Avançar para o conteúdo principal

Voluntariado

O voluntariado é uma hipótese muito presente na minha vida. Já pensei em fazê-lo por diversas vezes mas nunca dei o passo em frente. De boas intenções está o mundo cheio, por isso acho que em breve irei alistar-me numa qualquer associação. Isso faria de mim uma pessoa mais altruísta, mais completa.

Para mim, voluntariado liga-se muito à questão dos animais. Tenho uma paixão enorme por animais e gostaria de tornar essa dedicação mais visível. No último ano tive contacto com duas associações de animais e fiquei com uma imensa vontade de fazer parte duma causa como esta.

Mas eu choro por tudo e por nada, ligo-me demasiado a eles. A morte dos meus animais já me deixou bastante deprimida. É preciso ser muito forte para enfrentar situações como estas diariamente, e eu não sei se o sou.

Outra questão que me chama a atenção é a dádiva de sangue. Confesso que tenho pavor de agulhas e da última vez que fiz análises quase desmaiei. Tenho horror, mesmo, mas a causa é tão nobre que pretendo experimentar para ver como me sinto. No entanto, considero que se as pessoas não se sentem suficientemente motivadas para dar sangue, era obrigação do Estado aumentar os benefícios concedidos aos dadores de sangue. Já que não são voluntários a bem, são voluntários por interesse. :D De qualquer forma, são voluntários, o que permite salvar muitas vidas.

Comentários

  1. O voluntariado é recompensador quando nao se sabe tudo.

    Por exemplo nos meus tempos de estudante fiz voluntariado no Banco Alimentar mas antes disso estive num Centro de recolhas de roupas e nunca percebi o motivo da divisão das roupas, que era, por:

    Marcas
    Bons materiais
    Materiais medíocres

    A maioria não era encaminhada para ajudas, as roupas de marca eram carregadas em PT por uma empresa que as vendia.
    Muitas das roupas com bons materiais eram encaminhadas para outras empresas, também em PT.

    Calculo que 1/3 fossem enviadas para África, que era o seu destino e esse 1/3 era seleccionado lá, com os mesmos critérios. Se chegasse 1/10 à população era muito.

    Isso revoltou-me e abandonei.

    Hoje quando o faço é de forma pessoal, aqui em Hamburgo participo quando posso em centro alimentares a sem abrigo.

    Quanto ao sangue, já dei e deixei de o dar quando a minha avó precisou de sangue. Após ela receber sangue, ofereci-me para o repor. O hospital disse que não era necessário pois tinham muito. No final, percebi que não era necessário, pois ele apareceu na conta a pagar. Nós damos, eles vendem.

    Em imensos países Europeus, os centros de recolha de sangue pagam 25€ a cada dador, por cada dádiva. A compra, justifica a venda. Em Portugal se é dado, ele devem dar também.

    ResponderEliminar
  2. Bem, não tinha bem a noção de que as coisas pudessem funcionar dessa maneira.

    Mas entendo o que dizes. Gostaria de fazer um tipo de voluntariado menos formal, menos rígido, menos desinteressado. É chocante que as pessoas queiram ajudar e essa ajuda seja posta de parte.

    Por isso escolha os animais... Muito menos selectivos e interesseiros. :)

    ResponderEliminar
  3. boas,
    fiz Banco Alimentar este natal, e foi muito bom para mim. Acho que cresci um bocadinho (como se tivesse comido um danoninho). Mas apercebi-me que as pessoas que dão têm sempre duvidas se as coisas são bem distribuídas, e um dos voluntários fez uma comparação interessante: "também regas as ervas daninhas em redor das flores". No fundo acho que devemos ajudar sem olhar a quem, conscientes que há e haverá sempre ervas daninhas..
    Quanto ao dar sangue: também temo agulhas (pânico). E pelo que pesquisei, não é muito saudável dar tanta quantidade de sangue de uma só vez. Mas acho, que para bem dos bancos de sangue, cada pessoa deve dar pelo menos uma vez na vida...

    ")

    ResponderEliminar
  4. Olá Puzz :)

    Concordo em absoluto. O que importa é a nossa vontade de ajudar. Se o nosso voluntariado ajudar somente uma pessoa, já valeu a pena. Interesseiros há em todo o lado e contra factos não há argumentos.

    **

    ResponderEliminar
  5. Eu dou sangue, sou voluntário do Banco Alimentar e já fiz muitas vezes Voluntariado com crianças e idosos. Estou a preparar-me para fazer um mês em Africa e fazer este tipo de coisas dá-me das melores sensações da minha vida.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que sim Cor do sol. Por ter a certeza que acções dessas fariam de mim uma pessoa melhor é que tenho vontade de o fazer. :)

    Obrigada pela visita ***

    ResponderEliminar
  7. eu faço voluntariado com crianças em risco (mal tratadas e algumas abandonadas pelos pais) e no fim chego à conclusão que elas é que me fazem voluntariado. É que saio sempre a ganhar.

    das melhores e mais enriquecedoras experiencias da minha vida.

    faz, mas prepara-te para a mudança.
    Nunca mais vais ser a mesma pessoa.
    para melhor. para muito melhor

    ResponderEliminar
  8. Hum, cada vez me fazem ter mais vontade de o fazer. :P Deve ser altamente compensador enquanto pessoa.

    Velhotes são a minha maior queda, admito. Mas com crianças tambem é uma boa hipotese.

    Obrigada **

    ResponderEliminar
  9. Também penso frequentementem em fazer voluntariado, mas tenho sempre medo de desistir e de magoar as pessoas com quem faça voluntariado. Já fui voluntária, por um curto espaço de tempo, na União Zoolófica, mas fez-me muita impressão ver os gatos naquelas condições (estive no gatil) e tinha medo de trazer doenças para os meus gatos. Agora resta-me a intenção de lhes levar comida um dia destes...

    ResponderEliminar
  10. A minha maior inclinaçao tambem sao os animais.

    Das duas ou tres vezes que fui ao canil fiquei muito sensibilizada e com receio de lá voltar...

    ResponderEliminar
  11. Já fui voluntário da união zoófila, adorei mas ao fim de algum tempo achei que estava perante uma causa um bocado perdida, os animais merecem mais por parte da sociedade do que ficar fechados numa jaula à espera da morte. Para além disso o voluntariado é uma coisa que não responsabiliza e valoriza a pessoa, é tudo muito desorganizado.
    No entanto foi uma experiência que fez sentido, experimenta...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura