Avançar para o conteúdo principal
"You gotta be bad, you gotta be bold
You gotta be wiser, you gotta be hard
You gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day"


Por mais ingénuo e puro que queiras ser, a vida vai-te encarregar de fazer de ti uma pessoa mais forte. Mas insensível. Mais canalha.

Por mais anjinhos que sejamos, vai chegar uma altura em que vamos ser os cabrões que lixam os outros.

Ninguém fica puro para sempre. Puro significa "desprovido de maldade". Puro significa bonito. Puro significa boa pessoa. E por melhores pessoas que sejamos, todos somos capazes de agir de forma indecente. Menos boa. Mais feia.

"Fazer pela vida", "puxar a brasa à sua sardinha", "salve-se quem puder". É esse o espírito.

Na vida há os rochas. E há os anjinhos.

Os rochas são os insensíveis, os sem escrúpulos, os que não olham a meios para atingir os fins.

Os anjinhos são aqueles muito cuidadosos, incapazes de cometer uma injustiça. Não atam nem desatam. Têm tanto medo de agir mal que ficam parados, sem se mexer. São aqueles a quem todos lixam primeiro. Porque os anjinhos não se queixam e são incapazes de dar um grito e dizer "basta". Conheço dois ou três assim.

Está-se mesmo a ver que os rochas, apesar de merecerem o nosso desprezo, são aqueles que se safam. São os que sobem degraus. Os que vingam na vida. Os anjinhos são anjinhos, mas não voam alto.

O ideal é ser um bocado de cada um. Ser anjo, justo e de boa personalidade. Mas forte. Lutador. Audaz.

A vida assim nos obriga.

Música: Des'ree - You Gotta Be

Comentários

  1. Anjo, justa, de boa personalidade. Forte, lutadora e audaz. Quero sem dúvida ser assim. Queremos todos?

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou anjinho, mas também não sou rocha. Mas conheço algumas rochas... e eu, que nem sou tão rocha, dou cabo de alguns calhaus!

    Beijocas S'rie!

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma amiga que diz que só conhecemos verdadeiramente uma pessoa numa situação de crise. Nestas situações os anjinhos disfarçados transforma-se em rochas. Os rochas mantêm-se. Os anjinhos são as vítimas...

    ResponderEliminar
  4. Gosto da música :) Quanto ao texto, concordo que a vida se encarrega de nos tornar mais fortes, mais audazes, mas de qualquer das formas, se não somos cabrões de gema, nunca o conseguiremos ser por completo..e ainda bem! Concordo quando dizes que um bocadinho de cada era o ideal..

    ResponderEliminar
  5. Lamento, S*, não conheço anjinhos. Duvido que alguma vez tenha conhecido...só tubarões. É no que a vida nos transforma: em predadores.

    ResponderEliminar
  6. Acho que ainda existem alguns anjinhos por aí. Não serão muitos, é certo, mas que os há, isso há! O meio termo seria o ideal, mas nem sempre se consegue. Bom tema ;)

    ResponderEliminar
  7. Tenho um presente para ti no meu blogue :P

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo... até porque as situações (nos) revelam...

    beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Julgo q todos nós possuimos um poco de anjo e demonio, uma prevalece mais q outro***Eheheh bejoca

    ResponderEliminar
  10. O facto de as dificuldades da vida terem tendência a endurecer-nos, não quer dizer que tenhamos de ficar com o coração empedernido.
    Nem tudo é preto, nem tudo é branco e quando temos alguém que nos sabe incutir valores, aprendemos a reconhecer a diversidade de cores que a vida tem para nos mostrar.
    Apesar de tudo, são os momentos de grande angústia que despoletam os sentimentos mais vis, mas é também nesses momentos que ainda continuo a acreditar que o ser humano não pode ser mau por natureza e que até as rochas frias aquecem, assim lhes saibamos dosear o calor.
    Podemos sempre subir mais alto do que todos, desde que não o façamos sobre o cadáver de ninguém.
    E depois a vida é tão curta...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Na minha profissão tenho que ser "rocha"...senão tou mm bem lixado...

    ResponderEliminar
  12. Ai S* nós aqui somos uns anjinhos papudos
    Gostamos das tuas observações.

    ResponderEliminar
  13. Ola!!!
    de facto a vida é quase como um elemento de jogo que nos trata como peoes... A vida moldanos a ela sem que por muitas vezes tenhamos conta disso...

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Ola!!!
    de facto a vida é quase como um elemento de jogo que nos trata como peoes... A vida moldanos a ela sem que por muitas vezes tenhamos conta disso...

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Eu amo essa música, dá-me força e energia sempre que me bate a porta uma ponta de pessimismo :)

    Quanto ao tema, concordo a 200%, um pouco de anjo, um pouco de demónio... lei da sobrevivência!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. pois infelizmente sao mesmo os rochas que se safam mas pior do que isso são aqueles falsos anjinhos os Sonsos e sonsas que à primeira vista à segunda e até À terceira vista dão a impressão de fazer mal a uma mosquinha morta msa por trás é velos a sacanear, a mentir e com intrigas... FALSOS!! Entre sonso e rocha dêem-me os/as rochas!!!!

    ResponderEliminar
  17. Acho que é uma parvoice achar que há pessoas mázinhase boazinhas. Pode haver uma rara excepção de um lado e de outro, mas maioria das pessoas vive no meio. As pessoas mudam conforme as circunstâncias e ninguem é bom ou mau em todas as ocasiões.

    ResponderEliminar
  18. Prefiro pessoas complexas a rochas ou anjinhos puros. Gosto dos rochas que, no momento certo, mostram um coração de anjinho ou os anjos que, quando é preciso, viram rochas duras de roer.
    Eu acho que me encaixo neste último perfil, apesar de algumas pessoas me acharem uma rocha.

    ResponderEliminar
  19. Fuschia, isso defendia o Edgar Morin. Ninguém é 100% bom ou 100% mau. As circunstancia mudam as pessoas. No entanto, há pessoas com mais tendência para a maldade que outras... desequilíbrios.

    ResponderEliminar
  20. quem não se sente não é filho de boa gente, é nesse sentido que temos de levar a vida.

    Nem tanto ao mar nem tanto à terra, e as tuas férias?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura