Em dia de referendo, tive de andar com a minha mãe à procura do local onde era suposto votarmos. Acabei por ter de visitar as três escolas em que andei.

Primeiro o Carmo. Que saudades de escola, do recreio, das primeiras leituras e a descoberta dos números. Espreitei para as salas de aulas, 15 anos depois estão exactamente a mesma coisa.

A salinha pequena onde guardavam aquelas grandes bolas pinchonas, amarelas, com orelhas de coelho para nos ajudar a manter o equilíbrio. A mesma salinha onde, todas as tardes, íamos buscar um pacote de leite achocolatado para o lanche. Os corredores grandes onde brincava, a sala da directora... Tudo na mesma.

Depois a Frei. O mesmo estilo que se vê no resto do país, o pavilhão amarelo, o vermelho e o azul a separar os diferentes ciclos. O pavilhão maior, com o bar e a cantina, onde passava os intervalos a jogar ping-pong ou a conversar com colegas.

As festas de fim de ano, que acabavam às onze da noite, mas que faziam sentir gente adulta. As feiras anuais, onde vendíamos fruta, vegetais e coisas "da aldeia".

O bar, onde gostava de comer folhados de chocolate, que entretanto foram proibidos por alegadamente fazerem mal à saúde. O chocolate branco que devorava em cinco segundos, os croissantes de queijo e fiambre colocados em diferentes cestos.

A biblioteca, no segundo andar, com a escada em caracol, de cor verde a precisar de segunda mão. As grandes janelas onde gostava de me sentar, a ler os jornais do dia.

E o Liceu. Velhinho, a precisar de obras, mas muito acolhedor. As salas velhas, as mesas riscadas, o chão a ranger por falta de tacos. A biblioteca cheia de livros, pequena mas agradável.

Saudades. Muitas saudades (e ainda só tenho 20 anos).

Comentários

  1. :P Até eu sinto isso, e tenho 17 a caminho dos 18 :P
    Acho que o que nos traz mais saudades não são só os espaços, mas a nossa inocência de crianças (quando somos crianças) e as descobertas e todas as "primeiras coisas" que experimentámos no liceu.

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  2. lool tenho um caso mt melhor ;P
    Ser professor onde estudaste :), colega dos teus professores xD
    Tenho um amigo que conseguiu isso =)

    Mas sim... é estranho ir à escolita e ver agora que tu és o adulto para quem todos olham ;< ver que tudo ou quase tud s encontra na mesma
    MEsmo assim... é bom recordar :)

    ResponderEliminar
  3. Li o teu texto...deu-me saudades dos tempos de estudante...Acho que um dia vou fazer o mesmo: visitar os liceus e escolas por onde andei...

    ResponderEliminar
  4. Saudades...
    Sejamos muito novos ou mais velhos, elas atacam sempre.

    ResponderEliminar
  5. Eu se voltasse ao liceu falava para as paredes na esperança de ouvir as vozes de amigos meus. Antes isso do que olhar para as pautas... :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Miss Kin, referendo para decidir se a minha cidade, Viana, devia integrar a Comunidade InterMunicipal Alto Minho. Ganhou o "Não". :)

    Meus instantes, meus momentos... Obrigada e igualmente.

    ResponderEliminar
  7. hove um referendo e eu nao dei por isso?credo!estive em exames longe do mundo mas as noticias vejo!!agr ate duvido da minha existencia lol

    ResponderEliminar
  8. Interessante, o teu blog... Eu também andei nesse Liceu mas tenho idade para ser tua mãe! Sou professora e gosto de ver uma miúda/mulher da tua idade a escrever desta forma escorreita e, melhor ainda, a pensar tão bem! Espero que consigas um lugar numa redacção de um jornal e veja o teu nome numa qualquer reportagem.
    Um abraço encorajante.
    Mlena

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares