Avançar para o conteúdo principal

Quero uma destas!


"Já imaginaram como seria, por exemplo, Bryan Adams a tentar encantar uma multidão em português? "Ela corta que nem uma faca.... E sabe tãããoo bem!"... a versão tuga de "Cuts Like a Knife" seria digna de qualquer bailarico de aldeia! Ou então, U2 no Estádio de Alvalade a cantar: "Eu queria correr, mas ela me fez rastejar... oh oh oh, a coisa mais doce!". A primeira parte poderia ser feita pelo nosso Emanuel, estou certa.

Sempre me diverti imenso a traduzir para português músicas ou deixas cinematográficas... acreditem: dá para rir, e muito! Mas e se alguém se lembrasse de fazer precisamente o contrário e montar um negócio onde a sabedoria popular portuguesa fosse traduzida para os olhos estrangeiros?


"You're made at steak", diria o Camarinha

Não, a ideia não foi do Zezé Camarinha (se bem que o consigo imaginar pelo Algarve a ameaçar os ingleses que lhe estragam os engates com um belo "You're made at steak!" (Tás feito ao bife!). A empresa "Letthechickengo.pt " saiu da cabeça de uma portuguesa (de saltos altos!) que, pelos vistos, não quer deixar nenhum estrangeiro de parte no que toca às nossas tão típicas expressões, como "Go polish the turtle" (Vai dar graxa ao cágado) ou "Lower the little ball" (Baixa a bolinha).

Conta a dona da empresa que a ideia surgiu-lhe quando estava em Nova Iorque "mas só saiu da casca já em Portugal. Em apenas alguns meses, passou de pintainho a franga feita. Agora que é galinha, luta para que todos os humanos soltem a sua".

Como? Muito simples: em t-shirts que podem ser compradas numa loja da baixa pombalina ou no site da empresa, que esta semana se estreou na web (lá podem encontrar todas as informações). Quanto ao nosso amigo Camarinha, acredito que vai ser um sucesso a passear na Marina de Albufeira com a camisolinha "Piece of bad way" (Pedaço de mau caminho). Ai vai, vai..."


Ideia f-a-n-t-á-s-t-i-c-a. Escrito por Paula Cosme Pinto, no Expresso.


Comentários

  1. nunca vi o Camarinha na marina de Albufeira... só na praia da Rocha... :medo:

    ResponderEliminar
  2. O Zézé Camarinha com uma t-shirt dessas... Agora é que não o largam. :D

    Bjx

    ResponderEliminar
  3. Esta devia ter sido dedicada ao Rei da Lã!

    ResponderEliminar
  4. Pode dizer-se que é uma portuguesa smart like a garlic

    ResponderEliminar
  5. até o nosso david fonseca. imagina o 'kiss me ohh kiss me' em português ;)
    era lindo!

    ResponderEliminar
  6. Acho que é melhor não traduzir tudo, ainda piora a ideia que os estrangeiros têm do povo português. Tenta imaginar o ''Nós pimba'' em inglês! Ui....

    ResponderEliminar
  7. Ideia fantástica e coragem para ir com ela em frente. parabéns a ela e toda a sorte até porque, verdade seja dita, é uma ideia que é uma grande malha... ;)

    BEIJOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  8. Já pensaste na ideia contrária - traduzir do português para o inglês:

    Tire o cavalinho da chuva = Take the little horese from de rain

    Os coitados dos ingleses, não iam entender patavina.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura