Avançar para o conteúdo principal

Alargar horizontes

Precisava de sair da minha terra por uns tempos. Meses, talvez. Em conversa com colegas percebi como sou limitada em termos de vivências. Sou muito ligada à família e amo-nos de paixão, mas não posso ficar debaixo das saias da mãe (e da tia, e do tio, e da irmã...) para o resto da minha vida.

Conheço pouco, muito pouco. Sou demasiado medrosa para sequer ponderar em sair de perto da minha família.

Acho que mudar de cidade me faria bem. Talvez me ajudasse a ganhar confiança em mim mesma. Talvez me trouxesse mais independência e fizesse de mim uma pessoa mais forte.

Talvez.

Comentários

  1. Novas experiências fazem-nos sempre descobrir um pouco mais sobre nós próprios, por vezes forças que julgamos não ter!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito da minha família mas não tenho medo de sair e ir para bem longe. Eles vão estar sempre ali, quando voltares, ao fim do dia no skype ou no telefone.. Não tens que sair forçosamente, há quem se dê lindamente sempre juntinho aos pais. Falando por mim, é uma experiência única ir para lá do horizonte. Recomendo.

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom mudar de ambiente, apanhar novos ares e conhecer pessoas diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Eu também precisava dessa coragem, que me fizesse romper com estes laços que por vezes nos prendem demais... bjs

    ResponderEliminar
  5. a mim ajudou e de cada maneira...cresci mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Acredita que sabe bem sair da terrinha... e viver sozinha tb tem os seus pontos positivos em termos de liberdade, sp estás mais á vontade e fazer tudo á tua maneira :p

    ResponderEliminar
  7. Como eu te entendo! Também sou assim, muito apegada à familia e isso nem sempre é bom!
    Vai sim e deixa de ser medrosa (eu tmb sou)!
    Boa sorte!
    Kisses

    ResponderEliminar
  8. Faço das tuas as minhas palavras. Penso e sinto exactamente da mesma maneira... Aliás, já escrevi bastante sobre isto no meu blog. Temos que começar a pensar mais em nós!

    ResponderEliminar
  9. talvez? lol, de certeza! É que é daquelas coisas que são simplesmente causa efeito. Sais, cresces.

    ResponderEliminar
  10. Não é talvez, faz mesmo bem. Começas a ver as coisas de uma perspectiva completamente diferente e o essencial é que cresces muito, muito mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Viver afastada da família ajuda imenso a crescer e sabermos quem somos efectivamente. A mim ajudou imenso e hoje sou uma pessoa muito diferente de quando sai de casa pela primeira vez para estudar...
    Mas, nem todas as pessoas precisam disso para evoluir :)

    Podes sempre fazer uma viagem distantezita e avaliar o resultado final :)

    ResponderEliminar
  12. O primeiro passo começa pela colocação da hipótese. ;)

    ResponderEliminar
  13. Ganhe coragem e salte... Primeiro provisoriamente porque depois já pode decidir definitivamente com conhecimento de "causa"...

    Abracinho

    ResponderEliminar
  14. o que disseste assenta-me que nem uma luva

    ResponderEliminar
  15. Toda a força do mundo! eu já parti várias vezes e o amor fica sempre :)

    ResponderEliminar
  16. O que dizes é verídico... Mas a família é sempre importante desde que não seja uma dependência...

    ResponderEliminar
  17. Acredita que sim, só por uns meses faz muito bem :)

    ResponderEliminar
  18. faz bem... aproveita se tiveres oportunidade!

    ResponderEliminar
  19. Pode ser bom ou mau!! Mas para saberes, tens que experimentar... 8)
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  20. Estou a fazer por isso assim que a tese esteja defendida aqui vou eu novos horizontes.
    O que acabaste de escrever é exactamente como me sinto, mas ter uma mãe super protectora é um bocadinho pesado... não vás por ai, tem cuidado....blá blá, eu só vou aprender com as conquistas.
    Adorei o post S*
    Fantástico
    Abraço enorme
    com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  21. Estou a fazer por isso assim que a tese esteja defendida aqui vou eu novos horizontes.
    O que acabaste de escrever é exactamente como me sinto, mas ter uma mãe super protectora é um bocadinho pesado... não vás por ai, tem cuidado....blá blá, eu só vou aprender com as conquistas.
    Adorei o post S*
    Fantástico
    Abraço enorme
    com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  22. Estou a fazer por isso assim que a tese esteja defendida aqui vou eu novos horizontes.
    O que acabaste de escrever é exactamente como me sinto, mas ter uma mãe super protectora é um bocadinho pesado... não vás por ai, tem cuidado....blá blá, eu só vou aprender com as conquistas.
    Adorei o post S*
    Fantástico
    Abraço enorme
    com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  23. É sempre um desafio, e não significa que se deixa de gostar da família... Acho que é uma experiência pela qual todos deveríamos passar, e só depois chegar a uma conclusão e decisão. o que é bom para uns poderá não o ser para outros...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  24. Desejo muito essa independencia. Tal como dizes, acho que todos precisamos desse afastamento. So nos ajuda a crescer..

    bjnho

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que depende para onde fores e com quem fores e do que fores fazer, eu ja tive a oportinidade de morar fora primeiro no meu estagio com pessoas da minha idade num apartamento no centro de uma cidade foi dos melhores tempos da minha vida, mais tarde fui trabalhar para fora 3 meses mas ai foi diferente porque nao conhecia ninguem nem nada e tive muitos problemas.Mas acho que devias fazer isso fazia te bem mas é como te digo tudo dependia do que vas fazer para fora...

    ResponderEliminar
  26. Eu acho que essas coisas fazem sempre bem. A mim, foi das melhores coisas que me aconteceu, ser estudante deslocada (se bem que não foi propriamente uma opção...e não foi por uns meses mas será por seis anos).

    Mas faz bem, S*, acredita, aprendes e cresces muito!

    Beijo

    ResponderEliminar
  27. "o mundo muda a cada gesto teu"

    :-)



    abraço terno!

    ResponderEliminar
  28. Saí de casa dos pais e vim sozinha para Lisboa ao 17 anos. Adoro a minha família, mas mais que três dias lá em casa e enloqueço. Sair debaixo da saia da família, da bolha de protecção, ajuda a crescer, nem imaginas o quanto. Anda daí!

    ResponderEliminar
  29. Talvez não haja como experiemtar, para confirmar!

    Esperimenta uma aventura de um fim de semana num sítio qualquer, desconhecido para ti!! Só para fazer um teste!!!

    Força!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  30. Diz quem já passou por lá que seres visita na tua própria casa te traz muito menos chatices. Eu quero experimentar o mesmo que tu, e acho que vou adorar.

    ResponderEliminar
  31. também sou um pouco como tu... mas eu ja começo a sentir necessidade do meu espaço... e das vezes que estive for de casa senti-me bem...porque se ciram saudades e isso faz muit bem a relaçao de familia, porque começamos a perceber a importancia daquela pessoa, e os pais por vezes precisam de sentir essa saudade pra dar importancia... arrisca..vais ver que vai valer a pena

    beijão

    ResponderEliminar
  32. Às vezes penso o mesmo acerca de mim mesma.

    E eu tenho a certeza que ir para algum lado, durante algum tempo, sozinha, me faria bem.

    Mas ao mesmo tempo há uma vontade tão grande de ficar que vou ficando... e vou visitando outros lugares quando dá... mas no fim do dias, ou de alguns dias, acabo sempre por voltar para casa!

    ResponderEliminar
  33. Vale sempre a pena arriscar. Eu fi-lo e dei-me bem.
    Obrigado pela visita ao Rochedo

    ResponderEliminar
  34. Pelo menos descobririas mais quem tu és...

    ResponderEliminar
  35. Porque não fazer primeiro uma viagem grande para sentires como é e ultrapassar o medo?

    ResponderEliminar
  36. Ja sofri do teu dilema arrisquei...dei me com altos e baixos...entretanto passaram se anos e voltei para pert de casa.

    Ainda não sou feliz.

    bjo

    ResponderEliminar
  37. Eu vou mudar de país por uns tempos, depois conto como correu :)

    ResponderEliminar
  38. Sinceramente, acho que podes crescer, ser independente e ganhar mais confiança em ti própria ficando junto dos teus ou afastando-te deles... É independente...
    Mas, como dizia o Oscar, podes querer provar todos os frutos de todas as árvores... e isso, sim, deve valer a pena...

    ResponderEliminar
  39. Se quiseres vir aos Açores nem que seja para passar férias é só dizer ;-)

    ResponderEliminar
  40. ja te convidei pa vires a lx.
    menina foi ao sair de casa ha quase 10 anos que ganhei muita maturidade.
    E hoje agradeço a minha familia ter me apoiado quando o fiz.
    apesar de estar a uns boms km de casa sei que estarão sempre presentes.
    Porque nada é pesado para quem tem asas.

    ResponderEliminar
  41. Olá, gostei muito do teu blog. Faz bem sair de casa alargas horizontes, cresces sentes-te mais mulher e o melhor começas a dar valor as pequenas coisas da vida. Eu sai de tras-os-montes para Angola. E cada dia me sinto mais mulher e por estranho que pareça sinto-me mais unida ainda a minha familia e hoje ainda lhes dou mais valor!!!! Só quando tomamos consciência da realidade global do Mundo é que valorizamos o nosso pequeno mundo. Beijo cat

    ResponderEliminar
  42. Olá, gostei muito do teu blog. Faz bem sair de casa alargas horizontes, cresces sentes-te mais mulher e o melhor começas a dar valor as pequenas coisas da vida. Eu sai de tras-os-montes para Angola. E cada dia me sinto mais mulher e por estranho que pareça sinto-me mais unida ainda a minha familia e hoje ainda lhes dou mais valor!!!! Só quando tomamos consciência da realidade global do Mundo é que valorizamos o nosso pequeno mundo. Beijo cat

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura