Avançar para o conteúdo principal

É que é preciso ter lata...

Incomodam-me as pessoas que sobem escadas à custa dos outros. Incomodam-me as pessoas que utilizam os demais para subir na vida, para fazer cadeiras, para concluir trabalhos. Incomoda-me a injustiça.

E eu sempre fui muito burra em certos aspectos.

Desde pequenita, aí desde o quinto ano, sempre tive colegas que se colavam a mim para fazer os trabalhos. Não sou nenhum génio, mas sempre tive boas notas. E tinha sempre coleguinhas que se aproveitavam da minha ingenuidade e da minha incapacidade de dizer "não".

Alguns colegas mal me falavam. Mas na altura de escolher um grupo de trabalho, gostavam de trabalhar comigo. Pudera! Eu e mais um ou dois trabalhavamos. E os "colas" ficavam a olhar. A brincar. A rir. E a lucrar com o nosso esforço.

Passaram-se anos e veio o liceu. Mesma situação. Continuei a ser a burrinha que emprestava apontamentos a tudo o que era gente. Eu ia às aulas. Nunca me baldava. Estava atenta, tirava óptimos apontamentos. E depois armava-me em Madre Teresa e cedia-os aos preguiçosos. E eles tiravam (quase) tão boas notas como eu.

Entrei na faculdade. E a situação continuou. Emprestava apontamentos a uma pessoa e essa pessoa tratava de os espalhar pelo curso inteiro. E eu não me queixava. Até que calhei no grupo de quatro malandros. Nenhum deles mexia uma palha. E eu fiz um trabalho final sozinha. O trabalho de cinco foi feito por um. Valia metade da nota final. Tiramos 15. E eles passaram à cadeira às minhas custas. Mas nem obrigada me disseram. E foi aí que eu me tornei mais esperta e comecei a seleccionar melhor as pessoas com quem trabalhava.

Não é defeito. É feitio. Há coisas para as quais sou mesmo estúpida.


Filme Madagáscar. Adoro esta música. :D A vida não são só dramatismos.

Comentários

  1. Eu sempre gostei de trabalhar sozinho. Para o melhor e para o pior... =)

    ResponderEliminar
  2. Não acho que seja uma questão de estupidez. É da natureza da pessoa.
    E não vale a pena ficares chateada, porque oportunistas é o que mais vais encontrar ao longo da vida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tens de abrir os olhos, há poucas pessoas que nos querem verdadeiramente bem. O resto das pessoas têm interesses só por lucro!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. E fazes muito bem! Eu no tempo da faculdade cheguei a ter gente que nunca tinha visto a ligar para o meu telemóvel para me pedir apontamentos...a resposta foi: NÃO!
    Para os meus amigos que se esforçam tudo bem mas de resto...nem pensar.
    Adoro esse filme e essa música é demais!
    I like to move it, move it! :)

    ResponderEliminar
  5. Ás vezes, também para nao nos prejudicarmos temos de ser um bocadinho assim..!

    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu odeio trabalho em equipe. Foram raras as vezes em que encontrei pessoas dedicadas e que se esforçavam p/ fazer valer o nome equipe.

    Bj!

    ResponderEliminar
  7. Também smp fui dos parvinhos que arranjava os apontamentos a toda a gente. Mas na faculdade descobri que os podia vender...ainda ganhei uns bons trocos com isso! Mas só fiz isso no 1º e no 2º ano...dps deixei de ter paciência p fazer tanto apontamento e passei eu a cravar aos outros...temos pena!

    ResponderEliminar
  8. Eu também sempre fui assim em relação aos trabalhos de grupo era sempre eu que dava ao litro, e muitas vezes eles é que se safavam à grande! Mas na universidade as coisas mudaram um bocado e sempre que depende-se de mim quem não trabalhava também não tinha a nota... Porque o nome dessa pessoa não vinha no trabalho porque eu não o punha... Agora podem-me chamar mázona! Custava-me muito mas fazia-o!

    ResponderEliminar
  9. Acho que tenho uns cadernos teus que não devolvi... :D
    Compreendo-te bem; o problema não está na ajuda, mas sim no retorno.
    Dar sem receber pode ser uma "merda", de facto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Apesar de eu também ter sido assim um bocado croma (mas só na faculdade), tinha uma amiga com quem andava sempre que era muito mais boazinha (e croma) do que eu e era a ela que todos pediam os apontamentos. Safei-me por isso.
    Ou isso ou então terei ar de má! ;)

    ResponderEliminar
  11. Não vejo isso como um grande problema. Quanto aos trabalhos, quem os faz é quem fica com a solidez do conhecimento; Um curso não são só as notas.
    No universo profissional, esses, são só mais um tipo de tantos que existem! E acredita que não são os piores de todos :)

    Beijinho, bom dia!

    ResponderEliminar
  12. É por isso que eu estava a borrifar-me para quem me chamava de individualista!

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo com Mr. Me, acredita que eles´ganharam só no momento.

    Embora com o sistema de hoje grande parte das vezes não são os melhores que se safam são os que tem maior "Factor C".

    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Ui... tanta revolta :)
    Nao devias... Pensa que contribuíste e lhes deste uma oportunidade na vida. Agora cabe-lhes a eles aproveitá-la :P
    Anyway... mais vale acordar tarde do que nunca. Aí estás tu... Acordada espero eu ;)

    ResponderEliminar
  15. Fazes bem em ficar atenta. E acho que devias ter feito o trabalho sozinha, mas que devias tê-los denunciado ao prof. Isso não é ser queixinhas, é querer receber uma avaliação justa! Bj.

    ResponderEliminar
  16. Deixa!!! Pelo menos vais para o CEU!!!

    ResponderEliminar
  17. Dexter: Se em Setembro entrar no Ensino Superior não me irei esquecer deste teu comentário =D
    Soa-me bem "vender"! Ahahahah =D
    A quanto está a página?
    Lol ;)

    ResponderEliminar
  18. Concordo em 2 pontos: que és burra e que és estúpida. Ah e feia.

    ResponderEliminar
  19. Concordo em 2 pontos: que és burra e que és estúpida. Ah e feia.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo, já tem idade para ser menos parvinho, não acha? Começa a ser demasiada estupidez para uma pessoa só.

    ResponderEliminar
  21. Há que aprender a dizer Não. Pode custar a curto prazo, mas a longo prazo pode saber muito bem.

    Ser um bocadinho egoísta de vez em quando não faz mal a ninguém :P

    ResponderEliminar
  22. Tell me about it!!!

    I know the feeling and it sucks!

    :S

    ResponderEliminar
  23. Os meus trabalhos preferidos sempre foram os individuais. Por essas e por outras!

    ResponderEliminar
  24. Como te compreendo!!!!
    E essa musica é brutal :p
    Ah e tens uns fãs anónimos muito simpáticos (estou a ser irónica).

    ResponderEliminar
  25. ainda estou no secundário e passa-se o mesmo comigo. eu não sou parvinha a esse ponto, sei as razões pelas quais eles querem ficar comigo, mas também não sei dizer que não. além disso, normalmente são os profs a escolherem os grupos, e isso complica tudo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura