Avançar para o conteúdo principal

Christiane F. - Os filhos da droga


O livro que mais me tocou até hoje.

Lembro-me que o li tinha aí uns 13 anos, demasiado nova para este tipo de história. Estava na estante da sala e achei a sinopse curiosa. Li de uma ponta à outra sem parar. Intenso, chocante e muito realista.

Esta menina existiu/existe mesmo. Aos treze anos, na Alemanha, viciou-se em heroína. O livro explica a história de uma família sem bases, sem estrutura e completamente miserável. A miúda perdida, ali no meio, acabou por se ligar a clubes duvidosos. Daí a experimentar drogas foi um pulinho. E daí ao vício foi um salto rápido.

Um ano depois a criança começou a prostituir-se para comprar a dose diária. Ela e o namorado, Detlef, um maluco ainda pior que ela. Os dois. A história de amor/ódio contada ao mais ínfimo pormenor. A prostituição, os abusos, a miséria estampada nas páginas do livro. Aquilo tudo causava-me uma mistura de repulsa e pena. Pena por ela, cuja vida não lhe deu nada de bom. Nojo de toda a situação envolvente, dos clientes, dos pais que nada fizeram para impedir.

Como todos os seus amigos drogados, aos 14 anos Christiane começou a prostituir-se na Estação Zoo para comprar heroína. A própria Christiane relata no livro que no início, escolhia os clientes com quem estava e decidia quais os limites. Mas com o vício a aumentar dia após dia, a menina passou a aceitar qualquer cliente que aparecesse...

A maioria dos amigos de Christiane morreu vítima da heroína, entre eles a sua melhor amiga Babsi, aos 14 anos. Já o ex-namorado, Detlef, está vivo e recomenda-se. É casado, pai de filhos, e diz que não se droga desde 1980.


A história desta rapariga foi escrita. Saiu do anonimato. Deixou de ser "mais uma". Esta menina existiu. Esta mulher existe. Aos 46 anos de idade voltou às drogas pesadas. O filho foi-lhe retirado e vive actualmente numa instituição para menores nas redondezas de Berlim.

Comentários

  1. esse livro faz me chorar, é lindo mas tão triste...
    também gostava de saber como estao os "protagonistas" agora...
    a relaçao dela com o detlef progrediu?
    se me puderes dizer onde obteste essas informaçoes =)

    beijinho*
    gosto do teu blog*

    ResponderEliminar
  2. SecretLittleGirl, nah, o romance terminou. Como escrevi no texto, o Detlef hoje é pai de filhos e bem casado, pelo que fiz. Nada de drogas.

    Procura na net. Lê este site, que é brasileiro. Muito esclarecedor.

    http://br.geocities.com/wumpscutproject/entrevista_de_christiane.htm

    ResponderEliminar
  3. pois eu tb quando li o livro era nova...tb chorei um pouco com esta história, tou a ver que ela continua no mesmo mundo e não mudou muito....só espero que o filho não siga o mesmo caminho!!


    bjux

    ResponderEliminar
  4. Sempre quis ler esse livro, mas passaram anos e mais anos e nunca cheguei a ler. Só com preguiça de ir a uma biblioteca. Tem que ser a minha próxima leitura, obrigatoriamente.

    ResponderEliminar
  5. Como a vida pode ser injusta... :\

    bj*

    ResponderEliminar
  6. Li esse livro este ano. Estava em casa de uma amiga minha e peguei por curiosidade, já tinha ouvido falar, mas nunca tive a oportunidade de o ler. Estávamos a fazer um trabalho de grupo, e tiveram que ficar sem mim. Fiquei tão, mas tão agarrada a ele! Li umas páginas e não consegui parar.
    Confesso que sou muito preguiçosa para ler, quando fecho um livro, se não o abro no dia a seguir o mais provável é nunca mais o abrir. Mas esse livro agarrou-me duma maneira. Adorei a história, pensei que no final ela não se conseguisse livrar da heroína.

    Bem... afinal não conseguiu mesmo.

    ResponderEliminar
  7. eu já li foi uma viagem ao mundo da droga, tambem ums historia bem real... e que me chocou muitissimo li tambem nova... e infelimente essas historias ainda sao relaidades para muitas pessoas... :/

    ResponderEliminar
  8. eu li esse livro com 12 anos e até hoje é um dos melhores que lia até hoje

    ResponderEliminar
  9. Também li já à alguns anos, adorei...por acaso agora deu-me vontade de o ler outra vez...

    ResponderEliminar
  10. eu nunca li o livro, só vi o filme que me marcou imenso.

    ResponderEliminar
  11. Já nem me lembrava, este livro deve andar pela casa dos meus pais...na mesma altura, lía-se Viagem ao Mundo da Droga, que é bem mais impressionante. Nem sabia que a tua geração leu Christie F. (ela é da minha geração), nem sabia que ainda estava viva e tal...Líamos isso pq não havia mais nada e hoje há tantos testemunhos idênticos!

    ResponderEliminar
  12. Nunca li o livro. Sempre ouvi falar nele, e sempre me suscitou interesse. Agora por ser veridico, ainda mais..
    bjnho.

    ResponderEliminar
  13. esse e outros livros sobre droga marcaram-me muito. por acaso sempre fiquei com curiosidade de saber o k tinha acontecido a algumas personagens. Christine é uma delas...

    vou ver o site...obrigada!!

    ResponderEliminar
  14. Não li o livro, mas vi o filme, que considerei pesadíssimo. É um grande exemplo dum lado bem negro da vida...

    ResponderEliminar
  15. txi a mim tambem! e essa mesma edição! e tinha essa mesma idade!
    loool

    ResponderEliminar
  16. também li essa edição. também li nova, lá pelos meus 13 anos também. também me marcou, imenso. a ponto de pensar e saber que nunca na minha vida ia querer aquilo para mim, a mais ainda era tao nova para o entender. (repeti mtas vezes a palavra 'também'? lol)

    ResponderEliminar
  17. Estas histórias de vida realistas, são sempre muito intensas, chocantes, que nos contam pormenores bem esclarecedores de certas situações. Eu li em novita, "Viagem ao Mundo da Droga", tanto me agarrei a história que fiz "n" de trabalhos sobre a droga... senti-me como se na história tão veridico era o relato... Depois gostava de ter lido esse mas nunca li...
    So_Risos**

    ResponderEliminar
  18. sou loucamente apaixonada por ese livro. eu o li em um momento muito importante da miinha vida (eu nova e com momentos importantes) mais eu tive, li indicada por um professor, foi assim revelador, eu tinha 13 anos
    e tinha uma amiga que passa por uma voica meio parecidaa.
    E pra mim é o seso melhor livro que li ate hoje, de muiitos.

    ResponderEliminar
  19. Acho que comecei a ler esse livro, mas desisti.
    É daquelas histórias de miséria humana que me deixam mal disposto...
    Pelos visto a ela não serviu de emenda...

    ResponderEliminar
  20. A mim também.
    Li quando mais nova(bem mais nova).Era tão menina que minha mãe não me deixava assistir o filme e tempos mais tarde tb o vi.
    Além de chocante me marcou.

    Acho até que é uma boa dica pra voltar a ler :)

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  21. Estou à cerca de 2 min arrepiada. Ah vida :(

    ResponderEliminar
  22. depois do livro, tudo indicava a que ela fizesse como ele...

    Nem sempre as pessoas conseguem ultrapassar os seus obstáculos. Pensa-se que sim, que estão "fora" mas as marcas interiores e as amarras não o permitem. porquê? não sei... sei que essas amarras são sempre impostas pelo próprio.

    ResponderEliminar
  23. Nunca li o livro mas vi o filme... aliás o filme chegou a ser passado na escola onde andava como um exemplo do que podia acontecer se enveredassem por caminhos duvidosos... o filme é chocante... lembro-me que me impressionou bastante mesmo...

    Beijos

    Pink

    ResponderEliminar
  24. Sei que peguei no livro quando era nova e a minha mae não me deixou ler xD

    ResponderEliminar
  25. olá!
    também li o livro e vi o filme na altura. foi uma "daqueles" livros e filmes que não se esquecem!

    xoxo

    ResponderEliminar
  26. Mais um vez, temos algo em comum. Nunca vou esquecer esse livro, foi muito importante para mim. Li em plena adolescência e logo asseguir meti-me nos Marginais. Eternos e provavelmente bem melhores na nossa memória do que na realidade

    ResponderEliminar
  27. Nunca li esse livro, mas agora aguçaste-me a curiosidade.:P

    ResponderEliminar
  28. Que boa recordação me trouxeste.
    Li-o também por volta dessa idade, 13/14 anos. Sendo o maior motivo o facto de ser um livro que tinha feito parte também da adolescência da minha mãe. Ainda se mantém numa estante lá por casa. Com páginas amarelecidas e a capa presa 'por um fio'.
    Adorei-o, marcou-me, fez-me arrepiar até aos ossos. Inesquecível.
    Há uns 2 ou 3 anos lembro-me de ter visto uma adaptação cinematográfica do livro na RTP2, não me lembro bem do filme, mas acho que até gostei. Se bem que o livro... é sempre um livro =)

    ResponderEliminar
  29. lembro.me tao bem.....tinha 18 anos 1ª vez k o li.... por vezes tinha k o fexar pois nao aguentava as imagens k se formavam na minha cabeça!

    ....um dia vi o filme...as imagens eram igualmente pesadas!
    nunca vou eskecer...

    ResponderEliminar
  30. ha aqueles que têm a sorte de mesmo no limite, encontrar ainda uma "luz" na sua vida, alguem que os ajude a mudar de vida, conseguindo assim , estabilizar a sua vida, mesmo nos inicios com algum custo...
    outros têm o azar de para qualquer lado que se vire, encontrar alguem que seja pior que elas mesmo, tendo assim a impossibilidade que recuperar a vida, de encontrar ainda uma esperança etc etc

    infelizmente :S

    ResponderEliminar
  31. Tb li o livro mais cedo que era suposto, acho que devia ter a mesma idade que tu. Mas ainda bem que li. Elucidou-me e nunca mais esqueci. Pena saber que afinal ela voltou para as drogas e que só mesmo nos livros é que há finais felizes, porque a vida... vai continuando incerta!

    ResponderEliminar
  32. Olá S eu li esse livro ano passado e tambénm me tocou bastante.
    mas ha outro do género que também relata algo parecido e não menos tocante
    Chama-se "júlia confissões de uma drogada" não sei se ja leste mas é fantástico beijos

    ResponderEliminar
  33. Li aos 13 anos e a versão que li ainda se chamava apenas "Christiane F." li num fim de semana porque as minhas primas também queriam ler e iam-se embora de férias. É realmente muito bom e impressionante.

    ResponderEliminar
  34. Li 3 ou 4 vezes e vi o filme, que é bastante fiel ao livro.

    A minha filha leu o ano passado, depois de eu lhe dizer que era um livro giro para a idade dela. E adorou.

    É realmente um livro marcante.

    ResponderEliminar
  35. Este livro tb fez parte da minha adolescência ....

    Beijo

    ResponderEliminar
  36. Tenho esse livro em casa, mas nunca pensei em ler.
    Aconselhas?

    ResponderEliminar
  37. Completamente Nikkie. É forte mas uma boa história. Infelizmente com um triste final.

    ResponderEliminar
  38. Brilhante post :)

    Acabei agora de ler o livro e estou num misto de sentimentos. Gostei tanto e recomendo prontamente!
    A minha mãe leu-o qd tinha a minha idade, dezoito anos, e eu só espero poder oferecê-lo tambem aos meus filhos para, quando tiverem idade, lerem e perceberem que a vida é demasiado preciosa para ser deitada fora assim.
    Estou ansiosa por ver o filme!! ^^

    ResponderEliminar
  39. Também o li com essa idade... adorei, sem dúvida marcou-me. Depois li o "Viagem ao mundo da droga" também fantástico e brilhante na descrição da desgraça em que se pode cair!!!

    Gostei muito de recordar essas leituras ao ler o teu "post". Obrigada!

    ResponderEliminar
  40. Um livro que recomendo! Li-o três vezes por volta dos 13/14 anos.

    ResponderEliminar
  41. Esse livro foi um dos que mais me marcou, li-o várias vezes e muitas me perguntei o que tinha acontecido a Christine F. é triste.

    ResponderEliminar
  42. eu ja li este livro varias vezes, e realmente é marcante, e facilmente colocamo-nos no lugar deles.
    só não entendo uma coisa, se o namorado dela conseguiu refazer a vida dele porque é que ele nunca fez nada por ela já que no livro ela evidenciou várias vezes o que sentia por ele, sem poder imaginar fazer alguma coisa sem ele.

    ResponderEliminar
  43. também o li com 13 anos e amei mesmo alias já o li duas vezes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura