Avançar para o conteúdo principal

Idosos e a violência

"Em Portugal, um em cada quatro idosos foi vítima de pelo menos um acto de violência ao longo do último ano, de acordo com as conclusões de um estudo europeu que analisou o fenómeno da violência na terceira idade, citado pela TSF. O mesmo estudo concluiu ainda que quatro em cada dez idosos foram, em algum momento, alvo de maus tratos físicos, psicológicos, sexuais ou financeiros durante a vida.

“São as pessoas que tomam conta dos idosos, que na maior parte dos casos, eram filhos ou o parceiro [que praticam os actos de violência] ”, explicou à TSF Henrique Barros. O investigador acrescentou também que os maus tratos psicológicos são os mais frequentes, sendo o agressor considerado íntimo da vítima. (...)

No que diz respeito às doenças provocadas pela violência de que a população com mais de 60 anos foi alvo, o estudo diz que são difíceis de identificar mas que as mais comuns são as depressões e as perturbações do sono e do sistema digestivo."

Público

E aqueles sacanas que vão de férias e os mandam para o hospital?

E os que os metem no lar porque "coitadinho de mim não tenho dinheiro para tratar do meu pai, mas já tenho dinheiro para ir passar o fim do ano ao Brasil".

E os que lhes ficam com a reforma?

Os que lhes batem porque "são chatos, estorvam e dão despesas"?

Desprezíveis.

Comentários

  1. pior que uma bufetada é a solidao
    é sentir que se está sozinho e saber que os nossos estao no bem bom S:

    ResponderEliminar
  2. infelizmente isso são coisas que acontecem muitas vezes. Ainda existem aqueles que quando o familiar idoso vai para o hospital por alguma razao de doença depois nao voltam para o buscar porque "nao têm condiçoes para cuidar deles" . Custa-me a acreditar possa. E ainda me custa mais a aceitar este genero de situações :s . Enfim.. é revoltante.

    ResponderEliminar
  3. É tão triste estas coisas serem uma realidade, num número bem mais alto que o que se sabe...

    ResponderEliminar
  4. Só pessoas com problemas é que fazem coisas desse género... Isso mete nojo. Principalmente porque até aos meus 15 anos sempre vivi com os meus avós e aprendi a respeitá-los acima de tudo e todos

    ResponderEliminar
  5. O nosso Estado devia dar mais valor aos idosos, eles são o pilar do país, a sabedoria de gerações...

    ResponderEliminar
  6. É assim mesmo! Porrada nos cabrões dos velhos!
    Por isso é que eu quero morrer novo.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. também há quem vá de férias e abandone os seus animais domésticos

    ResponderEliminar
  8. não se dá valor a quem os trouxe ao mundo, os criou e fez sacrificios por eles...é muito triste!

    ResponderEliminar
  9. Recado maravilhoso! Principalmente para quem já perdeu entes queridos, como eu.
    Bjooooo!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Nada a dizer nem contra nem a favor. Não consigo perceber como é que alguém é capaz de se aproveitar da fragilidade de outrém para executar este tipo de atitudes.

    Repugnante!

    E para quem não tinha nada a dizer já disse muito ahahah

    beijos

    ResponderEliminar
  11. Adoro os meus avós. E quando leio notícias destas, percebo que vim parar ao planeta errado, só pode...

    ResponderEliminar
  12. Adoro os meus avós. E quando leio notícias destas, percebo que vim parar ao planeta errado, só pode...

    ResponderEliminar
  13. enfim..

    sao pessoas se coração....

    mas pagaram na mesma moeda..quando estiverem na « posição» de idosos

    ResponderEliminar
  14. Realmente é uma drama!!
    Já não tenho avós nem bisavós, embora os tenha conhecido e me recorde deles e foram todos tratados com carinho pelos filhos, netos, bisnetos e demais família!
    Também o meu pai esteve doente muitos anos, acabando por falecer e muita gente não percebia e criticava o tempo que lhe dedicávamos, ou porque ia para lá ao fim de semana, mas estou certo que teve o carinho e aconchego de todos nos seus últimos anos e eu de consciência tranquila.
    Mas acredita que gostei muito do post e é uma reflexão que poucos fazem, ou ainda... há gente desumana!

    ResponderEliminar
  15. É triste e preocupante pensar que depois de uma vida de trabalho, de amealhar algum dinheiro à custa de tanto sacrifício, de ter toda a paciência e disponibilidade do mundo para os filhos e netos, o futuro pode estar resumido a este medo, este amanhã sempre incerto, a solidão, o ser pouco menos que um objecto, uma velha relíquia agora abandonada e ignorada.

    ResponderEliminar
  16. Isto é tão tão tão triste. Dá-me um aperto no coração tão grande, é capaz de ser dos assuntos aos quais sou mais sensível.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura