Avançar para o conteúdo principal

E tu, que tipo de estrada preferes?

Entre conversas e vivências, tenho-me apercebido de que existem tipos de estradas na nossa vida: as estradas confortáveis e as estradas repletas de curvas e contracurvas.

Isto é como quem diz: podemos optar por uma vida lisinha, plana e segura. Ou podemos optar por uma vida cheia de momentos inesperados.

As estradas lisas, rectas, são mais seguras, mas corremos grande risco de adormecer a meio. São chatas de conduzir. Não muda nada. Nunca muda nada e a condução é muito previsível. Mas isto não é mau. A estabilidade não é necessariamente má. Pode ser aborrecida, mas não é má, só temos de saber lidar com ela. É segura.

Depois há as estradas perigosas, as grandes curvas. Cheias de adrenalina e de manobras excitantes. No entanto, o risco de te espetares e lixares é muito maior. Basta um pé no sítio errado ou uma curva mal feita e podes estragar tudo.

Por um lado temos o conforto e a segurança aliado à rotina. Por outro lado, temos a adrenalina perigosa que nos pode lixar a qualquer momento.

Tu? Que tipo de estrada preferes?

Comentários

  1. Não pode ser uma mistura das duas? Gosto de curvas, mas quando algo tem curvas demais torna-se enjoativo. Mas sempre recto é aborrecido, nunca gostei de rotinas chatas. Uma mistura, isso sim é o ideal :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. No outro dia fui ao Alentejo. Conduzi em auto-estrada e gostei de início, mas depois fartei-me.

    E houve a parte de terra batida, com bem mais adrenalina, à Dakar!

    Mas no fim, nem uma nem outra. Antes um mix das duas...

    ResponderEliminar
  3. Melhor, melhor é uma mistura das duas.

    ResponderEliminar
  4. Sabendo que tenho a assistência do ACP, escolho a estrada menos monótona, com curvas e uns troços de terra pelo meio até dão mais "pica".
    Mas sabendo que os prejuízos estão por minha conta e risco, pondero sempre muito bem qual a hipótese que em cada momento me dá mais segurança.
    Porque isto do risco por conta de outrem, como fiquei órfão em puto, foi coisa que nunca conheci.
    Uma mistura das duas, nas doses certas, ainda é a melhor solução.
    Se o "jogo" não acaba amanhã, para quê deitar tudo a perder apenas numa jogada?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. eu gosto das curvas...mx numa interpretaçao da vida...estradas da vida, assim se me espetar sei que aproveitei a adrenalina e não me arrependo.....eheheheh


    bjux*

    ResponderEliminar
  6. Posso nao responder a essa pergunta dificil HOJE?

    eu perfiro a A2, q é certinha e direitinha, e quase nao ha carros nenhuns pelo q posso chegar quase aos 200!
    bem, ja respondi acho...

    ResponderEliminar
  7. Não é de todo uma questão com resposta fácil, ainda que neste momento acho que me encontro numa fase mais virada para a tal estrada lisa, recta e cheia de monotonia...

    Não é que me agrade por aí além, mas devido a imensas circunstâncias e factores demasiado complexos, é a chamada solução mais fácil, se bem que anseio loucamente pela estrada perigoso e cheia de curvas. Mas tudo a seu tempo. ; )

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente eu quero a estrada com curvas e contracurvas, mas o meu medo faz-me ficar na lisa. Sei que é uma questão de tempo...mais dia menos dia abalo na minha aventura.

    **

    ResponderEliminar
  9. Acho que já andei demasiado tempo na estradas com curvas loucas e apertadas... Quase me 'espetei'...
    Talvez agora seja melhor mudar-me para a vidinha monótona.. Essa sempre não causa tanto sofrimento! Aborrecida sim, dolorosa não!
    Acho que me demiti de viver--'

    ResponderEliminar
  10. Pessoalmente, prefiro uma estrada segura, previsível... Não gosto de muita adrenalina e, até uma estrada segura e previsível tem os seus imprevistos!...

    ResponderEliminar
  11. Nas estradas de linha recta, sem obstáculos não aprendes a "conduzir".. que é como quem diz "não aprendes a viver". Nas estradas com obstáculos vais aprendendo a contorna-los, vais ganhando experiência, mesmo que isso te dê dores de cabeça, mesmo que te canse, mesmo que te chateie um pouco e mesmo que, às vezes, te pareça impossível de contornar. Numa estrada dessas, estás prevenida, estás "calejada", sabes o que fazer perante uma adversidade.

    Já numa estrada lisa, sem problemas, se te deparas com um mínimo obstáculo, e como não estás habituada a lidar com eles, entras logo em pânico, não sabes o que fazer, e aí SIM, a probabilidade de despiste/embate é bem maior. É a chamada inexperiência.

    Eu opto pela estrada de curvas, buracos, subidas, cabras no meio da estrada (porque também as temos nas nossas vidas...) e afins. Estou aqui para viver (já dizia o senhor da coca-cola..xD) e não para passar despercebida ;)

    ***

    ResponderEliminar
  12. Eu vou na minha estrada... mas se me aparecer uma estrada cheia de curvas também não me importo de capotar, acompanhado!
    Ahahahah
    =D

    ResponderEliminar
  13. Vivo mais do lado das estradas com curvas e lombas, mas gosto de ter uma estrada calma e serena. Portanto, se puder ter uma percentagem, seria 70% adrenalina, 30% de estabilidade.

    Dependendo, obviamente muito, de muita coisa.

    Beijoca! Bom dia!

    ResponderEliminar
  14. Acho que cada uma poderá servir o seu próposito em fases diferentes da vida e em campos diferentes, também ;)

    ResponderEliminar
  15. estradas com boas rectas e com curvas surpreendentes... mas acho que o que conta é a escolha de pneus (acho que esta metáfora não correu lá muito bem) lol

    ResponderEliminar
  16. Acho que escolhia uma mistura das duas :D para não me fartar de nenhuma...
    Neste momento diria que a minha vida dava um rali...vou partir à aventura...para depois acalmar um pouco e deixar a vida fluir... ;)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Acho que acabamos sempre por conduzir e sermos conduzid@s por ambas, invariavelmente. Podemos preferir, mas... não passa disso.

    ResponderEliminar
  18. As estradas acidentadas é que dão sabor à vida. :P

    ResponderEliminar
  19. Curvas!!! Definitivamente prefiro curvas... em todos os sentidos!!!

    ResponderEliminar
  20. É possível ter um mix das duas?

    Mas respondendo directamente à questão, só podendo mesmo escolher uma, acho que escolhia a da estabilidade. Pq qdo estamos estáveis pensamos smp que é monótono...mas qdo andamos nas curvas e contracurvas as coisas podem nem sempre correr bem e aí desejamos mais que tudo a estabilidade...

    Por isso mais vale jogar pelo seguro.

    ResponderEliminar
  21. Não escolhemos, S*, a estrada apresenta-se aos nossos pés e temos que a percorrer, ora direita ora com curvas, senão caimos no abismo.

    ResponderEliminar
  22. Sem duvida as contracurvas!

    A surpresa do que nos vai acontecer é mais gratificante do que a monotonia do saber o futuro.

    ResponderEliminar
  23. Eu enjoo, o que invalida o sentido da resposta :)

    ResponderEliminar
  24. Nem 8 nem 80, mistura das duas é o ideal :)

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto de estradas confortáveis, mas emocionantes:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura