eu que tinha que abrir o espaço onde trabalhava!!!
    O senhor fez "queixinhas" a todos os que estavam por lá porque "esta menina" (a.k.a. EU) não o deixava passar à frente!! A malandra!
    A funcionária comentou que ele ia para lá passar o tempo diariamente...
    Que nervos!

    ResponderEliminar
  26. Um abuso! Eu não deixo, a menos que não tenha pressa, que nao esteja aborrecida ou que tenha mil e uma coisas para fazer no estabelecimento.

    ResponderEliminar
  27. Os velho(te)s sabem que a vida não lhes reserva já muitos anos, pelo que teem de conseguir fazer o que destinam ser feito antes que algum motivo de força maior os impeça...

    Os meus tios velho(te)s dizem muitas vezes, tu és nova, ainda tens muito tempo, os meus dias é que se estão a acabar...

    ResponderEliminar
  28. Ó S* esta não esperava de si! Cá esta velhota não costuma passar à frente de ninguém porque está excelente em forma física para a idade e não só, tem capacidade material para, quando não lhe apetece fazer determinadas tarefas, pagar para que lhas façam.
    Mas a maioria dos velhotes de que fala, a enorme maioria das perssoas que vê em filas,trabalharam a vida inteira, em condições muito mais adversas do que as actuais e, actualmente continuam a trabalhar cuidando de netos, das roupas e da alimentação dos filhos já "grandes", que os vão sobrecarragando com toda a espécie de solicitações. Para além disso as mazelas começam a instalar-se e é difícil estar-se em pé numa fila, andam mais vagarosamente, têm dores que muitas vezes escondem.
    Se os velhotes de hoje não existissem e não tivessem lutado por um país em democracia, os jovens não estariam agora aqui a falarem em tudo o que lhes apetece, sem pensarem primeiro um bocadinho.
    Desculpe este arrazoado todo, mas sou alguém que pugna pela defesa de novos e velhos sem distinção, todos têm igualdade de direitos mas também de deveres e de algo ainda muito importante de respeito mútuo, de compreensão e de sentido humanitário.
    Abracinho meu

    ResponderEliminar
  29. Eu não sei quem de facto é mais mal educado nesta história. Se são as pessoas mais novas ou se são as pessoas mais idosas.
    O que sei é que após analisar devidamente todos os 29 comentários que estão publicados nesta caixa, deu-me para reparar que as palavras "velho, velhos, velhotes e velhas" foram utilizadas por uma boa dezena de vezes e só 2 pessoas ( "rawl" e "Miss B-Beautifull") é que tiveram a delicadeza de saber trata-las por...pessoas idosas.

    Como podem ver, todos nós gostamos de pensar que somos pessoas bem educadas, conscientes, e serenas quanto baste. Mas a verdade porém, é que somos sempre avaliados por aquilo que mostramos ser...em detrimento daquilo que dizemos ser...

    Cumprimentos à autora deste blogue.
    Espero ter a permissão de passar por aqui mais vezes.

    ResponderEliminar
  30. Francisco - o Pensador - a maldade está na cabeça de quem l~e. Eu não usei a palavra velho, usei velhote... porque acho uma palavra amorosa. Idoso é o politicamente correcto e eu não preciso do politicamente correcto se as minhas palavras são desprovidas de maldade.

    maria teresa, como deve calcular não tenho nada contra as pessoas mais velhas (especialmente uma pessoa tão querida como a senhora). O post foi escrito em tom de brincadeira porque há velhotes (ou idosos, como preferirem) que têm uma mania de passar à frente nas filas SIM. Não tenho nada cotnra os mais velhos, tenho sim contra essa maniazinha de passar na fila. :P

    ResponderEliminar
  31. S* Posso?

    Para o Francisco o Pensador:

    Detesto eufemismos. Terceira idade? E eu ofendo-me se não me chamam de segunda idade? Já chamou alguém de primeira idade?

    Este tipo de paternalismos leva-me aos arames! Um nojo! São estas mesmas pessoas que depois encaminham as ditas pessoas da terceira idade para um lar com o mesmo nome. Lindo!

    Arre! Que nervos! Só faltava escrever também que era uma pessoa de cor já na terceira idade...

    Pois eu amo chamar de velhotes aos meus pais! E sempre!

    Que se lixe a forma!


    Obrigado S*

    ResponderEliminar
  32. Podes crer. Eles acham que por causa da idade podem fazer certas e determinadas coisas. E nós temos pena e não conseguimos dizer um redondo NÃO! *

    ResponderEliminar
  33. S*, a tua explicação convenceu-me.
    De facto, após uma reflexão mais cuidada, sinto-me inclinado a concordar que o termo "velhote" possa ficar à margem da minha critica por parecer não possuir a mesma conotação negativa dos restantes.
    Agora, discordo de ti num pormenor. É no dizeres que o termo "Idoso" é o politicamente correcto.
    S*, faz o seguinte: Pergunta à qualquer pessoa idosa se eles conseguem ver qualquer diferença em ser tratados como "velhos" ou como "Idosos" e poderás verificar que a resposta nada tem a ver com politica.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  34. M., esteja mais atenta por favor. O tema da conversa era a utilização da expressão "Pessoa idosa" e não "Terceira Idade".

    Se detesta assim tanto os paternalismos, peço-lhe, pelo menos tente acertar neles...e não ganhe cisma por mim.
    Caso se mantiver a sua falta de pontaria, basta que treine um pouco mais ( 1hora por dia será suficiente) e estou seguro que já não precisará de jogar à Roleta Russa.

    E Assim, quem sabe...você deixará de se sentir tão nervosa....

    :)

    ResponderEliminar
  35. Francisco o pensador:

    errata:

    onde escrevi "terceira idade" ler "pessoa idosa"

    O resto mmantem-se. Sem qq tipo de nervosismo.

    Se etivesse a falar das mamas da Rita Pereira talvez a minha tolerância fosse outra...

    ResponderEliminar
  36. M, se o resto se mantiver...então se calhar seria de todo aconselhavel para si, fazer uma nova errata para a expressão "paternalismos" , uma vez que estou muito longe de exercer poder sobre alguém e nem sequer sou um patriarca.

    Na verdade, a única coisa que pedi foi que tratassem as pessoas idosas com respeito e não como "farrapos".
    Quando for "idosa", estou seguro que perceberá...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura