Avançar para o conteúdo principal

Perder a razão

Nuno Lobo Antunes, tem uma crónica fantástica sobre os lugares-comuns. Existe aquela mania de que por erguer o tom de voz a pessoa perde logo a razão. Leiam e entendam.


"Da maneira que falaste, perdeste a razão!', Não, idiotas, não a perdi, (se a tinha), porque se a razão me assiste, bem posso ser malcriado, arrogante, snob, insuportável, desprezível ou colérico, que mantenho como minha a coerência do argumento, independentemente dos decibéis com que a expresso.
"

Nuno Lobo Antunes

Eu acho que o homem tem razão. Especialmente porque quando me zango também costumo aumentar o nível de decíbeis. Mas mantenho um discurso coerente, ora essa! Ninguém precisa ser uma grandessíssimo malcriadão... mas a verdade é que a razão continua lá.

Comentários

  1. Depende muita da situação... porque por muita razão que se tenha acho que devemos sempre respeitar a outra pessoa (isto se ela merecer claro).

    Ao se ser malcriado e arrogante não se perde a razão, concordo, mas podemos perder o respeito e a consideração que o outro lado tinha por nós...

    ResponderEliminar
  2. gritar é falta de educação.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com a Eli. Podemos não perdera razão, mas podemos perder o respeito pela outra pessoa.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se terá razão... a pessoa pode até ter toda a razão do mundo, mas o facto de elevar o tom descredibiliza um bocado o seu discurso, porque não há necessidade de ser arrogante quando se tem o poder da razão. acho que é mais inteligente manter o tom. e revela mais bom senso.
    mas, claro está, é conforme os casos - aliás, muito conforme as pessoas!

    ResponderEliminar
  5. É engraçado que estava a pensar nisso,
    mas eu acho que não levantei a voz,
    ao levantar a voz não se perde a razão mas perde-se a elegância,
    kiss

    ResponderEliminar
  6. Embora muito se diga sobre o assunto, convém não esquecer que por vezes subir o tom (entenda-se não gritar) pode servir para sublinhar ou dar enfâse a uma ideia.
    Gritar torna-nos pessoas um pouco menos educadas.

    ResponderEliminar
  7. A razão não me costuma assistir muito.

    Já a parvoíce, vai todos os meus discursos.

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao que muita gente diz sobre ser-se mal criado quando se grita...
    Então e alguém já pensou que se alguém tem razão, e está a ser, vá... Desprezada nesse aspecto, e a tentar impôr o seu ponto de vista à força e sabe-se lá de que formas... Isso não é uma má criação ainda maior do que um berro ou dois para meter os pontos nos i's?
    É que sendo assim, se sempre que gritamos porque temos razão somos mal criados, o que é que se pode dizer dos papás que não fazem mais nada sem ser berrar às suas crianças e pô-las de castigo? Também são mal educados, por esse ponto de vista:
    - Têm razão na maior parte dos casos;
    - Estão a reclamá-la aos berros;
    - Mas também igualmente ensinam algo;

    Hm... Ah e tal.
    Concordo plenamente com esse grande Senhor.
    t.care *

    ResponderEliminar
  9. Além de que se essa pessoa nos respeitasse à partida, iria parar para nos ouvir, ouvir o nosso ponto e a nossa ideia, em vez de ir contra nós.
    As coisas não são tão lineares assim.

    ResponderEliminar
  10. Detesto gritos... para o fazer é porque me tiraram do sério!!!
    Felizmente é raro... mas acontece!!!

    Bom fim de semana!!! ;-DDD

    ResponderEliminar
  11. as pessoas como tu chamam-se "barraqueiras" =D

    ResponderEliminar
  12. Posso ter razão a sussurrar como aos berros! Não deixo de a ter. Já quanto à "boa educação" a história é outra.. mas quando me passo... quero que a boa educação se vá f*der.

    ResponderEliminar
  13. Qdo me stresso com algo começo logo a aumentar o volume.. mas que as vezes ate perco a noção do que falo..isso perco!!

    ResponderEliminar
  14. Fogoooo, quando tenho razão e não ma querem dar, berro até ficar quase afónico. Lol
    Até que a voz me doa.

    ResponderEliminar
  15. Ora, eu sou exatamente como tu!! E infelizmente ouço muitas vezes que assim perco a razão toda!!
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  16. Sei que quando nos zangamos, o que queremos é gritar, mas não vale a pena... Estamos numa época em que quem grita ou é doidinho ou não tem razão (palermoídes!). O melhor é até baixar o volume da voz.
    Já a minha professora de português dizia "O tom da voz é 50% da informação que pretendes transmitir".

    ResponderEliminar
  17. Essa do perder a razão.. Mas não se grita com as pessoas :P

    ResponderEliminar
  18. Oi linda

    Acho ate que a razão voçê não perde,mas causa magóa e raiva....tipo...pra que gritar?,eu as vezes também perco o senso e grito,mas não me sinto em nada bem?,de fato ja me sinto culpada na hora.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  19. Amilcar, barraqueira? Ainda gostava de saber de onde me conheces para dizer isso. É que se há coisa que eu não faço são peixeiradas.

    ResponderEliminar
  20. Caga em comentários desse género... Pessoas que scalhar já perderam muito em levar um par de berros. o.O *
    t.care

    ResponderEliminar
  21. Mas é uma forma educada e coerente manter a argumentação e o tom de vez. Discordo do senhor. Aumentar os décibeis não traz vantagem, e perturba o outro interlocutor, levando-o à desargumentação!

    ResponderEliminar
  22. bem dito :D gostei, gostei, gostei

    ResponderEliminar
  23. este foi em resposta... e por isso:

    não minha cara, a teimosia é como o tango, são precisos dois. Se gritas estas a dar corda, estas a descer ao nível. Virar costas costuma ter tanto ou mais impacto, não perdes o chá, não gastas cordas vocais, e acima de tudo: não crias rugas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura