Avançar para o conteúdo principal

Cá na loja

Hoje é o meu último dia de trabalho cá na loja.

Foram 7 meses a trabalhar aqui dois dias por semana... Nada de muito exigente, portanto. No entanto foi uma experiência enriquecedora. Tornei-me muito mais comunicativa, sem nunca ser daquelas vendedoras chatas. Lembro-me do receio inicial, da primeira cliente, da primeira venda.

As minhas colegas foram sempre impecáveis comigo. Até com a mentirosa compulsiva cá da loja me dou bem. A patroa já conhece a peça, pelo que nunca tive problemas.

Vou recordar com carinho todas elas. A descarada da Isabel e a mosca-meia-morta da Marlene. A patroa adoro-a. Sempre gostou de mim e partilhamos imensas gargalhadas. Claramente trabalhar numa loja nada tem a ver com o meu curso, mas fez parte de uma etapa da minha vida.

Infelizmente, não sou uma pessoa muito ambiciosa nem tenho o sonho de alguma vez exercer determinada profissão. Costumo dizer que quero apenas um emprego estimulante. Gosto de trabalhar, gosto de me sentir útil e de ser boa naquilo que faço... Desde que essas condições se reúnam, estou pronta para tudo.

Comentários

  1. E quantos posts foram escritos nessa loja? :)

    E olha, ser muito ambicioso nem sempre é uma coisa positiva, são mais as vezes que o excesso de ambição traz é frustração...

    ResponderEliminar
  2. "Costumo dizer que quero apenas um emprego estimulante. Gosto de trabalhar, gosto de me sentir útil e de ser boa naquilo que faço... Desde que essas condições se reúnam, estou pronta para tudo."

    AO ler isto, e sem ter razões para tal, até senti orgulho em ti...

    São as pessoas como tu, as pessoas como tu que fazem esperar por um futuro melhor.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Pedro,pessoas assim fazem mesmo muita falta!

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto, tanto do teu discurso acerca do emprego. Eu também nao sou mto ambiciosa e às vezes até me chego a sentir mal por isso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Pedro. Não podemos dar-nos ao luxo de só querer um certo emprego... a vida não está para isso. :)

    ResponderEliminar
  6. O final de uma etapa, o início de outra. Boa sorte com a tese!

    ResponderEliminar
  7. Uma excelente filosofia de vida!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  8. Ai ai, se o teu patrão te apanha na net :b

    ResponderEliminar
  9. Gostei do texto. Defendes aquilo em que também eu acredito... Falta-me ambição... mas às vezes prefiro ser assim! Apesar de ouvir certos comentários (ou não os ouvir mas saber que eles estão lá) de que se tirei um curso tenho de trabalhar na área :s enfim.

    ResponderEliminar
  10. Porra somos mesmo parecidas, identifiquei-me imenso com o último parágrafo!

    Isto de trabalhar em lojas só faz bem. Ganhamos uns trocos e passamos a ter uma ideia do outro lado da coisa. Deixamos de ser lorpas (como clientes), porque sabemos que os empregados têm as suas manhas. E passamos a ganhar mais respeito, porque sabemos que funcionário de loja sofre!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu também nunca fui muito ambiciosa e por isso nem terminei um curso de universidade, mas não me correu muito bem a falta de ambição e agora estou a batalhar.

    Não sejas muito ambiciosa, mas também não sejas acomodada S*, conheces muito bem as tuas capacidades e tens que te valorizar, claro que estás com o espírito certo de quem está no inicio da construção da vida, começa assim e para a época que atravessamos, mas ambiciona sim uma evolução progressiva mas sem excessos, à tua medida, sei que sabes qual é.

    Boa Sorte.

    ResponderEliminar
  12. final de uma etapa, inicio de muitas outras. fica sempre a experiencia...

    ResponderEliminar
  13. Boa, pequena lutadora! É dessa massa que se fazem os futuros bem-sucedidos deste país! :))

    ResponderEliminar
  14. Boa, pequena lutadora! É dessa massa que se fazem os futuros bem-sucedidos deste país! :))

    ResponderEliminar
  15. Sinceramente, os tempos que correm não estão para grandes ambições. Hoje em dia, conseguir ter um emprego que nos permita ter uma certa estabilidade e com o qual nos sintamos bem, já é uma grande conquista, acredita.

    ResponderEliminar
  16. E parabéns por teres uma maneira de pensar tão simples, tão lúcida e tão útil. Identifico-me com o que disseste.

    ResponderEliminar
  17. Bem, no que toca à minha profissão eu sou ambiciosa. Ambiciosa no sentido de querer sempre trabalhar na minha area. Estudei muito para isso e é realmente aquilo que gosto de fazer, que me preenche. É dificil, mas tenho conseguido. No entanto, no dia em que nao conseguir não vou ficar de braços cruzados e trabalharei onde aparecer. Não sejas pouco ambiciosa, para um bom profissional há sempre lugar.

    ResponderEliminar
  18. Eu trabalhei um mês de Natal numa loja e gostei muito, mais do que alguma vez imaginei! ;)

    ResponderEliminar
  19. E é tão simples ser feliz, não é?!?!
    Nós complicamos a merda da vida com ambições desmedidas e nem reparamos que desperdiçamos a maior parte do tempo a inventar pesadelos.
    Depois temos a lata de concordar com o outro que diz que "o sonho comanda a vida".
    Hoje estou um bocado atrofiado eheheh.

    ResponderEliminar
  20. O importante é que tenhas tido uma óptima experiência para a tua vida futura!

    ResponderEliminar
  21. A loja pode não ter nada a ver com o teu curso... Mas são esses empregos, que parecem não ter nada para oferecer no futuro, que fazem de nós pessoas de garra, prontas para enfrentar tudo e mais alguma coisa!! :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. "quero apenas um emprego estimulante. Gosto de trabalhar, gosto de me sentir útil e de ser boa naquilo que faço... Desde que essas condições se reúnam, estou pronta para tudo"
    Tens aquilo que muita gente procura, disso podes ter a certeza, Felicidade miuda*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura