Avançar para o conteúdo principal

Monte dos Vendavais

"Monte dos Vendavais" ou "O Morro dos Ventos Uivantes" é o livro que está na minha estante, à espera de ser lido há já uns meses. Sei que a história é bonita. Disseram-me que a escrita é meia fastidiosa, mas encantadora.

Mas mais que isso, é esta música que me motiva. Esta mulher tem uma voz arrepiante. Retrata em poucos minutos toda a história do livro, o que me entusiasma.

"Out on the winding, windy moors
We'd roll and fall in green.
You had a temper like my jealousy
Too hot, too greedy.
How could you leave me,
When I needed to possess you?
I hated you.
but I loved you, too.

Bad dreams in the night
You told me I was going to lose the fight,
Leave behind my wuthering,
wuthering Wuthering Heights.

Heathcliff, it's me, I’m Cathy, I've come home and I´m so cold,
let me in your window
Heathcliff, it's me, I’m Cathy, I've come home and I´m so cold,
let me in your window.

Ooh, it gets dark! It gets lonely,
On the other side from you.
I pine a lot. I find the lot
Falls through without you.
I'm coming back, love,
Cruel Heathcliff, my one dream, My only master.
..."


Comentários

  1. já não ouvia essa música à séculos, e na verdade acho que a ultima vez foi mesmo no sec. passado :P

    Gosto muito, o livro não li mas como não tenho lido muito ultimamente :(

    ResponderEliminar
  2. ainda há pouco tempo ouvi essa música nesse fantástico canal de TV que é o VH1. a Kate Bush é qualquer coisa. a voz é uma das mais doces dos anos 80. muito bom ouvir outra vez (até estou arrepiado! ;)) boa recordação

    ResponderEliminar
  3. Esse livro é fantástico! Intenso e arrepiante!
    Uma história de amor muito bem escrita, que não raia nem de longe o banalismo dos romances comuns!
    Acredito que vás gostar bastante!

    Confesso que, no meu caso, fui experimentando reacções muito diferentes à medida que avançava no livro: enternecimento, indignação, raiva, medo, empatia... sei lá...

    E claro, a música da Kate Bush assume um plano ainda mais significativo depois de conheceres a fundo a história que a inspirou!

    Fico à espera de encontrar aqui a tua crítica!

    *

    (Não conhecia essa tradução. Que proposta tão rebuscada para o título! :) )

    ResponderEliminar
  4. é quase como não conseguíssemos dissociar os dois (livro e a canção), sei como é.
    aposto que o refrão vai tocar em loop na tua cabeça quando o leres....
    :D

    ResponderEliminar
  5. Também tenho isso há anos para ser lido... um dia vai!

    ResponderEliminar
  6. Demorei a perceber qual era o livro. Conheço-o por "Monte dos Vendavais"... mas é muito bom, Um clássico da literatura inglesa.

    Boas leituras quando for o caso!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  7. Experimenta depois o filme, também:D

    ResponderEliminar
  8. "Morro dos Vendavais" deve ser alguma edição brasileira (pelo menos a descrição feita na Wikipédia está em brasilês).
    Em português existem (pelo menos) duas traduções, "O monte dos Vendavais", ou "O Monte dos Ventos Uivantes", sendo o título da segunda (na opinião de alguns entendidos) a que mais se aproxima do original, "Wuthering Heights" (dado pela autora), em que "wuther" é uma variação dialectal de "wither" que se refere ao barulho que o vento faz ao passar nas árvores.
    De resto o comentário da Anna descreve bem este clássico da literatura inglesa do século XIX.
    Quem gostar de romances de amor, intensos, por certo não terá dificuldade em ler esta obra única(?) da escritora Emily Bronte.

    (?)Única ou talvez não, pois pensa-se que, devido às dificuldades impostas na época às mulheres, a autora terá escrito outras obras sob pseudónimo.

    ResponderEliminar
  9. eu na li o livro mas deve ser um bom livro...

    a musica eu ja a conhecia ha muito....eheheh

    bjux

    ResponderEliminar
  10. Ando para ler este livro há tanto tempo... Um dia pego nele, a sério. A música da Kate Bush é arrepiante, a senhora realmente era meia louca - e não lhe bastava ser, ela também parecia - mas já ouvi uma versão de que gostei mais. É engraçado que tenhas escrito um post sobre o livro, quando há muito pouco tempo me voltei a lembrar dele.

    ResponderEliminar
  11. Eu adorava essa música, até que a Jessi Leal a "matou" no Chuva de Estrelas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. É tão linda essa música, há muitos anos que a adoro ;-)

    Excelente gosto musical!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. ...a Kate é do "meu" tempo, S*! E o livro é imperdível, um clássico, vais curtir. E o filme, alguém já viu?! Não percam!

    ResponderEliminar
  14. oh... como adoro essa música :')
    faz parte da playlist do meu mp3 actualmente. há quem goze, mas adoro ouvi-la e cantá-la :P

    Bisou*

    ResponderEliminar
  15. Bom, um terceiro título: A colina dos vendavais, que foi o que li com 13 anos...gostei, é um romance normalucho, nada de especial sinceramente...prefiro os romances do Eça.

    ResponderEliminar
  16. Recomendo vivamente o livro. Uma história de amor daquelas de nos retirar a respiração. A canção é lindíssima. Quanto ao filme, recomendo aquele interpretado pela Juliette Binoche e o Ralph Fiennes.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Adoro esta canção! Tenho um CD dela no carro e ouço bastante esta canção =)) Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura