Avançar para o conteúdo principal

Pierre Louÿs

O francês Pierre Louys é dos escritores mais perturbadores que já li. Meio nojento, é verdade. O homem falava de sexo como se estivesse a falar de uma coisa qualquer. Não, não é isso que me choca. O que me choca é que o senhor gostava de misturar crianças e adultos nos seus jogos sexuais. Quando peguei no primeiro livro dele a reacção foi "mas que porcaria é esta?".

"Tal mãe, tal filhas". Um livro pornográfico e (supostamente) sensual. Nojento, por vezes. Agradável, página sim página não. Difícil de gostar.

Usa e abusa dos palavrões, das descrições, faz por chocar o leitor. Atenção, chocante mas bem escrito.

Como dizem os críticos literários este livro tem um misto de sensualidade e nojice. O autor joga com a repulsa e o desejo do leitor.

Este livro conta a história de 4 meninas/mulheres. Todas prostitutas. A mãe, Teresa, de 36 anos. A pequena Mauricette de 14 anos. A mais nova, Lili com apenas 10 anos. E Charlotte de 20 anos. O narrador vai descrevendo o envolvimento que foi tendo com as quatro... Pelos vistos a senhora mãe não se importava de oferecer as filhas. E as filhas, habituadas aquelas andanças, gostavam dos jogos de provocação.

Pierre Louys também escreveu o Manual de Boas Maneiras para Meninas. Podem ler excertos do livro ao carregar no link. Aviso já que não é aconselhado a pessoas sensíveis...

Este manual junta duas realidades que não deveriam cruzar-se: meninas pequenas, supostamente inocentes, e práticas sexuais a roçar a perversidade. Foi lançado em 1926, após a morte do autor, e tem como objectivo gozar os livros de etiqueta para jovens aristocratas do final do século XIX.

Comentários

  1. Não ficas nada desempregado... és estagiária... tudo pode acontecer...
    Estou contigo...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. n conheço... mas agora fiquei c aquela curiosidade mórbida de ler!!! a ver vamos se a concretizo

    jocas gordas

    ResponderEliminar
  3. AHAHAHAAHAHAHAHAHA
    tá brutal... bela critica...
    creio que seja mais um manifesto que outra coisa...
    mas está MUITO bom...
    e ainda por cima para a época..

    ResponderEliminar
  4. doidaaaa....


    vais conseguir sim, tens é de ter pensamento positivo....ehehehheh


    bjux*

    ResponderEliminar
  5. não que eu seja púdica ou puritana nem nada do género, mas pela descrição é um bocadinho à Marquês de Sade, um tipo de escrita que simplesmente não gosto.
    de qualquer modo, obrigada pela partilha:)

    ResponderEliminar
  6. HannaH entendo perfeitamente o que dizes. Também não acho que seja uma escrita bonita. Mas lá que eu não esqueci, não esqueci!

    ResponderEliminar
  7. Não é bem a mesma coisa(mas é:P) mas tenta ver filmes de Pasolini que vai dar no mesmo, em especial Saló que é um filme que é preciso algum estomago para se ver.
    Porque ler é diferente de ver:);).

    Blog interessante;).

    ResponderEliminar
  8. Mas que diabo andas tu a ler? Essas noites andam-te a fazer mal, ai andam andam!
    (Pronto, foi para dar uma de púdico, mas o certo é que agora fiquei curioso!)

    ResponderEliminar
  9. Confesso que há motivos de escrita que me causam repúdio, este é um excelente exemplo do que me recuso a ler. É o homónimo do Marquês de Sade, não?!?!

    ResponderEliminar
  10. Hum... interessante. Mas acho que me fartava rápidamente dessa leitura, não sei porquê. Isso ainda não foi passado para a tela de cinema? Estranho...!

    ResponderEliminar
  11. Por falar de sexo é nojento? Para mim esse assunto não é tabu é sim um assunto como os outros

    ResponderEliminar
  12. Eu não consegui ler o livro todo. Na realidade nem a meio cheguei.
    Não é por falar de sexo que é nojento, Bernardo, é como diz a S*: "duas realidades que não deveriam cruzar-se: meninas pequenas, supostamente inocentes, e práticas sexuais a roçar a perversidade."...
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Temos de ter em conta que eram outros tempos.
    Nesse tempo os pais punham os filhos menores a trabalhar e davam-lhes cargas de porrada de criar bicho. Hoje o trabalho infantil e os maus tratos das crianças estão na ordem do dia, quase tanto como prostituição infantil ou pedofilia.

    ResponderEliminar
  14. Comprei numa feira do livro, na estação do oriente.
    Por vezes, para ter alguma percepção do imaginário de uma certa época, pode ser útil ler a ficção escrita nessa época.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura