Avançar para o conteúdo principal

Engolir sapos


Antes era muito intempestiva. Se algo me incomodava, era ver-me a barafustar de imediato. Não respirava duas vezes, não pensava... resmungava logo. Era demasiado ansiosa e incomodava-me esperar para poder dizer aquilo que me ia na mente (e no coração).

Parecia que sufocava se não dissesse logo tudo. Não pensava em mais nada. Exaltava-me facilmente.

Com o passar do tempo (e especialmente nos últimos meses) tenho-me tornado muito mais ponderada. Já sei esperar pelo momento certo para dizer aquilo que preciso de dizer.

Há uma pessoa a quem tenho de dizer uma ou duas coisinhas... Mas estou no meu canto, quieta, à espera que essa pessoa se aproxime. Não quero discutir. Quero pensar bem no assunto... Para ter a certeza de que a decisão que vou tomar é a mais correcta. Que sei que é.

Comentários

  1. Eu sou como tu eras. Não consigo mudar :x

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda sou assim! Gostava de aprender a engolir alguns... Porque por causa disso só faço asneira :s às vezes penso "tu não vais falar, não vais, não vais!" mas sai-me tão impulsivamente que olha, quando reparo já disse e já me estou a arrepender.
    Quando disseres essas coisinhas, ao menos foram bem ponderadas e é o que interessa!

    ResponderEliminar
  3. Sim, pondera sempre! Faz como eu nunca falo com o sangue quente...porque o arrependimento é algo muito difícil de engolir! :)

    Besito

    ResponderEliminar
  4. Eu sou igual, antigamente demasiado sincera e provoca discuções... agora ja engolo muitos sapos, com o passar do tempo toda gente muda... Prefiro evitar discuções e esperar por o momento certo para ter a certeza absoluta do que vou fazer....

    ResponderEliminar
  5. A melhor palavra é aquela que fica por dizer...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. eu pelo contrario sempre fui de estar calma engolir sapos e esperar que a outra pessoa recebesse aquilo que merecia... sou ainda assim hoje em dia um pc, mas estou numa situaçao que em breve qd me deparar com uma certa pessoa, vou ter coragem p me revoltar e nao ter que levar com cinismo sem responder....

    ResponderEliminar
  7. A vida nos ensina, é uma escola diária.
    Aprendemos que existem momentos para falar e calar.
    Bj

    ResponderEliminar
  8. os sapos são para beijar, não são para engolir... tenho de explicar tudo!

    ResponderEliminar
  9. [boa sorte... dum especialista em "sapografia"]

    um imenso abraço, S.

    Leonardo B.

    ResponderEliminar
  10. eu sou também demasiado impulsiva. engolir sapo, jamais. mas o tempo e a vida tÊm me ensinado que por vezes é mm melhor engolir alguns. temos de saber ser ponderadas, nao engolir demais nem cuspir demais lol beijinho

    ResponderEliminar
  11. Não chamo a isso engolir sapos, chamo maturidade! Engolir sapos, para mim, é nunca dizermos aquilo que achamos certo, não adiar para um momento mais reflectido!
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  12. às vezes faz bem ser impulsiva. eu digo k um meio termo será o mais acertado. =)

    ResponderEliminar
  13. Às vezes fazemos mal em pensar demais... Outras em pensar de menos...
    Faz aquilo que o teu coração achar melhor... No meu caso é sempre a melhor forma ;)

    ResponderEliminar
  14. O que tenho a dizer fica na garganta e quando achar que essa é a melhor altura para o dizer digo, mas digo mesmo. Engolo alguns sapos, mas de vês em quando não entra nenhum e saem todos aqueles que tinha engolido anteriormente.

    ResponderEliminar
  15. sam seaborn, não é preciso escrever muito para acertares na mouche!

    ResponderEliminar
  16. És como eu. Estamos naquela idade do "diz agora e pensa depois" eheheh.
    Não dizem que com a idade voltamos à meninice?
    Pois eu estou agora a regressar aos 20 anos e digo tudo, comósmalucos.

    ResponderEliminar
  17. Eu considero a paciência uma grande virtude, assim como a tolerância.
    Devemos aprender a ser tolerantes e não deixar que certas pessoas ou situações nos afectam ou influenciem o nosso estado de espírito.

    Vamos pensar bem, porque a verdade é que existem pessoas impulsivas por natureza, mas também há aquelas que simplesmentes querem ficar sempre por cima e têm a mania de dizer que não estão para engolir sapos. Pois não é ai que está a verdadeira superioridade.

    Ignorar é o melhor!

    ResponderEliminar
  18. Também aprendi a morder a língua, nestes últimos meses. Às vezes é mesmo preciso.. :)

    ResponderEliminar
  19. Às vezes também é preciso ponderação, não agir de imediato sem pensar normalmente nunca é bom...
    Mas acho que todos somos assim, uns mais do que outros, mas com o tempo vamos reunindo condições (e, respostas de outros) que nos fazem pensar e, principalmente, agir de outra forma...
    Enfim, ninguém é perfeito, e mesmo que todos o fossem, com certeza, não era a mesma coisa. Não é??
    Gosto bastante de visitar o teu blog :D

    ResponderEliminar
  20. Exactamente, por vezes, é necessária uma certa ponderação...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  21. eu continuo a ser assim. sobretudo, impulsiva.

    ResponderEliminar
  22. Sinal que estás a crescer, muitas relações (de trabalho, passionais, amizade, etc.) duravam mais se as pessoas fossem mais tolerantes, ponderadas e claro, menos intempestivas

    ResponderEliminar
  23. Crescer, minha linda! Isso é crescer! Maturidade. Agora é sempre a vê-la "entrar"!

    ;)))

    ResponderEliminar
  24. Olá *S,

    Eu não sou muito de engolir sapos, até porque detesto injustiças e há determinadas situações que me causam alguma confusão. Não obstante, e sobretudo depois de ter ingressado no mundo do trabalho aprendi a ser um pouco mais tolerante. Eu espero pelo momento certo para falar, mas é muito difícil sobretudo quando estamos ansiosos por libertar o que nos incomoda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura