Avançar para o conteúdo principal

Pedras no caminho...


A vida é um enigma que se vai decifrando pedaço a pedaço, dia a dia, momento a momento. É um conjunto de opções, de escolhas, soluções. E de sentimentos. Principalmente de sentimentos.

Ao longo da nossa história, encontramos muitas pedras no caminho. Pedras que não estavam nos nossos planos. Pedras que nos fazem parar a caminhada ou voltar para trás. Se formos audazes, corremos e saltamos por cima delas.

Noutros momentos, é preciso atravessar para a outra margem. É preciso ir por outros caminhos, por outras estradas. Ter coragem para atravessar para a outra margem não é fácil. Nem todos conseguem fazê-lo. A meio da travessia para a outra margem podemos escorregar e cair. Levantarmo-nos pode ser muito difícil.

A outra margem é um terreno desconhecido. Não sabemos de que é feito. Não sabemos se a terra é sólida ou se é um lugar pantanoso. Muitos de nós temem o desconhecido e têm medo de arriscar. Têm medo de caminhar em direcção a um lugar que não conhecem.

Mas para usufruir da vida em toda a sua plenitude, é preciso saber ser audaz. E caminhar para a outra margem pode ser o melhor caminho na procura pela felicidade.


Texto escrito a convite do Swadharma. A três mãos, por três mulheres. Ler tudo aqui.

Comentários

  1. Eu acho que o segredo é não pensar nas pedras.. tipo jesus caminhou em cima da água, não andou de pedra em pedra :P

    ResponderEliminar
  2. Já Fernando Pessoa dizia:

    "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

    Gostei do eu texto!*

    ResponderEliminar
  3. "No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra" Carlos Drummond de Andrade

    Foi o que me fez lembrar este post!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do texto (e fui ler tudo) e fui atravessado por uma onda de nostalgia (se calhar foi por ter acompanhado a cabidela do jantar com um tintol de minha terra...).
    Encontramos tantas pedras pela vida fora que, por vezes, é muito difícil levantarmo-nos e continuar a caminhada. Mas cá vamos andando, uns dias aos tombos, outros muito direitinhos para não escorregarmos... porque a vida põe-nos grandes calhaus atravessados no caminho. Mas é isso que faz com que ela (a vida) valha a pena.
    Muito melhor este texto do que aquele amontoado de frases feitas da tal autora americana (ou do Paulo Coelho lol), que têm resposta para tudo...
    Nunca há uma resposta para tudo. Pelo contrário, somos nós que vamos encontrando as respostas e as soluções, à medida que "as pedras" nos vão surgindo pela frente.
    Mas prepara-te, porque só agora estás a começar a aprender a andar e a jornada é difícil...

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. So true! Não devemos temer o desconhecido, desde que não nos esqueçamos do que já vivemos, de quem realmente somos!

    ResponderEliminar
  6. bem, a pica até nem é chegar ao fim... mas sim o modo como ultrapassamos cada pedra.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Se a vida fosse sempre a direito não tinha graça nenhuma no entanto algumas dessas pedras pelo seu tamanho são bem mais difíceis de contornar.

    :)

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. olá querida S lindo texto mas nao percebi o que se passa qui na caixa dos coments lol
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. E há pedras que são tão preciosas!!!

    Beijinhos e um excelente dia para ti!!! ;-DDD

    ResponderEliminar
  13. Além de ter gente desocupada a fingir ser bloggers que não são... Acho qur não se passa mais nada. :D

    ResponderEliminar
  14. Se as outras duas mãos escreverem tão bem como tu, vai sair um texto genial :o)

    Um beijo e um sorriso :o)

    ResponderEliminar
  15. Isso quer dizer que a vida é uma ganda pedra?!?!

    ResponderEliminar
  16. Desafio te para um pequeno desafio no meu blog, espreita:)

    ResponderEliminar
  17. Este texto reflecte a minha vida neste exacto momento...
    São pedras, umas atrás das outras, se bem que eu tarda nada adopto a famosa frase de uma das minhas melhores amigas.

    "Pedras no meu caminho? Guardo-as todas e um dia atiro-tas ao focinho!"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Pedras, obsctáculos, dificuldades, impedimentos, acompanham-nos diariamente nesta nossa jornada.

    Apresentam de facto com um carácter intimidador, e por vezes assustam-nos de uma forma muito profunda, fazem-nos questionar, a nossa força, a nossa capacidade de enfrentarmos todos esses problemas de frente. Ainda assim, são essas pedras, que nos fazem ir mais além, que nos fazem ser mais sólidos, com apetência para quebrar essas barreiras.

    Acima de tudo fazem-nos evoluir e crescer. Não me importo de as encontrar no caminho, pois só assim, conseguirei encontrar aquilo que preciso para o vencer.

    Beijinho ;D *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura