Avançar para o conteúdo principal

Mentirinhas

"Look into my eyes
Can't you see they're open wide
Would I lie to you baby
Would I lie to you?
Don't you know it's true
Girl there's no one else but you
Would I lie to you baby?"

E vocês, o que acham das mentirinhas numa relação?

Não me refiro às mentiras grandes. Óbvio que essa são terríveis. Matam a relação. Óbvio que se devem evitar ao máximo.

Refiro-me antes àquelas mentiras que parecem inofensivas. Mentiras pequenas. Mentiras que se podiam evitar, mas que se dizem talvez por amor ao outro. Mentiras caridosas. Mentiras supostamente desinteressadas.

Esquecermo-nos de dizer que almoçamos com aquela colega de trabalho para não aturar a ciumeira da namorada. Negar que demos o nosso número de telemóvel ao vizinho do lado (sem segundas intenções).

São o "não estás nada gorda" e o "eu não olho para mais nenhuma mulher que não tu". São o "és a mulher da minha vida" e o "nunca conheci um homem como tu". Dizêmo-las porquê? Acreditamos realmente nelas? Ou dizêmo-las para roubar um sorriso à pessoa que está ao nosso lado?

Ou... Fazem parte da natureza humana?

Charles & Eddie - Would I Lie To You

Comentários

  1. Ola ola!!
    De facto as mentirinhas inofencivas fazem parte da natureza humana...
    Apesar de tb já ter tido alguma, evito sempre mentir, sou apologista da verdade doa a quem doer... Mas prefiro ter na consciencia que se alguma coisa errou não foi por eu mentir mesmo sendo sobre algo insignificante!

    Adorei o Post
    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não sou de mentir, nem de forma piedosa. Agora, no que se refere a omitir algumas situações que, à partida, podem causar algum desconforto na outra pessoa, ainda que sem razão, isso não me choca e confesso que o faço :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita dificuldade em dizer essas mentirinhas. Se calhar não sou muito caridosa! Não acho que tenham grande mal mas é tão fácil meter os pés pelas mãos que às vezes uma coisinha pequena e sem importância acaba por nos trazer problemas por não ter sido dita na altura.

    ResponderEliminar
  4. Acho que fazem parte da natureza humana, dos namorados.
    São mentirinhas sem importância.

    Beijo Menina S*

    ResponderEliminar
  5. Acho que mesmo assim prefiro a verdade...

    bjinho****

    ResponderEliminar
  6. Não sou de dizer essas mentirinhas , mas creio que fazem parte de nós já :p
    Gosto dessa música :o
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  7. Eu minto. Minto. Digo o que for preciso para fazer uma mulher sentir aquilo que precisa. Desejada, acarinhada, amada.

    Minto e não tenho problemas em dize-lo. Pessoas que se dizem totalmente sinceras, não acredito que tirem o máximo partido de uma outra pessoa.

    Mentirinhas sem importância, qual o problema?!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Gosto mt do teu blog.
    Por favor passa pelo meu e deixa a tua opinião.
    arca_animalis.blogs.sapo.pt e arca_animalis_encomendas.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que isso fazer parte de todos nós...
    Agora sempre ouvi dizer que a mentira tem perna curta e não é bom fazermos mentiras umas atrás das outras.
    Vejo isso pelo meu irmão, que infelizmente é um grandessíssimo mentiroso compulsivo.
    Tipo... Serial Liar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Acho que de longe a longe toda a gente diz uma mentirinha dessas ou uma "menos verdade".
    Ocultar algo que pode criar conflitos, desde que não seja nada de grave.
    Mas claro que é sempre preferível a verdade por mais que custe.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  11. E quem nunca pecou, que atire a primeira pedra!
    Ai... ui... fosga-se... abre o guarda chuva ou ainda levas uma pedrada. eheheh
    Nós somos uns grandes mentirosos e chamamos "mentirinhas" às nossas mentiras mas se fosse ao contrário... ai, ai, que grande bronca apanhar "o outro" numa "mentirinha" eheheh.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Uma mentirinha, por mais inofensiva que pareça, não deixa de ser mentira!
    Nunca se esqueça que uma relação amorosa sem existir cumplicidade, dificilmente sobrevirá...


    Beijos....

    ResponderEliminar
  13. Bom post :)

    Acho que não fazem mal nenhum SE n for uma prática generalizada. Uma vez por outra n faz nenhum mal e às vezes até se evitam confusões desnecessárias. No entanto, ao sistematizar tais "mentirinhas", é meio caminho andado para um "mentirão".

    ResponderEliminar
  14. completamente de acordo! já viste o filme big fish? está genial e fala das pequenas mentirinhas para tornar a vida mais bela :D

    ResponderEliminar
  15. por mais que digamos q mentir é isto e aquilo e assado, acaba por ser inevitável uma ou outra de vez em quando...


    :-)

    ResponderEliminar
  16. :D andei a trautear essa música imensas vezes na semana passada. Parecia um disco riscado!
    Quanto às mentirinhas concordo com o Dexter. Há coisas que é preferivel não contar (omitir é mentir?), para não magoar alguém. Mas mentiras daquelas mesmo à séria...isso nunca.
    Beijo*

    ResponderEliminar
  17. Fazes-me lembrar as frases:
    "És a única que amei"
    "És a rapariga mais especial que conheci"
    ou ainda... "Quero ficar contigo para sempre"

    isto é tão profundo que hoje estou solteira, sem intenções de mudar! :D ou sou má de aturar ou... eles não prestam para nada.

    mentiras da minha parte... hum... ter a casa sempre arrumadinha e limpinha sempre que sabia que ele cá vinha... dizer-lhe que tinha cá a minha mãe em casa porque me apetecia ir ter com as minhas amigas/os (se vierem espreitar o teu blog alguém me vai matar com estas verdades que já foram mentiras) :P

    Acho que esse tipo de mentiras são saudáveis. Não vale a pena chatear o outro com coisas que não têm qualquer valor, e que portanto mais vale ficarem no segredo dos deuses =)

    **

    ResponderEliminar
  18. O problema da mentira, é quando se revela a verdade, portanto, opto pela verdade... Mas admito que, há momentos em que eu desejava uma mentira... Momentos, apenas e muito fugazes... Como disse o Dexter, ao sistematizar mentirinhas inofensivas, está-se a criar um "mentirão"... E quando se descobre... acontecem coisas ruins a sério!...

    ResponderEliminar
  19. De fato, mentiras inofencivas são complicadas, e são elas que fazem depois a diferença se para bem ou para mal das grandes mentiras, não dá para evita-las, pois faz parte da natureza humana de proteger o que se ama, preservar o que se ama com algo a primeiro ver sem nenhuma importancia, mesmo assim é melhor evita-la.
    gostei do post ^^

    ResponderEliminar
  20. Acho que depende um pouco do ponto de vista e do tipo de mentira. Eu não gosto de mentiras, mas vamos ser sinceras, quem é que quer um namorado que diga:"Bem que podias estar um bocadinho mais magrinha, olha para a tua amiga", ou, "Não és feia, mas também não és linda".
    Por mais verdade que possa ser, nós não precisamos que o nosso namorado nos diga isso. Quanto a almoços com colegas, e amigas, acho que não há problema nenhum em contar, até porque uma relação baseia-se na confiança. Mas como já disse, isto é uma opinião, o conceito de mentira e de inofensiva, depende de cada um.
    Gostei do post :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Hum... isso agora :P

    omitir não faz mal... chamo omitir a essas 'mentirinhas'... mas mentiras daquelas valentes, nah... saiam da frente!

    ego sum... ;)

    ResponderEliminar
  22. Acho que o ideal é dizer sempre a verdade.. Porque só assim conseguimos conhecer o outro verdadeiramente..

    beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Acho que se deve manter ao máximo a verdade. Ou estarmos e sabermos estar calados se não temos nada de bom para dizer.

    Omissões que sabemos serem "erradas" equivalem a mentira.

    Hoje em dia não penso que a mentira seja "necessária" apenas vai sendo perpetuada.

    ResponderEliminar
  24. Acho que umasvezes acreditamos mesmo nelas como verdades inabaláveis ainda que saibamos que talvez sejam mentira...Outras vezes queremos apenas o resultado que dái advém!!

    ResponderEliminar
  25. Eh não é bem mentir... mas tem que ser, ou melhor não tem que ser. Reformulando, faz parte! Basta existir uma pessoa e há mentira! Então, nós mentimos a nós próprios :P

    ResponderEliminar
  26. Verdades nus, verdades duras, verdades cruas, mas verdades:)eu prefiro uma verdade destas do que dez mentirinhas piedosas!

    ResponderEliminar
  27. Nunca se mente...a não ser que se possa ganhar algo com isso! :P

    ResponderEliminar
  28. Tens um mimo no meu blog para ti.

    :) Beijos

    ResponderEliminar
  29. Mentiras são mentiras mas penso que no caso de serem pequenitas serão apenas para evitar algum aborrecimento se bem que se o casal tiver uma relação saudável e não se deixar levar por pequenas coisinhas é preferível dizer sempre a verdade.

    Beijo

    ResponderEliminar
  30. Não sou de mentirinhas dessas:X Mas costumo ter muitas alturas em que digo coisas dessas ao meu namorado e sou absolutamente sincera:) Omissões às vezes tenho vontade, para não arranjar stresses desnecessários... Mas sou uma linguareira do pior:S

    ResponderEliminar
  31. Eh pá, que grandes aldrabonas...
    Depois querem que um gajo seja sério.
    A verdade acima de tudo. Se eu estiver a mentir, que me caia já aqui o... ai! ai! ai! caiu-me o monitor em cima dum pé (lol)

    ResponderEliminar
  32. Eu já não posso ouvir "Quero um magnum amendoas se faz favor.."

    :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. As mentiras, mesmo que suavizadas pelo inhas, são um sinal de menor saude de uma relação.
    limpo como agua.

    ResponderEliminar
  34. Epa há mentiras e mentiras mas por norma detesto mentiras!!! Porque a mentira tem a perna curta! E mais cedo ou mais tarde descobre-se. E facilmente desculpo uma verdade que me dizem. Mas muito dificilmente desculpo uma mentira (mesmo pequena) que descubro :/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura