Avançar para o conteúdo principal

"Era só um copinho de água"

Ainda a propósito de quem não tem respeito pelos cafés e respectivos empregados...

Uma fatia jeitosa da população adquiriu um hábito bastante feio: pedir um copo de água ao empregado de mesa. Não, não é uma garrafa de água. É mesmo um copo de água. Grátis, à borlix, sem pagar.

Pedem o café e segue-se um "e se faz favor, trazia um copinho de água".

Ora bem meus amigos... A não ser que vão tomar um medicamento, qual é a justificação para tal pedido? Fica feio. É falta de respeito. Os cafés vão pagar por esse copo de água, nem que seja um cêntimo na conta final da água.

O cúmulo dos cúmulos são aqueles que, em pleno Verão, pedem um "copo de água com gelo". Mas que lata! Não pagam a água e ainda se dão ao luxo de pedir com gelo.

Em altura de muito trabalho para os cafés ainda maior falta de respeito é pedir um "copo de água com gelo, que está calor...", dando trabalho aos empregados, gastando água da conta que o dono do café vai pagar e... txaran... não pagando um cêntimo por isso.

Ide ao Pingo Doce ou a qualquer outro supermercado que pagam 8 cêntimos por uma garrafa de água. Escusam de fazer esta figurinha.

Comentários

  1. Acredita.. muita "lata" mesmo!
    Deve ser por isso que as vezes esses copos de água sabem mesmo mal :P

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Que lindo :) Gostei muito! Adoro pessoas sem papas na língua. Só me lembro de uma certa tendência para as pessoas fazerem isso, há uns anitos atrás. Nãos sabia que ainda acontecia frequentemente ;)

    ResponderEliminar
  3. Não tenho esse costume. Normalmente trago sempre água comigo e, por isso, se tenho sede, bebo da minha!

    Mas essa do gelo é de rir! E o rabo lavadinho com água de rosas, não?! hehe

    ResponderEliminar
  4. Não acho que seja abuso, pedir um copo de água quando se pede um café. Há anos que a minha madrinha faz isso e nunca ninguém lho negou. Eu muitas vezes depois de beber o café sabe-me bem o copo de água, mas claro que não peço um copo de água com o intuito de matar a cede , acho que as vezes é pancada mesmo LOL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um copo?!
      Ao fim do dia são vários ao fim do mês são indeterminados.
      A água não é de graça tem factura..
      Sem falar nos copos que se sujam que também tem gastos a luz da máquina, mais líquido é mais água.
      Se querem água a água a venda em garrafas..
      Sem falar que alqaumdo trab em cafés principalmente no verão por causa do copo da água de foi de borla as vezes ficávamos sem copos para os sumos ate a máquina acabar de lavar..
      Só quem está de fora é que fala assim..

      Eliminar
  5. Não concordo nada com o que aqui foi escrito. Opiniões. Não concordo quando diz que estamos a fazer uma figurinha por pedir um copo de agua. Nada. Os guardanapos também não se pagam, mas faz parte do serviço. Assim como açucar. Etc... Ok, talvez pedir gelo seja ter lata, mas pedir agua? Não. Parece-me que agua não se recusa a ninguém. É um bem essencial. Assim, como um WC. Pronto, mas isto sou eu que penso de forma diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não se nega. Mas também não é um direito adquirido. Por isso é que os estabelecimentos vendem garrafas de água. Nao se abre estabelecimentos para oferecer agua. As pessoas abusam.

      Eliminar
  6. Olha, eu critico quem entre num café apenas para pedir um copo de água e nada mais. Aí sim, acho mal. É gastar água sem gastar um cêntimo. Como acho mal quem entra num café apenas para ir ao WC sem consumir nada (gasta água, papel e etc).
    Agora, um copo de água a acompanhar um café... não me parece que seja assim tão descabido, nem mesmo prejuízo para o estabelecimento, já que o café é o produto que mais lucro dá na restauração - é mesmo um exagero de lucro! - e dá para cobrir o gasto de 2, 5, 10 copos de água que sejam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é um axagero as pessoas que tomem em casa ou levem de casa num termo

      Eliminar
  7. Não estou nada de acordo!!!

    Eu peço sempre um copo de água com o café... e não sou de todo de faltar ao respeito... antes pelo contrário!!! ;-DDD
    Apenas não gosto de café quente e pingo-o com umas gotas de água!!! ;-DDD
    E na % de lucro que têm em cada café bem que me podiam oferecer logo a água... como se faz em tantos países da Europa e América Latina!!!

    ResponderEliminar
  8. Penso que esse hábito deve-se ao facto dos cafés comprarem as garrafas de água no pingo doce a 8 centimos e depois venderem-nas a 1 euro. Diria que, economicamente falando, mais vale roubar 1 centimo ao café do que ser roubado em 92 centimos. Mas concordo que não fica lá muito bem.

    ResponderEliminar
  9. Aqui na Suiça é bastante usual as pessoas pedirem copos de água da torneira, mesmo às refeições. Por este motivo em muitos bares existem mesas com jarros de água com e sem gelo e copos limpos para quem quiser se servir. Acho mimoso:)

    ResponderEliminar
  10. lol Felizmente eu não peço copos de agua, ando é sempre a comprara garrafas de água em todo o lado e até parece que faço colecção.

    ResponderEliminar
  11. Por acaso também é hábito que não tenho nem gosto.
    Mas pior são as pessoas que almoçam, e pedem um copo de água para não pagar a bebida...

    ResponderEliminar
  12. Sou da mesma opinião do que tu, prefiro comprar uma garrafa a pedir um copo de água. Mas os cafés também estão a pensar fazer pagar por essa agua. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Lançaste aqui um tema de discussão interessante, porém acaba por ser um pau de dois bicos. SE POR UM LADO, pedir um copo de água com gelo revela falta de educação, POR OUTRO ele faz sentido quando o café que bebes custa 55 ou 70 cêntimos, ou 1 euro. Já agora, quando vais a um restaurante e te colocam de livre e espontânea vontade aquelas entradas, o que fazes? Como te sentes no final quanto as incluem na conta a pagar? Tu não as pediste, porém consumiste-as. O que fazes: recusaste a pagá-las?

    ResponderEliminar
  14. é um bocado fora realmente.

    desafio no meu blog

    ResponderEliminar
  15. Em que café é que trabalhas?
    É para eu ir lá pedir um copo e água com gelo e pedir para usar o WC xD

    ResponderEliminar
  16. realmente :o! Concordo contigo.

    ResponderEliminar
  17. LOL Não me parece falta de respeito de forma nenhuma. Mas pronto..

    ResponderEliminar
  18. Já vi muito boa gente a entrar no café, alapar o rabiosque na esplanada e pedir APENAS o belo copo de água...

    ResponderEliminar
  19. Eu concordo contigo, até porque há casos ( e eu conheço) que têm mesmo sede, não querem gastar nada, e pedem um copo de agua, enquanto que a outra parte que vai com eles faz um pedido normal! Fica mal! Mas nesses casos de deitar as gotinhas no café eu compreendo quem o faça, apesar de nunca ter pedido um copo de água :)

    ResponderEliminar
  20. Ha gente que aqui ainda faz pior , Vão as pastelarias Tomar pequeno almoço levam os ceriais de casa e depois Juntam . No fim Não comem mais nada e vão se embora . Falta de Educação mesmo...

    ResponderEliminar
  21. Mas esse é um hábito tipicamente tuga de querer tudo de borla. Noutros paises europeus paga-se para ir a casa de banho, ate no Mc Donalds e no KFC e ninguém reclama. Há também outros restaurantes sem nome que vendem fast food, e que caso queiras ketchup ou maionese, pagas à parte! E quanto a um copinho com àgua e gelo à borla, rir-se-iam na tua cara com tão eloquente pedido.

    Gostei da observação, sim sra! :)

    ResponderEliminar
  22. Pior que isso só se pedirem a água fresca ...

    De qualquer forma confesso que já pedi um copo de água. Por exemplo no Algarve onde já paguei a linda quantia de 1.5€ por um cafe!

    ResponderEliminar
  23. O que eu acho um falta de respeito é entrar num café só para se ir à casa-de-banho. E pedir gelo também acho um abuso. Mas pedir um copo de água não acho que seja. É muito raro pedir porque ando quase sempre com uma garrafa de água comigo, mas de vez em quando lá calha para beber depois do café.
    Big Kisses

    ResponderEliminar
  24. Há cafés que resolveram esse problema colocando no balcão um tabuleiro com um jarro de água e vários copos para o cliente «Borlista» se servir sem incomodar.

    ResponderEliminar
  25. É raro beber café e nunca pedi o tal copo de água mas por acaso não acho que seja nada mais,desde que consumamos alguma coisa...
    No café que costumo frequentar,ao balcão,há um jarro com água e meia-dúzia de copos para que as pessoas se possam servir à vontade sem chamar os funcionários...

    ResponderEliminar
  26. Ai, pá, não sejas embirrante com o copo de água. O café dá lucro suficiente para pagar o copo de água e o empregado que traz o café, pode trazer o copo de água ao mesmo tempo.
    E um copo de água nunca se nega a ninguém lol.
    Eu não era capaz de entrar num café para pedir só água, mas já tenho pedido o copo d'água da praxe, a acompanhar o café.
    A título de curiosidade, quando tive as primeiras máquinas de café, dei-me ao trabalho de fazer uns cálculos muito simples e cheguei a esta conclusão:
    Bebendo 5 cafés por dia, mesmo comprando o pó de café ao preço do supermercado, que é sempre mais caro do que para revenda, a diferença entre o preço da "bica" tirada na máquina automática do quiosque (o mais barato da zona), servida em copo de plástico e a "bica" bebida em casa, tirada em chávena, dava para comprar uma máquina a cada 3 meses (na altura custavam entre 18 e 20 contos).
    Por isso não tenhas pena dos gajos dos cafés, que eles também não têm pena de ti.
    Uma "bica" por 60 cêntimos (ou mais) devia ser servida acompanhada por um auto-tanque dos bombeiros, cheio de água do Luso eheheheh.

    ResponderEliminar
  27. Brasil tem muito interior e essa gente é tão hospitaleira que nem sei. O cuidado que se deve ter é com a higiene e a qualidade da água, coisas de um país em desenvolvimento. Ah... ainda temos índios.

    ResponderEliminar
  28. estás a trabalhar numa esplanada este verão????

    ResponderEliminar
  29. por acaso também não concordo, a margem de lucro que têm no café dava para pagar bem mais do q umas pedrinhas de gelo.. lol por isso é q somos clientes, estamos lá para ser atendidos (com o maior respeito, naturalmente) tal como nós no nosso trabalho, muitas vezes o que para nós é 'passar a linha' para o nosso cliente é uma coisa normalissima.. lol

    ResponderEliminar
  30. Não acho mal que se peça um copo de água.

    O lucro que se faz na restauração compensa todos os copos de água que se pedem.

    Pode não ficar muito bem uma pessoa entrar num qualquer sitio e pedir um copo de água sem que consuma, mas a verdade é que um copo de água não se nega a ninguém. [Embora seja legal cobrarem por ele, ninguém é obrigado a dar nada.]

    Eu, que andei quase 3 anos atrás do balcão de um McDonald's, só me chateei uma vez por me terem pedido um copo de água.

    Mas foi uma situação ridícula.
    Eu estava a atender um casal, vem uma velha, mete-se à frente e pede-me o copo de água.

    Eu peço-lhe um momento para acabar o pedido do casal que estava à frente dela.

    Entretanto aparece uma colega minha e a velha chama-lhe estúpida porque EU! não lhe tinha dado o copo de água ainda porque estava a atender os clientes que estavam à FRENTE dela.

    Pediu o livro de reclamações e tudo. E eu ri-me.

    ResponderEliminar
  31. Muita lata mesmo! Eu nunca fui capaz de pedir isso, nem vou! Vou mesmo ao pingo doce e compro uma garrafa por 0.08€, ou então compro no café.

    ResponderEliminar
  32. Só a minha opinião, que coincide com algumas.

    Nem de perto nem de longe concordo com a opinião expressa.

    Por acaso o café que mais frequento OFERECE água engarrafada,nem sequer é da torneira, além de que eu peço se me pode dar meio copo de água, não é sempre mas quando me apetece mesmo.
    Se for necessário pagar 1 cêntimo tb pagarei, mas tb pagarei pelo café 15 cêntimos ou 10 cêntimos e não 60 ou 70.
    Já fiz muito atendimento a cliente e os sítios mais "agradáveis" prestam serviços e não discutem esses cêntimos.
    Há sítios onde discutem tudo menos a qualidade do serviço.
    Lembrei-me agora, já tomei café uma vez onde se partilhavaa colher de mexer o café (LOL)

    ResponderEliminar
  33. Não tenho esse hábito, mas também não me fere os sentidos ver alguém a fazê-lo.
    E o que se paga por um café, dá bem para o copo da água e muito mais...

    ResponderEliminar
  34. Entrar num café SÓ para "um copinho de água, se faz favor" não. Mas se consumir não vejo o menor problema nem onde esteja a falta de respeito. Mas são opiniões :)

    ResponderEliminar
  35. Não concordo com aquilo que escreveste, são opiniões, mas acho que deves ver a água oferecida como um gesto de agradar ao cliente, tudo bem que é exagero também pedir gelo.
    Não tenho por habito faltar ao respeito de ninguém mas já pedi uma garrafa de água com copo de gelo, por exemplo, e também já entrei num café só a pedir um pacotinho de açúcar porque fui andar de bicicleta e não me senti nada bem..e até me deram dois! E já agora, quem é que ainda não entrou num café para ir ao wc porque estava à rasquinha? Já me aconteceu, e era um café tão original que não consegui deixar de sair de lá sem consumir nada e voltar lá frequentemente.

    ResponderEliminar
  36. Não acho nada má-educação ou lata, acho até que é assim que deve ser!

    1- A agua é um bem publico e livre e grátis! Porque raio tenho de pagar uma garrafa de àgua quando temos boa agua canalizada?

    2- O negócio da agua engarrafada é um negocio de milhões! Vou pagar 60cents ou 1€ (ou mais!) por um simples copo de agua?

    3- A agua engarrafa é um atentado ambiental! Sabes quanto custa produzir agua engarrafada? O petroleo que se gasta?

    4- Só em portugal se bebe agua engarrafada! No estrangeiro vais a um restaurante e se pedires agua és muito bem capaz de ser servida com um jarro de agua da torneira! E não tem mal nenhum!

    Desde que comecei a viajar cada vez mais peço agua da torneira e luto por isso. Quero um copo de agua e não pagar 1€ por algo que, para mim, é público, livre e grátis!

    ResponderEliminar
  37. Muad'Dib,
    -não viajas muito para africa nem asia...
    -a água não é um bem público nem grátis (isso é só mentalidade portuguesa) fica caro colocar água na sua torneira, e nós assumimos isso como um bem adquirido..
    -pode começar a exigir agua em garrafa de vidro, a legislação portuguesa obriga que a água servida em restaurantes seja em garrafas de vidro.

    ResponderEliminar
  38. Puzz,
    Não, não viajo para Africa e Asia, isso são outros universos. Estou a falar no nosso universo europeu onde sim, a àgua é um bem público e grátis, na minha opinião e na opinião de muito ambientalista e simpatizante de um universo sustentável.

    Foram feitos muitos esforços durantes muitos anos neste pais e noutros para que existisse uma rede pública de àgua potavel e de boa qualidade de modo a que fosse acessivel por todos. Porque não usa-la?

    Sim, concordo que a agua em garrafa de vidro é mais amiga do ambiente e isso já se começa a ver, mas não muda a situação de continuar a ser o grande negócio do sec XX (altamente injusto) e impingido a nós.

    Qual é o mal de pedir um copo de àgua? Para mais neste pais conhecido por ser bom hospitaleiro.

    ResponderEliminar
  39. Não vejo qual é o mal. se for SÓ para pedir a água, ai sim, fica mal (a menos que a pessoa esteja a morrer de desidratação...lol). mas para acompanhar o café por exemplo... eu peço sempre! nunca ninguém me olhou de lado por isso e não vou pagar 1 euro por uma garrafa de água no café. o que fica mal é tirar uma garrafa de água comprada noutro sitio, dentro do café. mais vale pedir o copinho.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Não concordo.

    Sempre ouvi dizer que não se nega um copo de água a ninguém.

    Uma coisa é ir ao café só pedir um copo de água, outra é consumir e pedir um copo de água.

    Pequenos gestos de simpatia que não levam ninguém à falência não devem ser tidos como falta de educação, ainda para mais há imensos cafés em que têm já o jarro e os copos para as pessoas se servirem.

    Já pedir gelo parece-me abusar da sorte e isso sim é completamente escusado.

    ResponderEliminar
  41. Já reparaste no aviso do Caravela? :P
    "Informamos os nossos estimados clientes que este estabelecimento não serve copos de
    água com gelo" xDD

    ResponderEliminar
  42. Também não concordo. O café que frequento na minha zona de residência até tem por habito trazer logo o copo de água junto com o café mesmo sem pedir. Como tenho por hábito beber água ao almoço, peço sempre uma garrafa de água e com ela deito as gotinhas para o café, visto que tb não gosto dele quente ou peço logo em chavena fria! Agora entrar num café e pedir só um copo de água, isos não consigo. Nem sequer ir ao wc e não consumir nada. se estiver aflita, entro vou ao wc e depois compro qlq coisa. Tb não consigo sentar-me num café e não consumir. Acho vergonhoso qd vai um grupo a um café ou bar (se vão é para conviver e consumir)e depois só um ou 2 é que consomem, ficando esses a "pagar" a estadia por todos!!!

    ResponderEliminar
  43. também acho mal, se fosse assim deixavam de vender garrafas de água, ou começavam a oferece-las, e já que não se nega um copo de água a quem tem sede, porque negar um prato de comida a quem tem fome? ;)

    ResponderEliminar
  44. Já passou tanto tempo que escreveste isto, mas andei por aqui a ler entretida e este tema agarrou-me e... é só para dizer que para mim saia: 1 café e 1 copo de água se faz favor :)


    É assim, o que penso:

    desde que se consuma, acho um direito desse consumidor, pedir o copo de água (sem gelo, isso já é abuso!), pedir um guardanapo se necessitar, usar o wc, pedir um 2º pacote de açucar, por exemplo. claro que tudo tem um custo para o dono do café, mas coisas destas, creio serem bem pagas com o lucro do que se consome, nomeadamente 1 simples café.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura