Avançar para o conteúdo principal

Dos caixotes que todos carregamos

Hoje falaram-me de um texto. Um texto que leram algures, não se lembram bem onde. Um texto que faz uma analogia perfeita entre a nossa vida e os caixotes.

Todos temos caixotes. Temos caixotes carregados de recordações. Carregados de emoções antigas, que já passaram e não mais voltam. Todos temos caixotes que transbordam de sentimentos do passado, memórias do que já vivemos e saudades do que já não temos.

Temos também sacos. Sacos onde guardamos as músicas que nos lembram de algo. Onde guardamos os livros que nos fazem choramingar por alguém que já não volta. Sacos onde carregamos os filmes que nos fazem chorar e as fotografias que nos fazem lamentar.

Vamos na rua. Debaixo de um dos braços temos uma dessas caixas, carregadinha de emoções passadas. No outro temos um saco, com todas as coisas que nos lembram de alguém.

À nossa frente alguém cai.

O problema é que temos os braços ocupados com as coisas do passado. E talvez não tenhamos tempo de pousar as Memórias e deitar as mãos ao Presente.

Comentários

  1. Gostei! É bem verdade..

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto...

    Bjs,
    http://medeixagozar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Talvez u dia nos aconteça o mesmo... Ou até não!

    Percebo o simbolismo dos caixotes.
    Não nos conseguimos desligar do passado e a memória não resolve a tangibilidade da sua construção.
    É realmente preciso ter um caixote -- Coisa física -- para acalentar parte do nosso quotidiano...

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu cá tenho uma caixa onde guardo as recordações "materiais". As cartas de amor, as flores que deixei secar, bilhetes e pequenos objectos que me marcaram e que fizeram parte de momentos/pessoas que me foram importante.

    Mas deixo-os ficar na caixa. Não os deixo ocuparem-me "as mãos" :)
    Quando sinto saudades do passado ou me sinto mais triste, abro a caixa e deixo-me voar no tempo.

    ...e tento evitar ao máximo que essas vivências passadas enfluenciem o meu presente, apesar de por vezes ser inevitavel...

    ResponderEliminar
  5. E quem é que não tem uma caixa dessas?! Eu tenho mais que uma, por exemplo. Adorei este post porque falaste de algo que quase toda a gente tem mas que nunca se lembra de escrever, ou faz querer esquecer essa existência.

    ResponderEliminar
  6. Caixotes?
    Baús!
    Resmas!
    Bjos.

    ResponderEliminar
  7. .......................
    ............,|)......I\ EU
    ............/|)......|)\ ESTAVA
    .........../.|)......|).\ NAVEGANDO
    ........../..|)......|)...\ E DEI UMA
    ........./...|)......|)....\ PASSADINHA
    ......../....|).......|).....\ POR
    ......./...,-- ---_...|.......\ AQUI PARA TE VER !!!
    ....'\==-,,;,,;,,;,,,,,,,-==;7~.~.~.~.~.~
    ...~.\__....__...__.....__/~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

    ResponderEliminar
  8. Costumo dizer que no "sótão" da minha memória guardo um baú de recordações. Nele, bem embrulhadas e protegidas do pó, estão as situações bem resolvidas, das emoções e afectos vividos intensamente e que, de quando em vez, vou abrir para ver o quanto cresci e o quanto aprendi. Na "dispensa" da memória retenho um pequeno "caixote" onde guardo as coisas mal resolvidas e que, de quando em vez, me dá algumas "alergias" devido ao pó acumulado. Mas há algo que nunca aceitei: ficar presa ao passado. Todos os dias dou um passo em frente mesmo que ele se dirija para uma situação que vá recair no "caixote".

    :)

    ResponderEliminar
  9. às vezes estamos tão presos ao passado que não conseguimos aceitar o presente. Adorei a analogia dos caixotes e da nossa vida.

    ResponderEliminar
  10. Solução para estas coisas...MOCHILA!!! Guardas lá dentro as coisas, andas com elas na mesma e não te impede de deitar as mãos ao presente! ;)

    A vida quer-se mais prática... ;)

    BEIJOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  11. Como é tão verdadeiro este texto...

    ResponderEliminar
  12. Quando o conseguirmos fazer, tudo será bem melhor!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura