Avançar para o conteúdo principal

Jogo de forças

"Mostrar amor a quem nos não ama rebaixa-nos a um nível de degradação. E a degradação só nos dá lástima e repulsa.

A única possibilidade de se ser amado por quem nos não ama é parecer que se não ama. Então, não se desce e assim o outro não sobe. E então, porque não sobe, ele tem menos apreço por si, ou seja, mais apreço pelo amante.

O jogo do amor é um jogo de forças. Quanto mais se ama mais fraco se é. E em todas as situações a compaixão tem um limite. Abaixo de um certo grau, a compaixão acaba e a repugnância começa. Assim, quanto mais se ama mais se baixa na escala para quem ao amor não corresponde."

Vergílio Ferreira, em "Conta-Corrente 3"


Por mais que eu não queira concordar... Concordo. Não ando é com muita força para esse jogo. Mas ei, isto não é só dramas. ;)

Comentários

  1. Ho Linda, não te deixes perder essa força...
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  2. Doi amar e não ser correspondido, mas um dia esse teu amor vai ter um eco e serás a miuda mais feliz :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. É isso tudo.

    Quanto às forças, não as perdi, mas não tenho a paciência que tinha, para o jogo do gato e do rato.

    ResponderEliminar
  4. Nunca gostei de jogos nem sou boa nessas coisas.
    No entanto, minha cara S*, o verdadeiro amor espera por ti, como por mim, como por cada um de nós. Claro que podemos perder-nos no caminho, mas temos que acreditar. :)

    ResponderEliminar
  5. E depois, há esse grandes homens - vou falar nos homens, que das mulheres tenho vindo a descobrir que pouco sei - que por muito que babem, sabem faze-lo sem perder a compostura. E aí o fenómeno dá-se ao contrário: apesar da posição inferior, de quem dá o seu coração ao nada, da subserviência declarada, essa posição é tomada com uma dignidade admirável, e o fraco torna-se forte. Ghandi não era fraco por se submeter, muito pelo contrário, a sua submissão voluntária era um acto de força.

    Agora, a Margarida tem razão. Um verdadeiro amor não é feito de duas forças, mas duas metades da mesma força. Não há jogos num amor forte, e é precisamente nessa ausencia que reside a força dos dois.

    Beijinho, e coragem!

    ResponderEliminar
  6. Encontrei a resposta para a minha dúvida.

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha visto as coisas esplicadas de forma tão lógica. Neste momento, infelizmente, acho que tem um grande fundo de verdade...
    Mas o wolve tem palavras bonitas em que todos nós, no fundo, queremos acreditar mais que tudo. Acreditemos então que um dia vamos encontrar esse equilibrio mágico.

    ResponderEliminar
  8. Existem dias em que muito dificilmente acreditamos no que quer que seja… agora quando há empatia, quando o amor é verdadeiro e não tão só atracção não há níveis, nem inferior nem superior, apenas equilíbrio, um equilíbrio suportado por nuvens.

    S* acredita sempre… gosto de dar o sol como analogia… mesmo quando não o vemos ele está lá… tudo acontece a seu tempo, desfruta da bolita pessoa que és.

    ResponderEliminar
  9. Não posso deixar de concordar, mas no fundo acho que o amor não devia ser um jogo de forças.

    ResponderEliminar
  10. Eu não olho para o "jogo do amor" como um jogo aliás eu olho para o amor como algo animador, reconfortante e feliz!
    Acredito que não é algo que temos por ter mais força mas sim algo que acontece!
    Quando menos esperarmos...(pelo menos quero acreditar nisso LOL)

    Amor... todos procuramos, todos queremos mas poucos conseguem realmente... :S

    ResponderEliminar
  11. Já há muito tempo que percebi a existência desse jogo e - à custa de muita força mental - aprendi a jogá-lo bem. Infelizmente, não nos deixa mais felizes. Apenas menos infelizes.

    ResponderEliminar
  12. É pá, ó Vergílio, desculpa mas não concordo nada com essa treta.
    Isso é doença e tu andas a meter mais ideias parvas na cabecinha tonta da S*, que até já nem precisa... eheheh.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Vergílio Ferreira tinha tanta razão no que escreveu que não serve absolutamente para nada. O amor, esse, o verdadeiro, apenas se sente. Não há volta a dar-lhe, Não há palavras que o condicionem ou que o consigam pôr lógico. Ele é ilógico por natureza.

    ResponderEliminar
  14. Guarde as forças então - pois vai usá-las no tempo certo ou incerto, porque o amor e qualquer tipo de relacionamento é política, ou seja, um jogo.
    Isso não é bonito mas é verdade.

    ResponderEliminar
  15. duas palavras:

    pá e tético.

    gosto muito do vergílio ferreira, mas isso é um monte de tretas. quando o amor for uma coisa má, eu mato-me.

    e não me matei, ainda :)

    ResponderEliminar
  16. Minha linda... tu és uma miuda nova, pareces simpatica, tens uma vida pela frente... amores desses todos tivemos... vais ver que um dia, abres os olhos e de repente percebes que acabou! Voltas a viver de novo. Renasces... tem fé!

    Já agora... sou a rita dos gemeos e convido-te a veres o meu blog dos pequenos nadas... esteve meio apagadote mas... brevemente terei noticias lá... sobre o livro!!! Yupi... e desde já agradeço a tua participação!!!

    Beijos

    Rita

    ResponderEliminar
  17. realmente um texto genial.
    e verdadeiro

    ResponderEliminar
  18. Fonix!!

    Eu cá pra mim acho que as coisas não são assim tão lineares...

    Amar nem sempre é um jogo, existem coisas bonitas, relações simples e transparentes.

    Amor é AMOR

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura