Avançar para o conteúdo principal

Espalhafato


Hoje em dia as pessoas apreciam demasiado o espalhafato.

Parece que tudo tem de ser feito em grande. Tudo tem de ser brilhante, chamativo, espalhafatoso. Já ninguém aprecia as coisas simples. Talvez porque apreciar o simples seja bem mais complexo do que apreciar o complexo.

Não digo que se deva ser básico e monótono - a simplicidade nada tem de monótona e entediante. Saber usufruir dos pequenos prazeres da vida é um dom. Uma sorte.

Um passeio junto ao mar. Ficar a tarde toda numa esplanada. Ler um livro sentada no jardim. Sumo de laranja acabado de fazer. Mimar os meus gatos. E um piquenique? Adoro piqueniques. Panados, rissóis, batatas fritas, melão e sumos. Simples. Delicioso.

Nem tudo o que reluz é ouro. E nem tudo o que é baço é de fraca qualidade.

Comentários

  1. [e haja luz, para quem contra "as marés" rema... espero que possa contagiar os que a rodeiam com essas coisas simples de vida!]

    um imenso abraço, S.

    Leonardo B.

    ResponderEliminar
  2. Por vezes as coisas mais simples são as melhores e as que nos fazem sentir melhor! :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. Acho que o melhor é saber equilibrar a balança.
    Eu prefiro olhar para as coisas da forma mais simples possível, o mistério não está no complexo, dele só saem mais questões - e não é o nosso objectivo responder a essas questões?

    Como diz a minha prof de Psic clinica "No simplificar está a compreensão".

    E não são as coisas simples as mais belas? :)

    Beijo*

    ResponderEliminar
  4. "Nem tudo o que reluz é ouro. E nem tudo o que é baço é de fraca qualidade." lindo *.*

    Concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto de simplicidade. Mas se for obrigada a escolher entre o tédio e o chamativo, honestamente, prefiro o chamativo.

    ResponderEliminar
  6. Eu definitivamente nao pertenço a esse grupo de pessoas!
    Eu sou a pessoa mais simples que existe e que gosta das coisas mais simples :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. E a música encaixa-se aqui, perfeitamente.
    A verdade é que o espalhafatoso é muito mais fácil de atrair, mas não há conteúdo, nem espaço para observação. Muito à imagem das pessoas; humildade e simplicidade é coisinha rara e preciosa hoje...

    ResponderEliminar
  8. O que descreveste é um bocadinho de mim: adepto e militante de coisas simples(momentos, gestos, atenções,..)

    Mas, desculpem o cinismo, cada vez mais chego a essa mesma conclusão: que o espalhafato, e o parecer em vez de ser, é que são realmente apreciados...

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro essas coisas simples que descreves-te. A verdade é que é como tu dizes já pouca gente liga a essas coisas, que nos completam talvez mais do que uma saída à noite. Mas também gosto de uma boa saída, com dança, e gargalhadas. O ideal é uma mistura das duas coisas. bjs

    ResponderEliminar
  10. O que eu gosto de piqueniques! As saudades que eu tenho daqueles que fazia com os meus pais!
    O mais engraçado é que os meus pais festejaram os 25 anos de casados com um piquenique. Filhos e netos em algazarra, sentados na erva à beira de um riacho. Foi uma festa original, simples, e que nenhum de nós esquecerá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Essa atitude é um passo muito importante para a felicidade.
    Não quero dizer que devamos perder todas as ambições, mas é no saber desfrutar das pequenas coisas (As Minhas Pequenas Coisas lol) que se atinge qualquer coisa muito próximo da felicidade.
    Digo "muito próximo" porque não vejo a felicidade como um valor absoluto, nem como qualquer coisa que se possa quantificar.
    Tenho uma foto de uma flor muito parecida com essa e num passeio de blocos de cimento, idêntico.
    Na época em que a tirei, estava tão fragilizado, a minha vida andava tanto para trás, que, naquele dia, tive ali,naquela flor pequenina nascida quase do nada, o meu grande momento de felicidade.
    Pronto, este tipo de conversa, pode ser um bom começo para acabar com o dia a um gajo.

    Bjos,

    ResponderEliminar
  12. toda eu sou mt simples adoro a simplicidade, a intenção da pessoa a oferecer algo feito por ela, ainda hoje fui à praia olhar para o mar....


    bom post e concordo plenamente contigo...


    bjux*

    ResponderEliminar
  13. Esta certissima!
    Talvez eu seja en tao uma pessoa diferente porque sempre gostei e gosto de tudo o que é simples.

    ResponderEliminar
  14. Os pequenos prazeres da vida =) os melhores!

    ResponderEliminar
  15. "Nem tudo o que reluz é ouro. E nem tudo o que é baço é de fraca qualidade." ora nem mais!! não teria dito de melhor forma!

    Ah as pequenas coisas da vida..tão simples e tão boas :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura