Avançar para o conteúdo principal
Coisas giras que se aprendem no estágio…

Se há coisa que me fascina no trabalho de jornalista é a possibilidade de entrar em contacto com diferentes realidades. Faz de nós pessoas mais cultas, mais interessantes. Ficamos a saber um pouco de tudo.

Para mim, tem sido uma aprendizagem enorme.

Hoje, o meu dia de trabalho foi dedicado a conferências sobre a sexualidade. Estava na Faculdade de Farmácia, entre pessoas que percebem muito da coisa. E eu ali, sem perceber a ponta de um corno do assunto. Apesar de não ser um tema propriamente fácil de entender, adorei.

Assisti a duas conferências. A primeira sobre infertilidade e a segunda sobre disfunção eréctil. A segunda foi mais interessante, na minha opinião. O médico que deu a conferência era jovial, divertido, relaxado. Esclarecedor, sem ser demasiado exaustivo na abordagem.

Os motivos podem ser tantos… físico, hormonal, psicológico. É complicado diagnosticar.

Fiquei a saber, por exemplo, que as discussões no seio de um casal são o factor número 1 que leva à disfunção sexual. Óbvio que a idade também tem muito a ver com a doença, mas parece que a relação entre o casal é mesmo fulcral.

Por isso é que há aquela frasezinha meia parvinha, mas que faz todo o sentido: “em casa não dá, mas fora de casa já funciona”. Pois, os problemas, as tensões, os conflitos estão em casa. Fora de casa, com outra pessoa, é mais fácil relaxar.

Este problema diminui a qualidade de vida do homem, abala a sua auto-estima. Isto vai, evidentemente, diminuir a qualidade de vida do casal. A maior parte dos homens recusa assumir que tem um problema e opta por afastar a companheira. Nada mais errado. Mulher que ame o seu parceiro só tem é de o apoiar.

Em Portugal, cerca de 500 mil homens sofrem desta doença, mas só 15% consultam um médico. Há vergonha, há medo, há receio. Há esperança que seja um problema passageiro.

Como disse o médico convidado, ainda há muito a mentalidade do “macho latino” que recusa dizer que tem um problema sexual.

O maior problema dos portugueses é mesmo esse: a mentalidade.

Comentários

  1. eu nao tnh estagio :s mas gostava de ter sem duvida

    50o mil?? porra axim tantos
    ** um bjos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Devido a essa mentalidade de macho latino...é que muitas mulheres sofrem ;=(
    eheheheh

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. O problema dos Portugueses todos resume-se a isso, MENTALIDADE. Se é que me faço entender... e de um modo geral, não necessariamente só sexual.

    "Coisas minhas"- 500 mil são cerca de 10 % dos portugueses, um pouco mais porque temos que contar com os que não atingem a puberdade.

    Parecem assim tantos?! é uma questão de como se coloca o nº :P

    ResponderEliminar
  4. Achei interessante este teu post. E sim, é uma questão de mentalidade. No outro dia fui fazer análises e a técnica dizia que um homem só foi fazer os exames da próstata depois de o ameaçarem que era provável que tivesse um cancro. Caso contrário, ele deixava-se andar porque não queria nenhum médico a apalpá-lo. Segundo ele, "era o que faltava".

    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. rico estágio... cheio de oportunidades para andar de um lado para o outro a conhecer e ver gente interessante...
    era capaz de fazer disso vida: andar de um lado para o outro!!! "D

    ResponderEliminar
  6. não nos podemos esquecer que o nosso "órgão" sexual mais importante é o nosso cérebro.. tudo o que possa afecta-lo, stress, preocupações profissionais ou emocionais, podem afectar o desempenho sexual..

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. nada melhor que fazer o que se gosta e se sente feliz.

    bjosss...

    ResponderEliminar
  8. Faço minhas as palavras da Corset!!!

    ResponderEliminar
  9. É verdade, o contacto com diferentes coisas faz de nos mais cultos. :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito deste teu post, Sanxeri, já aprendi mais qualquer coisita hoje:)) Infelizmente, o problema da mentalidade não é só dos portugueses, é de muitos outros povos:espanhóis, italianos, ingleses (sim, ingleses!!)...Cabe-nos a nós, gerações mais novas, tentar mudar um bocadinho as coisas para que as próximas gerações sejam mais esclarecidas.

    ResponderEliminar
  11. Mentalidade ou medo? Ou ambas juntas.
    Quando se tem um problema, só a ideia de pensar que pode ser algo mais grave, leva a que muita gente se retraia. Com as mulheres acontece o mesmo.
    Claro que se o problema for do foro sexual, então as coisas complicam-se.

    ResponderEliminar
  12. caso para dizer "atenção: tensao prejudica a tesao!" looool

    a sério, a parte psicológica é mm fundamental, ou n fosse o desejo desse campo.. ;)

    e é optimo aprender coisas novas e ter contacto com outras realidades n é? :)


    beijinhos e um dia feliz!

    ResponderEliminar
  13. As benesses de ter um orador giro: não fiquei a saber nada sobre infertilidade... :P

    Subscrevo a questão fulcral: a nossa mentalidade residirá sempre no calcanhar!

    Opinião alternativa, a dos mimos destinados ao blogue: http://blogadinhadosvirtuais.blogs.sapo.pt/59336.html

    Boa continuação.
    Dá-lhes com a alma!

    ResponderEliminar
  14. Disfunçao erectil é um dos grandes problemas dos homens. Quando stao doentes, cm disseste, a mulher so tem é de apoiar.

    ResponderEliminar
  15. Mas acho que esse mal é mesmo..mesmo mundial!

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura