Avançar para o conteúdo principal

Empatias

Já aqui disse várias vezes que ou "Gosto" ou "Não gosto". Assim, logo à primeira vista. As pessoas podem surpreender-me, claro, mas é sempre aquele primeiro sentimento que parece prevalecer.

Não gosto de muita gente - é verdade. Mas quando gosto, adoro de paixão.

E é essa empatia natural que mais me cativa quando conheço uma pessoa. Seja homem ou mulher, jovem ou velho, bonito ou feio.

Existem aquelas pessoas interessantíssimas, giras, divertidas... mas que parecem não encaixar em nós. Temos consciência do seu valor, mas não conseguimos nutrir aquele carinho natural por elas.

Depois existem as pessoas que não precisam de fazer nada para nos fazer enternecer. Será do olhar? Do tom de voz? Da atitude? Da forma como joga com as palavras? Ou será simples empatia?

Um email, uma mensagem, uma conversa de dois minutos, são suficientes para pensar para os meus botões "eu gosto desta pessoa". E geralmente gosto mesmo.

Comentários

  1. Sou igual!

    Às vezes até penso: "Paah, é tão divertida(o) mas não sinto empatia nenhuma!" E ás vezes acho que até sou mal-interpretada porque se não simpatizo com alguém nota-se a léguas.. :P

    ResponderEliminar
  2. A empatia não se explica. Sente-se ou não se sente, ponto.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Existem pessoas com quem o sentimento de empatia surge instantaneamente. Com outras é algo que se vai construindo à medida que o relacionamento com a pessoa evolui, à medida que a vamos conhecendo melhor. Porque nem sempre a primeira impressão deve ser a levada em conta.

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou assim, mas já me deixei surpreender e redescobri pessoas maravilhosas que, por vezes, não se demonstram no primeiro contacto ;)

    ResponderEliminar
  5. Comigo passa-se exactamente a mesma coisa, ou gosto, ou não gosto. E para decidir basta o 1º encontro (momento) e muito muito raramente me engano.

    Se calhar é um defeito meu, mas sou mesmo assim.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. também sou assim, ou gosto ou não gosto... bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu ás vezes também sou assim... Mas acontece-me muitas vezes inicialmente não gostar de alguém e depois Adora-la e vice versa!
    Bjinh*

    ResponderEliminar
  8. Hmmmm... Existem 1os feelings que não nos enganam sobre certas pessoas...!
    E depois existem aquelas que nos vão conquistando!

    ResponderEliminar
  9. Também sou um pouco assim. Mas geralmente tenho tendência para gostar muito e depois não ser correspondida (mesmo em questões de amizades)... Mas é a vida :)
    Bjinhos.
    ♥Marisa♥

    ResponderEliminar
  10. Parece que a selecção de Portugal até "adoptou" uma música que explica a coisa....como é que é mesmo...."I got a feeliiiiiiing".... ;)

    BEIJOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Eu sou mais racional :=(

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. E será possível a empatia não ser recíproca?

    ResponderEliminar
  13. Normalmente, sou assim. Embora já tenha cometido alguns erros! O mais curioso é que me acontece isso com os blogues! Leio dois ou três posts e ou fico a gostar ou nem vou lá mais! E nem sequer leio blogues muito semelhantes entre si! Arre que sou um 'cadito primária! :-))

    ResponderEliminar
  14. Adoro este tema:) E é curioso que até pelos textos que lemos podemos sentir o mesmo como se fosse ao vivo.

    Há pessoas por quem mudo a minha impressão inicial.

    ResponderEliminar
  15. eu sou assim. estudo a pessoa uns segundos e fico logo a saber se algum dia poderei sentir essa tal "empatia" e geralmente também acerto... mas claro que também acontece enganar-me e a empatia durar umas horas.. dias se tanto

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura