Avançar para o conteúdo principal
Eu até nem sou uma pessoa sensível... Mas ontem li sobre esta senhora numa revista (Visão ou Sábado, não sei ao certo). Fiquei de queixo caído. Tive de vir investigar na internet. Oh-meu-Deus. Oh-meu-Deus!

A senhora Charlotte Roche é alemã, actriz e escritora. E não bate bem da bola.

Pelos vistos, é um sucesso de vendas lá na Alemanha. E oh, que alegria, chegou a Portugal.

ÉPOCA – O que a levou a escrever sobre “zonas úmidas”?
Charlotte Roche– Eu queria escrever um livro bem honesto sobre o corpo feminino. E foi muito divertido pensar em todos os tabus que envolvem as mulheres: em relação à higiene, a ser sexy e ter um corpo sem pelos. Por isso, criei uma mulher doente, com hemorroidas. O corpo dela dói, ela vai ao banheiro, menstrua, se masturba. Isso dá uma dimensão mais humana ao corpo feminino.

A protagonista, Helen, diz que “pessoas obcecadas por higiene a deixam louca”. Isso é o que você pensa?
Charlotte – Sim, eu acho que isso está indo longe demais. Não entendo por que queremos nos livrar do cheiro natural do nosso corpo. Eu realmente gosto do cheiro das pessoas. Não estou falando do mau cheiro. Você pode tomar um banho uma vez por dia (risos). Mas acredito que, quando a gente se apaixona por alguém, é por causa do seu cheiro pessoal. Não entendo esse cheiro industrializado de perfume, de desodorante, sempre tentando matar o cheiro humano.

Eliminar os pelos é assunto recorrente em seu livro. Por que esse tema?
Charlotte – O livro começa com a personagem Helen raspando os pelos no bumbum. A depilação está se tornando uma coisa extrema, uma loucura. Com frequência, as mulheres não têm mais nenhum pelo pubiano. Ao redor da vagina, todos os pelos se foram. Ficam parecendo bebês, menininhas. E não mulheres de verdade. Se há uma única mulher que não se raspa, então as outras ficam loucas, porque ela está abrindo mão dessa mania.

Você se depila?
Charlotte – Eu raspo as partes do biquíni, as pernas, as axilas. Mas também não entendo por que tenho de fazer isso (risos). Sempre pergunto a minhas amigas: “Por que vocês se raspam?”. Ninguém consegue responder! Certa vez, quando apresentava um programa de música na TV – e era dez anos mais nova -, deixei os pelos de minhas axilas crescer. As pessoas ficaram furiosas. Escreveram e-mails dizendo que me odiavam, só porque deixei as axilas cabeludas. São especialmente as mulheres que se tornam agressivas.

A inspiração para a personagem Helen veio de sua vida?
Charlotte – Sim, muito da história familiar da personagem é totalmente autobiográfica. Por isso é um pouco triste. Porque esse é o jeito como eu vejo a família – pessoas evitando falar sobre coisas importantes. Sofri bastante com o divórcio dos meus pais, e isso está no livro. Dito isso, a Helen não poderia ser real (risos). Vários homens me perguntam se as mulheres são realmente como ela, e eu sempre digo, ai, meu Deus, não! E fico sempre preocupada, porque, ao ler o livro, eles podem pensar que as mulheres são nojentas. Não conheço ninguém como a Helen. Ela é completamente exagerada. Mas alguma coisa que ela faz todo mundo deveria copiar. É muito melhor ter nosso fluido como perfume que perfume de verdade (risos).

Por que as piadas sobre cheiro de vagina se repetem?
Charlotte – Cresci numa sociedade em que todos os homens faziam piadas sobre vaginas com cheiro de peixe morto. Nunca consegui entender isso. Costumam dizer que esse é um dos piores cheiros do mundo. Se os homens pensam que a vagina tem esse cheiro, por que gostam de sexo oral?

O que sabe sobre o Brasil?
Charlotte – Conheço uma coisa negativa do Brasil, a depilação completa – famosa aqui na Alemanha. É uma moda recente. Os pelos são totalmente eliminados. Você deita numa posição ginecológica, eles colocam a cera e arrancam tudo.
Está tudo louco.

Comentários

  1. "ela vai ao banheiro, menstrua, se masturba. Isso dá uma dimensão mais humana ao corpo feminino."
    Bem, á norte, vou comentar...
    FODA-SEEEEEEEEE!

    E mais nada tenho a acrescentar!
    Houve lá oh... então não me segues na casinha nova? Ainda por cima com nome influenciado por ti? Oh... um bofardo no masseter que até vês o pai natal vestido de verde!

    Beijinho ;)
    *

    ResponderEliminar
  2. à Alentejana também me apetece mandar um fodasse gigante...

    juro que tentei lêr o excerto do livro todo, mas não consegui... =X

    ela não evoluiu. aquele cérebro estagnou na era primitiva.

    aim aim...

    ResponderEliminar
  3. É o que eu chamo uma gaja atrevida :S

    ResponderEliminar
  4. Concordo co o bernardo... Gaja Atrevida...

    Enfim...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Isto é muito twilightzone versão púbica lol m-e-d-o.

    ResponderEliminar
  6. Uiii..Ela é do pior!!!É que além do cheiro que já deve estar entranhado no corpo,ainda por cima, não se depila...Então como é que faz??? Usa tranças debaixo do sovaco...lol já pra não falar do resto...lol


    Bj

    ResponderEliminar
  7. "Certa vez, quando apresentava um programa de música na TV – e era dez anos mais nova -, deixei os pelos de minhas axilas crescer. As pessoas ficaram furiosas."

    LOLOLOLOLOL....porque havariam de ficar furiosos...deve ter sido do bem que fez à vista!

    ...assim qualquer um é escritor!

    ResponderEliminar
  8. uau, que sentimental! -.-

    (enfim...)

    Beijinhó

    ResponderEliminar
  9. Acabaste de me fazer retroceder muitos anos! Essa nao era uma apresentadora do canal VIVA, de musica? Lembro-me de ser novinha e de a ver com um piercing e pêlos nas axilas e achar isso mt estranho.
    Que flashback! lol


    Quanto ao resto, apesar de parecer tudo um choque, faz-nos pensar nas ideias preconcebidas da nossa sociedade. A sério, antigamente tb se era linda se se tivesse uma gordurinha e se se fosse branquinha. Os conceitos de beleza mudaram mt, é verdade, mas pq temos de ser escravas da sociedade?
    Com isto nao tou a concordar com ela e nao quero que me caiam todos em cima lol, só acho que às vezes a sociedade exige demasiadas coisas.


    "Helen é uma mulher que sai de casa com calcinha furada e se perfuma com gotinhas do líquido vaginal" quê??


    p.s. o texto ainda soa pior por tar em "brasileiro" lol

    ResponderEliminar
  10. Mas a foto é da Fatima Lopes! Não percebo como pode ela escrever o que escreveu :P?!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo, a fotografia é da senhora. ;)

    ResponderEliminar
  12. ai meu deus e mesmo louca!
    adorei o blog:)

    ResponderEliminar
  13. Nã, pode ser muito modernaça, mas não é a minha onda! Parei de ler quando a sra. deixou de depilar as axilas...Lá pelas intimidades, cada um que faça o que quer, não tenciono ver, agora "cá por cima", poupem-me a poluição visual ;)

    ResponderEliminar
  14. S* esta é resposta ao comentário de resposta à pergunta que fiz da fatinha ;P:P;P!

    ResponderEliminar
  15. Que a senhora deve ter uma "ganda panca" naquela cabeça, isso deve,mas também deve ser divertidissimo conversar com ela, lol!

    ResponderEliminar
  16. sinceramente ainda nao consegui perceber pk tas ou estao tao chocados com a senhora, axo k ela se debate com assuntos bem actuais! o nosso xeiro natural, versos os xeiros fabricados! a depilaçao por exemplo! hj em dia ate os homens se depilam completamente, e xegam a fazer depilaçao definitiva a barba, axilas, pernas, peito, todo o corpo! de facto kem exige isso? a sociedade? nos proprios? e kem é diferente e nao segue as normas depilatorias da sociedade é o k? louko ou diferente?

    e ela é assim tao criticada pk? por ser louka ou diferente pk simplesmente disse ou escreveu sobre akilo k os ouros nao pensam?

    e kem a critika? é lucido ou igual aos outros todos?

    ResponderEliminar
  17. Pedro Pina há uma GRANDE diferença entre ser liberal e falar sem tabus... e tentar chocar com ordinarices e porcarias que não interessam a ninguem.

    Sou a favor de conversas abertas, sem tabus. Mas tudo o que roça a badalhoquice parece-me demasiado. Ela faz por chocar.

    ResponderEliminar
  18. dasse mulher que gaija mais badalhoca!
    Li um bocado do livro para ter algum conhecimento de causa e jassusss que coisa medonha
    Olha como diria o "amigo freud" um complexo anal bem grave ahahahahah
    o dos pelos ainda vai investigar em outra encarnação.
    ywu que nojeira beijo

    ResponderEliminar
  19. Apre... e eu que acabei agorinha de tomar o pequeno almoço!?!?!? Acho que vou ali vomitarrrrr!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. "Mas acredito que, quando a gente se apaixona por alguém, é por causa do seu cheiro pessoal. Não entendo esse cheiro industrializado de perfume, de desodorante, sempre tentando matar o cheiro humano."

    Ontem conheci uma menina que cheirava muito a bayleys... apaixonei-me logo!! lol

    Enfim, há com cada uma...

    ResponderEliminar
  21. deixa a rapariga chocar!
    olha k conseguiu vender a k falassem dela!!!!!

    ResponderEliminar
  22. Concordo com o Pedro Pina, pode ser desagradável mas dai a ser chocante ou badalhoco...

    É que ela fala de algo que é, pura e simplesmente, natural. Tudo o que é referido (depilação, cheiro, etc) foram coisas que nós, sociedade, criamos de forma artificial.

    Vendo bem, ela fala apenas do corpo humano. Quer se goste ou não é o corpo que todas as mulheres têm (e homens também).

    O que ela faz é pegar na sua ideia e criar uma imagem totalmente contrária. Logo, provocante.

    ResponderEliminar
  23. Eu gosto da mulher, e do cheiro das pessoas! Não gosto de perfumes, gosto de algumas essências. Há muita gente igual por estes dias.

    ResponderEliminar
  24. Para ser honesta, esta entrevista não me chocou particularmente. Talvez o livro seja badalhoco, não sei que não p li. Mas este texto remete para questões interessantes, principalmente para a necessidade que os humanos têm de se modificar constantemente para alcançar a perfeição. Não acho que isso seja totalmente mau, eu própria me depilo e me perfumo. Mas a nossa raça já foi bastante badalhoca no passado. E havia sexo na mesma!

    ResponderEliminar
  25. essa senhora ve a depilação completa uma " coisa negativa" aqui é comum pelo calor, um país tropical ..e não são todas as mulheres adeptas. E em relação ao cheiro natural..nada melhor que agua e sabão pra deixar mais agradavel apesar que aqui e de costume 95% das mulheres usam sabonete intimo apesar de alguns ginecologistas não aprovarem.. e ja foi provado cientificamente que o cheiro natural da vagina é um otimo afrodisiaco, eu particularmente prefiro algumas gotas de perfume

    ResponderEliminar
  26. hahaha, o livro me parace bem bacana! Vou tentar comprar!!

    gostei do Blog, Parabéns!! Vou te linkar tá!!

    beijos... voltarei, rsrs

    ResponderEliminar
  27. um amigo meu diz que se apaixona pelo xeiro delas .. pelo seu odor corporal.. ja sei de onde ele deve ter ido tirar essa ideia :p

    pelos vistos a sra n ta sozinha **

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura