Avançar para o conteúdo principal

Defeitos que não são defeitos

Está na moda dizer que se tem mau feitio e que se é muito teimoso.

É um daqueles defeitos que não são defeitos - são antes um traço de personalidade. Por isso toda a gente adora dizer que tem mau feitio. Ou que é teimosa. Ninguém dá crédito a tal coisa.

Teimosa... ora deixa lá ver... não tenho mais nada para dizer, então digo que sou teimosa. Até fica bem, é sinal que sou obstinada e luto por aquilo que quero. Não vamos confundir o "teimoso-bom" com o "teimoso-insuportável tenho a mania que sei tudo e ignoro as opiniões alheias". Porque eu posso ter teimoso mas sou obviamente do tipo bom... ou não.

Mau feitio? Mas afinal que raio significa ter mau feitio?

Ter mau feitio não é chatear o vosso namorado porque ele faz as coisas de uma forma diferente daquela que vocês gostariam. Não é ser chata. Não é ser pedante. Não é dar ares de arrogância. É bem pior que isso.

Ninguém tem bom feitio hoje e mau feitio amanhã. Mas todas as pessoas têm variações de humor... acho que é mais a isso que se referem. Têm a certeza que isso é ter mau feitio?

Ninguém diz que é um grandessíssimo cabrão. Ou uma grande cabra. Nunca ninguém diz que é egoísta e que lixa os outros para subir na vida. Ninguém diz que ilude os outros. Ninguém diz que te espeta uma faca nas costas. Isso seria demasiado sincero.


Eu digo antes que tenho óptimo feitio. Posso?

Comentários

  1. Por acaso eu tenho bom feitio! Até gozam comigo e me chamam, para me arreliar, Madre Teresa de Calcutá! Imagina só! ;-)) Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho bom feito!
    E não estou a dizer só para fazer coro! Tenho mesmo bom feitio... tipo boa demais, ou mãezinha demais, como me costumam dizer.

    E sou muito persistente, mas luto para evitar ser teimosa.

    Beijinhos
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Não são defeitos, são características :P

    ResponderEliminar
  4. Estou tão habituada a que me digam que tenho mau feitio que já interiorizei isso, mas na verdade até acho que tenho um feitio normal e se me souberem dar a volta levam tudo de mim...estou contigo, tenho um óptimo feitio :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto de ti por seres assim.
    Sabes que, às vezes, fico com a impressão que hoje em dia o mau é tantas vezes premiado, que se criou esta ideia do "quanto pior, melhor".
    Não vejo nenhum jovem ser entrevistado à porta da escola que se sinta o "maior" por ter boas notas. O que é "cool" é ser "rebelde" (rebelde ente aspas, com o respectivo gesto com os dedos), fazer a vida negra ao prof. e colegas, chumbar a metade das disciplinas, gastar 50€ por mês em SMS...
    Penso ser isso que leva os jovens a quererem passar a imagem do "durão", o teimoso que faz tudo ao contrário, "só pa chatear", e tudo e tudo e tudo.
    Um dia, quando eles chegarem aos 30 anos e arranjarem o primeiro part time num call center, a aturar o chefe e os clientes, com um salário que mal dá para o hambúrguer no Mc Donald's, vão perceber o que é teimosia e mau feitio.

    Ainda não me disseste o que é um "crenco" :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post... Acerta na "mouche" e concordo completamente com o que dizes.

    ResponderEliminar
  7. Estou a imaginar o Nuno Lopes (Contemporâneos):
    Ai eu sou tão teimoso e tenho tão mau feitio.
    Vai mas é trabalhar! Lolol

    ResponderEliminar
  8. Fresco e Fofinho, crenco significa Murro. ;)

    ResponderEliminar
  9. A mim dizem-me sempre que tenho um grande mau feitio, seja porque estou contra, seja porque estou cauteloso, seja porque sou frontal, seja porque sou politicamente incorrecto ou porque refilo! Tanto me dizem que eu também já o admito. Se tenho ou não razão, bom, umas vezes sim outras não, talvez seja um defeito, talvez uma virtude, mas não se pode generalizar uma pessoa a um só conceito.

    ResponderEliminar
  10. Eu sou um grande cabrão.
    Nada de novo nao é...

    Porn *

    ResponderEliminar
  11. Nada de novo mesmo...


    cutxi cutxi ;)

    ResponderEliminar
  12. Tão verdade este post. E o comentário do fresco e fofo complementa.
    Ouço imensa gente dizer que tem mau feitio mas nem é com o intuito de afastar ou avisar as pessoas... é mesmo porque, olha, é fixe dizer e é fixe armar-se em complicada. vá-se lá perceber...

    ResponderEliminar
  13. Mas quem é que vai admitir os próprios defeitos, a outras pessoas? Aliás, só admitir que se tem um defeito custa, quanto mais, anunciá-lo.
    "Qual é o teu maior defeito?"- isso não é pergunta que se faça!
    As pessoas que nos conhecem sabem quais são. As que não nos conhecem, não precisam de saber.

    ResponderEliminar
  14. É interessante, há quem diga que eu tenho mau feitio porque respondo logo quando me pisam os calos e depois dizem-me que "não se pode dizer-se nada a ti, é impressionante!" e ao que eu respondo "claro que se pode dizer... e eu posso responder...sempre!".
    A outra razão é eu ficar de pé atrás quando começam uma conversa com "Olha posso fazer-te uma pergunta? Mas prometes que não levas a mal?" e eu digo "Então não faças...", pois se me conhecessem bem estavam cientes do primeiro ponto que mencionei no meu comentário.

    E admito que sou teimoso a roçar o orgulhoso... é terrível, mas já estou a deslargar-me disso...até chegar ao bom, não sei...faço por isso. lol

    Gosto de te ler, embora este tenha sido o meu primeiro comentário.

    Bom dia :)

    ResponderEliminar
  15. eu sou bastante teimosa mas acho que não vêem isso como um defeito em mim! pelo menos eu não vejo.. tenho o meu ponto de vista até que me mostrem que afinal pode não ser (só) assim.
    quanto ao dito mau feitio, tenho umas alterações de humor do pior e isso já incomoda muitas pessoas. mas eu sou assim, portanto.. habituem-se!

    ResponderEliminar
  16. Eu digo antes que o meu mau feitio - e acredita, existe mesmo uma coisa que se chama mau feitio e eu tenho! - é uma qualidade. Eu cá, adoro.

    Virou mesmo moda dizer que "ah, o meu defeito é ser teimosa". Que falta de originalidade.

    ResponderEliminar
  17. eu digo que sou teimosa. não acho que seja um defeito. e também me acho super egoísta. é um defeito sim, mas sou assim e pronto. egoísta e egocêntrica. não acho que seja demasiado sincero. então, deviamos ser todos demasiado sinceros e admitir que temos esses defeitos, aqueles que toda a gente sabe que são "maus" - como egoista, etc.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura