Avançar para o conteúdo principal

O que me leva a ler um blogue


Já várias vezes me perguntaram o que me leva a ler um blogue e a não ler outros. A verdade é que a blogosfera está repleta de sites, sites esses repletos de contéudos. Pode até não parecer, mas eu não leio toda a porcaria que me aparece à frente.

Sendo assim, o que me leva a ler um blogue?

Antes de mais nada (e porque os olhos também comem...) a imagem do próprio blogue. À partida, há blogues com aspecto mais sério e outros blogues com aspecto mais foleiro, vá. Não tem de ser um blogue todo xpto, mas um aspecto agradável é um bom convite à leitura.

A organização. Coisas confusas cortam-me o interesse. Um blogue bonitinho, organizadinho desperta-me logo a atenção.

A escrita. Obviamente, este é o ponto mais importante. Um blogue bem escrito, com uma linguagem agradável de ser ler fazem-me logo ficar alerta. Não gosto de abreviaturas nem de erros ortográficos. Quando vejo os primeiros sinais de que a coisa não é bem escrita, dirijo-me logo ao botão X ali do cantinho superior direito.

Os temas. Pode-se escrever bem e não dizer nada de interessante. Perfeito, é quando se alia uma boa escrita a um bom tema. Todos nós temos preferências e eu não fujo à regra.

Gosto de ler textos divertidos, relaxados. Também acompanho blogues mais sérios, mas na internet é mais comum ler coisas mais leves. Até porque nem sempre tenho pachorra para textos com bastante contéudo, admito.

O facto de me identificar com o que é escrito no blogue também me faz voltar. Se houver identificação com as histórias do bloguista, vou ficar com vontade de "voltar mais tarde". É sempre bom perceber que não somos as únicas pessoas no mundo com problemas, defeitos e dramas.

Gosto de fazer a ronda pela blogosfera, a ver o que se passou de novo nos blogues que acompanho. É uma forma de leitura. Uma forma de ler diferente, mas mesmo assim uma forma de leitura.


PS: Comentários anónimos serão gentilmente eliminados. :) Até porque há uma ferramenta querida e fofa que me ajuda a saber de onde vêm.

Comentários

  1. Espero que faça parte desse teu grupo de blogs xD

    bj****

    ResponderEliminar
  2. Oh :( em que parte é que não me inseriste?

    ResponderEliminar
  3. Ahah :) apanhei-te! Bjo*

    ResponderEliminar
  4. Ai estão quase todas as razões porque gosto de te ler!!!
    Faltaram algumas, entre elas, a capacidade de síntese e o "gosto de escrever"!!!
    ;-DDD

    ResponderEliminar
  5. Ah ah ah o teu p.s acabou comigo :) clap clap, por isto e tanto mais é que eu gosto de te ler!!

    ResponderEliminar
  6. Tema interessante, eu nunca pensei nisso mas muitas vezes me perguntam ao perceberem que leio o que alguém escreve, o motivo pelo qual eu nem sempre comento.

    Eu acompanho os bogues pelo Google Reader por isso todos os textos aparecem de forma igual. Leio-os mas só comento quando acho que tenho algo a acrescentar. Não ligo ao aspecto dos blogues mas quando quero comentar e passo do google reader para o blogue em questão, é a musica automática a principal razão para o abandonar.

    ResponderEliminar
  7. concordo contigo.

    essa do ps tb gostava de saber... Dou 5 euros pela dica:)

    ResponderEliminar
  8. Logo hoje que eu vinha à procura de sexo, é que resolveste mudar de assunto.
    E agora vou comentar anónima que é para ver se sabes quem sou.

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo =) deste todas as razões e mais algumas pelas quais eu leio um blogue... Ah! Ficou a faltar uma...adoro ler!

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Excelente post.
    Nada a acrescentar ;=)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Eu não sei, exactamente, o que me leva a ler determinado blogue, mas sei o que me leva a não ler alguns blogues. Os erros ortográficos e as abreviaturas, estão entre os mais votados ao esquecimento. Nós andámos na escola para aprender alguma coisa, não é?
    Depois há blogues demasiado elitistas, ou demasiado temáticos e nem sempre o tema me interessa. Blogues de poesia nem desgosto, mas acho muito difícil comentar ou interpretar poemas.
    Prefiro os blogues cujos temas sejam variados e não muito profundos, o que não implica que não sejam bem escritos, como dizes.
    Tenho pena de nem sempre conseguir desenvolver um assunto com maior brevidade e fico com a sensação que os meus textos por vezes ficam demasiado longos e amorfos.
    É assim como os comentários, que são quase sempre esta desgraça eheheh.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. eu leio, todos os tipos de blogues e tenho o meu, so pra poder ler, os dos outros. rsrs amo esta coisa toda!!!

    bjosss...

    ResponderEliminar
  13. Então, já descobriste quem sou eu?

    ResponderEliminar
  14. Este post está muito bem delineado, pena eu não ter grande jeiito para escrever, não se pode ter tudo :(

    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Está explicado proque é que raramente te vejo... ;)

    Eu confesso que há muito tempo que não divago na blogosfera, o tempo só me permite retribuir as visitas que recebo.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente, o qe me leva a ler um blog é, em primeiro lugar, o seu aspecto. Uma vez que nao sei qual o seu conteudo, guio-me pela estrutura e isso. Depois, e' mesmo o conteúdo. Gosto de textos divertidos , romanticos, posts qe me interessem e com os quais eu me identifiqe. Tal como tu.

    Desafio para ti no meu blog. (n sabia a qem desafiar, uma vez que nao 'conheço' ninguem por ca xp)

    *

    ResponderEliminar
  17. sim sr e quem fala assim nao é ga.. ga.. gag.. gago!! :)

    n me tens visitado ultimamente.. qual destas razoes será..? ou serao todas?? hehehe

    beijokas e um dia azulinho!

    ResponderEliminar
  18. É por todas essas razões que gosto tanto de te ler. =)

    ResponderEliminar
  19. Concordo em especial quando dizes que gostas de fazer a ronda "pelos do costume". Também eu faço isso ;-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. E tambem concordo com um user que diz: O principal motivo para abandonar é a música automática! Concordo, se pon ho o meu firefox a abrir uns 20 blogs ao mesmo tempo e 5 ou 6 começam a cantar ao mesmo tempo cada uma a sua música diferente, estão a ver a confusão que isso dá, não é?

    ResponderEliminar
  21. Então pá, estou aqui numa ansiedade para saber quem sou e tu não há meio de me dizeres?
    Queres ver que tiveste de ir à bruxa perguntar quem sou eu?
    Bem... mas pelo menos não apagaste os comentários.

    ResponderEliminar
  22. E... cá está um post perfeito :)
    Assino por baixo.

    Bjo

    ResponderEliminar
  23. Bom, o que me leva a ler um blog, é muito relativo. Normalmente, consigo ter tempo entre uma aula e outra para dar uma vista de olhos, comentar e discutir alguns textos interessantes. Essa é a grande razão: Gosto de passar o tempo a ler coisas interessantes. Por isso, tenho três ou quatro blogs que não falho e sigo atentamente; dos quais um é este...
    Este cativa-me particularmente a fluidez com que a Sanxeri escreve, associando muito bem as ideias com um humor querido à mistura.

    Sou fã!

    ResponderEliminar
  24. Sim, concordo com tudo o que escreves-te.

    O que me prende a ler um blog é a simplicidade da escrita. :)

    Beijo*

    ResponderEliminar
  25. Disses.te várias razões pelas quais também leio certos blogues.. Mas há alguns que nem sei explicar o porquê de os acompanhar...

    beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Eu também gosto de ler coisas Levi's. ;-) Principalmente porque vem escrito muitas vezes em cuzinhos de gaja (piada seca seca seca)

    ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura